Certificação Crescimento Verde e Sustentável aplicado a negócios:

Uma abordagem do mercado europeu

A formação de curta duração em Crescimento Verde e Sustentável Aplicado a Negócios está inserida no âmbito do Projeto “EU GREEN – Cátedra Jean Monnet da ESPM”, cofinanciado pela União Europeia e coordenado pela Profa. Dra. Carolina Pavese.

Objetivo

Ampliar conhecimento nas áreas de sustentabilidade, clima, energia e economia circular, inseridos na discussão sobre crescimento verde e sustentável. Compreender a agenda global e, sobretudo, europeia nessas áreas. Identificar melhores práticas e potenciais oportunidades de negócios para o Brasil no mercado europeu.

Público-alvo

Estudantes dos cursos de pós-graduação da ESPM (lato sensu ou stricto sensu e modo Dynamic), regularmente matriculados.

Obs.: o Certificado de participação será oferecido para quem participar de 75% dos encontros e obter média mínima de 70% nas avaliações.

Inscrições:

Enviar carta de motivação e currículo para [email protected] com o assunto:
Candidatura Módulo I.

 

Submissões até o dia 1º de abril.

Agenda

Módulo I: Clima e Energia

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Profa. Dra. Carolina Pavese

Doutora em Relações Internacionais pela London School of Economics; Especialista em União Europeia, organizações internacionais, regimes internacionais (comércio e mudanças climáticas) e gênero.


Tem experiência de docência e pesquisa na PUC-Minas, Universidade de Oxford e London School of Economics.


Atualmente, é Professora do curso de Relações Internacionais e Coordenadora do Núcleo de Estudos e Negócios Europeus na ESPM.

Módulo I - Clima e Energia

Data: de 8 de abril a 20 de maio (segundas e quartas, das 19h30 às 21h, via zoom).

Ementa: Compreensão dos conceitos centrais da temática de mudanças do clima e energia. Análise do contexto internacional da agenda, com ênfase em desafios e tendências na economia, política e, em especial, para o mundo dos negócios. Identificação e estudo das principais políticas europeias na área. Discussão de casos de melhores práticas adotadas pelo setor privado europeu e tendências de consumo. Mapeamento de oportunidades de negócios para o Brasil no mercado europeu.


Unidades 
de Ensino:

I – Conceitos-chave;

II – Panorama global – mudanças climáticas e energia;

III – Contexto europeu – políticas europeias;

IV – Estudos de caso;

V – Oportunidades de negócios para o Brasil.


Recursos Pedagógicos:

– Exposições dialogadas e exemplificadas para a troca de experiências entre professora e estudantes;

– Debates com palestrantes convidadas;

– Exercícios de aplicação dos conceitos apreendidos;

– Estudos de caso.

Apoio:

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SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.