Programa de Pós-graduação em Economia Criativa, Estratégia e Inovação (PPGECEI)

ESPM is Excellence in CAPES

About the program

A economia criativa é composta por atividades que produzem bens e serviços repletos de valores simbólicos, culturais e intangíveis que são determinantes na formação de seus preços, ou seja, na geração de valor econômico. Nesse conjunto podemos listar todas as atividades culturais e de entretenimento, assim como muitas outras indústrias que buscam se diferenciar do rotineiro como estratégia de competitividade (moda, publicidade, arquitetura, design e outras). Mas a economia criativa tem uma transversalidade relacionada com outros temas muito importantes como educação, construção de experiências, empreendedorismo, inovação e desenvolvimento, por exemplo. O Mestrado Profissional em Economia Criativa, Estratégia e Inovação possibilita estudos e projetos que vão além das indústrias criativas, cujas aplicações transbordam para outros setores e podem ser mobilizadas para ganhos de competividade de empresas, criação de novos modelos de negócio, potencialização do empreendedorismo e da inovação, fortalecimento do desenvolvimento econômico das cidades, contribuição no esforço para redução das desigualdades (sociais, de gênero, raciais e outras), proposição de novos modelos educacionais, entre tantas outras possibilidades.

Area of concentration: Interdisciplinary

A área de concentração do Mestrado Profissional em Economia Criativa, Estratégia e Inovação é a Interdisciplinar. Os estudos desenvolvidos no âmbito do PPGECEI têm relação direta com a inovação e a pesquisa aplicada, e se situam na interface das indústrias criativas das diversas áreas das Ciências Humanas e Sociais.

Learn about our courses

Choose to be espm

In record time, two ESPM programs received a grade 5 of excellence. Now, the Postgraduate in Communication and Consumer Practices (PPGCOM) and the Master's and Doctorate in Administration with an emphasis in International Management (PMDGI) are part of the best teaching and research programs in Brazil.

capes espm note 5 220x220 1

ESPM is Excellence in CAPES

Business partners

Partnership with the most relevant global players

MPGEC espm

Academic productions

Dialogue with the creative economy magazine

A four-monthly publication of unpublished papers that seeks to discuss the most important themes in the field of Creative Economy, articulating the academic debate with the debate that occurs inside companies.

Journal of communication, media and consumption

Published by the Graduate program in Communication and Consumer Practices addresses relevant themes in the field of communication.

InternexT Magazine

Academic vehicle for the production of content in the area of International Management. All articles are published in Portuguese and English.

International journal business & marketing

Published by the Graduate program in Communication and Consumer Practices addresses relevant themes in the field of communication.