Doutorado Profissional em Economia Criativa, Estratégia e Inovação

Aulas

Aos Sábados

Data de início

15/03/2025

Modalidade

Presencial

Lançamento

Doutorado Profissional em Economia Criativa, Estratégia e Inovação

Aulas

Aos Sábados

Data de início

15/03/2025

Modalidade

Presencial

A economia criativa é composta por um conjunto de atividades produtivas com crescente importância no atual contexto da economia globalizada. Mas, além desse dinamismo em si, reconhecemos também a contribuição dos setores criativos como elemento estratégico da competitividade e da capacidade inovativa de outros setores da economia.

Doutorado Profissional em Economia Criativa, Estratégia e Inovação

Selecione a opção do curso para continuar

Inscrições até: 03/02/2025

Modalidade: Presencial

Data de início: 15/03/2025

Período: Matutino e vespertino

Duração: 8 Semestres

Aulas: Aos Sábados

Horário: Das 8h às 16h30

Rio de Janeiro

A economia criativa é composta por um conjunto de atividades produtivas com crescente importância no atual contexto da economia globalizada. Mas, além desse dinamismo em si, reconhecemos também a contribuição dos setores criativos como elemento estratégico da competitividade e da capacidade inovativa de outros setores da economia.

Modalidade: Presencial

Data de início: 15/03/2025

Período: Matutino e vespertino

Duração: 8 Semestres

Aulas: Aos Sábados

Horário: Das 8h às 16h30

Rio de Janeiro

Doutorado Profissional em Economia Criativa, Estratégia e Inovação

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Inscrições até: 03/02/2025

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Sobre o curso

Seja bem-vindo e bem-vinda ao Doutorado Profissional em Economia Criativa, Estratégia e Inovação!

A economia criativa é composta por um conjunto de atividades produtivas com crescente importância no atual contexto da economia globalizada. Mas, além desse dinamismo em si, reconhecemos também a contribuição dos setores criativos como elemento estratégico da competitividade e da capacidade inovativa de outros setores da economia.

 

Por meio de uma abordagem interdisciplinar, articulando o conhecimento científico com as demandas dos mercados e da sociedade, o curso visa à desenvolver profissionais com capacidade de aplicar conceitos e processos científicos na solução de problemas complexos, sendo geradores de inovação e ganhos de competitividade para empreendedores e empresas; melhores políticas públicas para os governos; e melhoria de qualidade de vida para a população em geral.

 

O Doutor em Economia Criativa desenvolve soluções criativas e inovadoras, integrando ferramentas e conceitos do design, da gestão estratégica da inovação, da ciência de dados, da comunicação, da economia, assim como dos campos culturais e artísticos. Utiliza, portanto, de maneira articulada e integrada competências objetivas e subjetivas, lógicas e intuitivas, operacionais e criativas, econômicas e simbólicas para responder aos problemas complexos enfrentados em sua rotina profissional. É um profissional com capacidade para liderar projetos criativos e inovadores, assim como liderar áreas e assumir posições elevadas nas hierarquias das organizações públicas e privadas em que atua.

 

Linhas de pesquisa

O curso está organizado em duas linhas de pesquisa:

720h

de conteúdo

8 Semestres

Conclusão do curso

Presencial

Modalidade do curso

Estrutura curricular

O Programa tem por objetivo a formação de gestores e empreendedores estratégicos em setores artísticos, culturais e criativos.

Disciplinas obrigatórias comuns

(12 créditos – 180 horas)

Conceitos e temas emergentes da economia criativa, estratégia e inovação:

  • Liderança Criativa e ESG na Economia Criativa
  • Cultura, Identidade e Memória
  • Design e Inovação Social
  • Políticas Públicas e Territórios Criativos
  • Oportunidades e Desafios para o Fortalecimento da Economia Criativa no Brasil
  • Ampliação da Competitividade das Empresas por meio da Inovação.


Introdução à Ciência de Dados 

  • Conceitos Básicos de Ciência de Dados: mineração de dados, aprendizado de máquina e estatística;
  • Processo de Tomada de Decisão Baseada em Dados: coleta, análise e interpretação;
  • Estudo de Caso: utilização de indicadores na tomada de decisão.


Análise Exploratória de Dados

  • Estatísticas Descritivas: média, mediana, moda e desvio-padrão;
  • Técnicas de Exploração de Dados: histogramas, box plots e scatter plots;
  • Correlação e Regressão: análise de relações entre variáveis.


