Programa de Pós-graduação em Economia Criativa, Estratégia e Inovação (PPGECEI)

A ESPM é Excelência na CAPES

Sobre o programa

A economia criativa é composta por atividades que produzem bens e serviços repletos de valores simbólicos, culturais e intangíveis que são determinantes na formação de seus preços, ou seja, na geração de valor econômico. Nesse conjunto podemos listar todas as atividades culturais e de entretenimento, assim como muitas outras indústrias que buscam se diferenciar do rotineiro como estratégia de competitividade (moda, publicidade, arquitetura, design e outras). Mas a economia criativa tem uma transversalidade relacionada com outros temas muito importantes como educação, construção de experiências, empreendedorismo, inovação e desenvolvimento, por exemplo. O Mestrado Profissional em Economia Criativa, Estratégia e Inovação possibilita estudos e projetos que vão além das indústrias criativas, cujas aplicações transbordam para outros setores e podem ser mobilizadas para ganhos de competividade de empresas, criação de novos modelos de negócio, potencialização do empreendedorismo e da inovação, fortalecimento do desenvolvimento econômico das cidades, contribuição no esforço para redução das desigualdades (sociais, de gênero, raciais e outras), proposição de novos modelos educacionais, entre tantas outras possibilidades.

Área de concentração: Interdisciplinar

A área de concentração do Mestrado Profissional em Economia Criativa, Estratégia e Inovação é a Interdisciplinar. Os estudos desenvolvidos no âmbito do PPGECEI têm relação direta com a inovação e a pesquisa aplicada, e se situam na interface das indústrias criativas das diversas áreas das Ciências Humanas e Sociais.

Conheça nossos cursos

Escolha ser espm

Em tempo recorde de existência, dois programas da ESPM receberam nota 5 de excelência. Agora, a Pós-graduação em Comunicação e Práticas do Consumo (PPGCOM) e o Mestrado e Doutorado em Administração com ênfase em Gestão Internacional (PMDGI) fazem parte dos melhores programas de ensino e pesquisa do Brasil.

capes espm nota 5 220x220 1

A ESPM é Excelência na CAPES

Business partners

Parceria com os mais relevantes players globais

MPGEC espm

Produções acadêmicas

Revista Diálogo com a economia criativa

Publicação quadrimestral de trabalhos inéditos, que busca discutir os temas de maior destaque no campo da Economia Criativa, articulando o debate acadêmico e aquele que ocorre no interior das empresas.

Revista de comunicação, mídia e consumo

Publicada pelo programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo aborda temas relevantes no campo da comunicação.

Revista InternexT

Veículo acadêmico para a produção de conteúdo na área de Gestão internacional. Todos os artigos são publicados em português e inglês.

International journal business & marketing

Publicada pelo programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo aborda temas relevantes no campo da comunicação.

Translate

According to your choice

[gtranslate]

SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.