Ao longo da Pós-Graduação em Negócios e Marketing Digital para Moda e Beleza, os estudantes desenvolvem habilidades para gerenciar negócios de moda e beleza no ambiente digital, identificando novas oportunidades e promovendo inovação. A formação equilibra fundamentos teóricos, estudos de caso e práticas de mercado, capacitando o aluno a entender e atuar no setor de moda e beleza digital. O egresso terá a capacidade de analisar o ambiente de negócios, identificar oportunidades de melhoria, desenvolver estratégias digitais para gerar vantagens competitivas e oferecer valor aos clientes. Além disso, estará apto a gerenciar equipes multifuncionais com responsabilidade e a interpretar dados de forma estratégica, sempre com uma visão ética e orientada para o futuro do setor.
Taxa de inscrição para o processo seletivo
O mercado de moda e beleza está em constante transformação, especialmente com o crescimento de marcas que atuam diretamente com o consumidor por meio de canais digitais, como WhatsApp, e-commerce, aplicativos e marketplaces.
Neste cenário dinâmico, os consumidores exigem mais que produtos – buscam experiências, atendimento personalizado e marcas que os coloquem no centro de suas estratégias. Atender a essas expectativas requer uma gestão integrada, que alinha mix de produtos, promoções, atendimento ao cliente, CRM, branding, mídias digitais, operações financeiras e estratégias comerciais com a proposta de valor da marca.
Para atender a essas demandas, a Pós-Graduação em Negócios e Marketing Digital Para Moda e Beleza foi desenvolvida pela ESPM em parceria com a revista Glamour – e conta com o apoio de empresas como LTK, Zipper, U.mode e ABEST, proporcionando uma conexão direta com profissionais e tendências do setor.
Encontros presenciais*, durante um sábado, em São Paulo, que proporcionam networking entre professores, executivos e estudantes dos cursos de Pós-Graduação EAD:
Próxima data: 04 de outubro de 2025, das 10h às 16h
Local: Campus Álvaro Alvim
*Participação voluntária.
O calendário da rede temática integrará o calendário acadêmico do curso. Qualquer despesa de deslocamento e acomodação é de responsabilidade do estudante.
Ao término do curso, os estudantes apresentarão presencialmente o trabalho de conclusão do curso (TCC) para uma banca de professores. A apresentação ocorre em uma das unidades da ESPM, São Paulo ou Rio de Janeiro.
O curso de Pós-Graduação em Negócios e Marketing Digital para Moda e Beleza está classificado na área de Marketing, Estratégia e Gestão. Mas você também terá a oportunidade de adquirir onhecimento em outras áreas. Veja como as disciplinas do curso se dividem:
Ideal para profissionais que atuam em moda, beleza e áreas afins, incluindo criação, desenvolvimento de produto, planejamento, marketing, branding, inteligência de mercado, CRM, atendimento, varejo, atacado, e-commerce, pesquisa e analytics. Também é indicada para consultores, empreendedores e recém-formados em qualquer área que desejam aprofundar seu conhecimento em marketing digital para moda e beleza e ampliar suas perspectivas no ambiente digital.
Graduação concluída no Brasil ou graduação concluída no exterior e reconhecida pelo MEC.
É esperado do egresso do curso de Pós-graduação em Negócios e Marketing Digital para Moda e Beleza as seguintes qualificações:
Criada em julho de 2010, a partir de uma joint-venture entre a Editora Globo e a Condé Nast Publications, a Edições Globo Condé Nast (EGCN) é a editora brasileira responsável pela publicação dos títulos Vogue, Casa Vogue, Glamour e GQ.
A parceria entre a ESPM e a EGCN surgiu com o objetivo de disponibilizar um conteúdo de excelência, nas áreas de marketing de moda e beleza, com títulos que são referência nesses dois segmentos, no Brasil e no mundo. Os benefícios oferecidos pela Glamour são: Convites do Leader in Class; Acesso ao conteúdo da Glamour Digital: 1 ano de cortesia ao app Globo Mais; Encontro anual com a Redação; benefícios à eventos exclusivos; Publicação dos projetos finais (TCC) na Glamour Digital.
O programa do curso tem uma composição que reflete a experiência da ESPM na formação dos profissionais de marketing.
Ao todo, o curso possui 13 disciplinas e uma disciplina para elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). O participante estudará uma disciplina de cada vez com aulas por web conferência ao vivo em dois dias da semana, de acordo com a grade do curso. A informação dos dias da semana e data de início do curso devem ser consultadas na página do curso, no site da ESPM.