Inferência Estatística

  • Definição e objetivos da inferência estatística, população e amostra, parâmetros e estatísticas;
  • Construção e interpretação de intervalos de confiança para médias e proporções;
  • Cálculos de tamanho de amostra para estimativas de média e proporção.

    Processamento e Gestão de Dados 
  • Extração, Transformação e Carregamento (ETL): processos e ferramentas;
  • Extração, Carregamento e Transformação (ELT): vantagens e desvantagens;
  • Gestão de Qualidade de Dados: limpeza, normalização e integração de dados.

    Projeto Prático
  • Desenvolvimento de um Projeto de Análise de Dados para suporte à tomada de decisão;
  • Apresentação e discussão dos resultados.
  • Discussão sobre pesquisas científicas com o objetivo de adensamento de aspectos teórico-metodológicos e éticos dos projetos de doutorado dos estudantes.

  • Produção científica e sua relação com a sociedade e o mercado.

  • Divulgação científica: produtos bibliográficos, técnico-tecnológicos e artístico-culturais.
  • Estudos de casos relacionados aos campos da economia criativa, estratégia e inovação.
  • Avaliação de impacto de projetos em setores criativos.
  • Elaboração de projetos aplicados em economia criativa, em parceira com organizações públicas, privadas e da sociedade civil.
  • Aplicação e integração de conhecimentos sobre temas da economia criativa a circunstâncias reais, visando à solução de problemas complexos.

Disciplinas obrigatórias por linha de pesquisa*

3 créditos – 45 horas

  • O Pensamento de Design Como Abordagem Criativa de Problemas ou Oportunidades.
  • Inovação, Elemento Sustentador de Vantagens Competitivas e Experiências Interdisciplinares.
  • O Viés Transdisciplinar do Pensamento de Design.
  • Ferramentas, Métodos e Tolkits de Design.
  • A Inovação Como Geradora e Difusora de Novos Processos, Produtos e Serviços, em Interação com o Design.
  • Desenvolvimento da Autonomia Projetual a partir da Identificação e Definição de um Problema Projetual Complexo e Elaboração de Projeto Orientado à Inovação a partir das Escolhas Metodológicas dos Participantes.
  • Estudo da gestão estratégica de inovação e empreendedorismo, com foco em negócios que operam na economia criativa e em tecnologias emergentes que impactam ou são impactadas por ela.
  • Análise de conceitos, teorias e práticas relacionados à concepção, implementação e gerenciamento de inovações, tecnologias e empreendimentos criativos.

*A disciplina obrigatória de uma linha de pesquisa pode ser cursada como optativa do grupo Empírico-Conceitual por estudantes vinculados a outra linha de pesquisa do programa.

Disciplinas optativas

3 créditos – 45 horas

  • A Pesquisa Qualitativa: seus pressupostos, aplicações e principais métodos
  • Estudo de Caso
  • Etnografia
  • Pesquisa-Ação
  • Entrevista em Profundidade
  • Técnicas e Instrumentos de Coleta de Dados Qualitativos
  • Métodos de Análise de Dados Qualitativos


Software Estatístico e Programação

  • Uso Avançado de Software para Estatística: Python ou R;
  • Programação para Análise de Dados: estruturas de dados, manipulação de dados e visualização.

 

Coleta, Análise e Transformação de Dados Utilizando Software Estatístico

  • Desenvolvimento de Instrumentos de Coleta;
  • Coleta de Dados Assistida por Software;
  • Limpeza de Dados: identificação e tratamento de dados faltantes, outliers e erros de entrada;
  • Transformação de Dados: normalização, padronização, categorização e codificação de variáveis;
  • Visualização de Dados: criação de gráficos e visualizações interativas utilizando softwares estatísticos.


Modelagem Preditiva e Avaliação de Modelo

  • Regressão Linear Simples e Múltipla: estimação de parâmetros, interpretação e avaliação;
  • Diagnóstico de Regressão: verificação de suposições, identificação de outliers e pontos de alavancagem;
  • Análise de Multicolinearidade: uso do Fator de Inflação da Variância (VIF) para detecção de multicolinearidade;
  • Critérios de Informação: Critério de Informação de Akaike (AIC);
  • Comparação de diferentes modelos de regressão.

 

Modelagem Preditiva e Algoritmos de Aprendizado de Máquina

  • Algoritmos Supervisionados: análise fatorial, regressão logística, árvores de decisão e redes neurais;
  • Algoritmos Não Supervisionados: clusterização K-means e Análise de Componentes Principais (PCA);
  • Avaliação de Modelos: matriz de confusão e validação cruzada.