Analisa a relação das organizações com o ambiente no qual estão inseridas, introduzindo modelos e ferramentas de análise ambiental. Discute as principais mudanças ambientais que pressionam e modificam os mercados, com foco em modelos alternativos para a formulação de estratégias de competição e de crescimento. Também discute a formulação de objetivo de marketing, de modo a dar suporte à estratégia organizacional.
Apresenta conceitos inerentes ao capital humano e a gestão de talentos, no contexto contemporâneo das organizações, considerando as transformações do ambiente digital que impactam o desenvolvimento de competências. Discute elementos do processo de formação de equipes, de engajamento e da autogestão, considerando, inclusive, as equipes multigeracionais; destacando a importância dos processos de comunicação, no ambiente de trabalho. Propõe reflexões sobre o desenvolvimento e gestão da carreira, sob o contexto do lifelong learning.
Trabalha conceitos, modelos e ferramentas básicas do campo de estudos do marketing, como função de negócios. Também aborda os principais elementos que compõem o planejamento de marketing contemporâneo. Esse embasamento será essencial para o acompanhamento das demais disciplinas do curso.
Apresenta os conceitos básicos de finanças e sua aplicabilidade no trabalho de marketing.
Apresentar o que significa marca na contemporaneidade e como criar conexões com o consumidor, além de aplicar os principais conceitos de branding, gestão de marketing, gestão de marcas, valor de marca, posicionamento e propósito. Discutir os aspectos de marca que zelam pela identidade e reconhecimento da marca por parte do consumidor.
Apresentar as principais estratégias para a gestão de redes sociais, com foco no posicionamento da marca de acordo com o perfil de cada plataforma. Propiciar o entendimento da importância das redes sociais na gestão da presença digital e resultados de vendas.
Apresentar os principais conceitos de planejamento de conteúdo de comunicação digital, associado ao calendário de comunicação nos diferentes canais digitais. Propiciar o conhecimento dos principais conceitos e práticas para a produção e planejamento de conteúdo digital consistente e coerente.
Apresentar teorias de planejamento de produto, associada ao calendário do mercado e estratégia de vendas com foco nos canais digitais. Possibilitar o entendimento dos principais processos e planejamento necessário para uma estratégia de produto lucrativa. Aprimorar as técnicas de planejamento de coleções, com apoio de tecnologia.
Conhecer os conceitos de precificação, abordando tópicos como calendário, descontos, margem e posicionamento. Aprimorar as técnicas de pesquisa de concorrência, com apoio de tecnologia.
Apresentar o conceito de multicanais através de modelos como e-commerce, venda direta (direct-to-consumer), marketplaces, mobile, social e outros. Conhecer as principais ferramentas para o planejamento de moda nos diferentes canais digitais.
Conhecer os mecanismos para integração entre as áreas de logística, tecnologia e atendimento. Compreender aspectos legais, fiscais e financeiros. Apresentar conceitos logísticos de ruptura, logística reversa e linear, cross border, lei de privacidade de dados, legislação fiscal, de troca e recuperação, meios de pagamento, SAC e experiência do cliente.
Apresentar as técnicas e formas de aplicação das ferramentas e estratégias de mídia online, análise de performance e suas plataformas de aplicação. Conhecer os conceitos de outbound e inbound, e geração de conteúdo. Permitir a compreensão das etapas para um planejamento de mídia digital consistente.
Apresentar aos estudantes a teoria de planejamento estratégico com foco no varejo digital. Conhecer as principais etapas e ferramentas do planejamento estratégico para garantir um negócio alinhado com as demandas do mercado e do público-alvo.
Ao término do curso, os estudantes apresentarão presencialmente o trabalho de conclusão do curso (TCC) para uma banca de professores. Um momento que todos os alunos colocam em prática as teorias aprendidas ao longo do curso para obter a fixação do conteúdo e compreender como tudo se conecta no âmbito geral. Em cada encontro com o orientador, o aluno tem a oportunidade de direcionar o conteúdo visto em sala de aula para o projeto final, garantindo assim a compreensão de todas as matérias da melhor forma.
Outras situações de exceção serão analisadas individualmente e envolverão o professor orientador do TCC, o coordenador do curso e a direção acadêmica do lato senso EAD.
de conteúdo
Conclusão do curso
Modalidade do curso