Projeto Prático

  • Desenvolvimento de um Projeto de Análise de Dados para Suporte à Tomada de Decisão;
  • Apresentação e Discussão dos Resultados.

Coleta e Preparação de Dados

  • Métodos de Coleta de Dados: web scraping, APIs e formulários online;
  • Preparação de Dados: limpeza, transformação e integração de dados;
  • Operações de Join em Bases de Dados: inner join, left join, right join, full join e self join.

    Modelagem Preditiva e Machine Learning
  •  Algoritmos de Aprendizado Supervisionado: regressão linear, regressão logística, árvores de decisão;
  • Algoritmos de Aprendizado Não Supervisionado: k-means, hierarchical clustering.

    Relatórios Automatizados
  •  Criação de relatórios automatizados utilizando softwares estatísticos;
  • Ferramentas para Construção de Dashboards: Tableau, Power BI, Shiny em R;
  • Design e Interatividade de Dashboards: design visual, filtros interativos e controles de usuário;
  • Dashboards para Tomada de Decisão: dashboards executivos, operacionais e analíticos.


Automatização e Escalabilidade

  • Automação de Processos de Análise de Dados: pipelines de dados, agendamento de tarefas e monitoramento;
  • Escalabilidade de Soluções de Ciência de Dados: arquitetura de sistemas escaláveis, processamento paralelo e distribuído.

    Projeto Prático
  • Desenvolvimento de um Projeto de Análise de Dados para Suporte à Tomada de Decisão;
  • Apresentação e Discussão dos Resultados.
  • As Etapas de um Projeto de Pesquisa: elaboração do projeto, execução da pesquisa, divulgação dos resultados da pesquisa, prestação de contas.
  • As Principais Fontes de Recursos de Pesquisa no Brasil.
  • Elaboração e Execução de Projetos em Parceria com Empresas e Governos.
  • A Adequação dos Diferentes Produtos Intelectuais (bibliográfico, técnico-tecnológico, artístico-cultural) aos Objetivos da Pesquisa.
  • Os Tipos de Impacto da Pesquisa na Sociedade.
  • Conceitos e Questões Inerentes à Cultura, à Identidade e à Memória Social e Suas Relações com a Economia Criativa;
  • Contextos da Atualidade Tendo Como Cenário a Pós-Modernidade e a Decolonialidade;
  • Relação entre Cultura e Hegemonia;
  • Entre Identidade e Decolonialidade.
  • Apresentações realizadas por docentes e pesquisadores internacionais de pesquisas e casos práticos relacionados aos campos da economia criativa, estratégia e inovação.
  • Debates e atividades para promoção do intercâmbio do conhecimento.
  • Desenvolvimento de redes de colaboração internacionais.
  • Experiências criativas de concepção de produtos e serviços conceituais em contextos ficcionais.
  • Desenvolvimento de projetos especulativos utilizando o estranhamento como elemento capaz de aditivar o pensamento divergente e romper paradigmas no processo criativo.
  • Aplicação de conceitos e métodos do design thinking em uma heterotopia ficcional;
  • Projetos baseados na reflexão na ação;
  • Transposição de projetos conceituais para o mundo real.
  • Relações entre Inovação, Estratégia e Empreendedorismo;
  • Inovações Disruptivas;
  • Gestão de Inovações;
  • Ecossistemas de Inovação e Empreendedorismo;
  • Competição entre Inovações;
  • Competição entre Ecossistemas;
  • Composição de Cenários Futuros;
  • Opções Reais Estratégicas;
  • Modelo Lean.
  • Fundamentos Econômicos e Culturais das Políticas para Economia Criativa.
  • Definição de Políticas Públicas e Capacidades Estatais.
  • Políticas Públicas e Sistemas de Ação Políticos.
  • Instrumentos de Políticas Públicas e Avaliação de Seus Resultados.
  • As Cidades Como Territórios de Planejamento e Desenvolvimento Urbano.
  • As Múltiplas Escalas dos Territórios Criativos: regiões, cidades, distritos, polos, quarteirões e ambientes.
  • Ecossistemas Criativos e de Inovação.
  • Relações do Turismo com os Conceitos Multidimensionais de Cultura e Criatividade.
  • Questões e Debates Relativos ao Turismo no Âmbito das Indústrias Criativas e da Economia da Cultura.
  • Relações do Turismo com a Produção Cultural e a Criativa em Cidades e Territórios.
  • Relações entre Patrimônio, Economia e Turismo.
  • Relações entre Equipamentos Culturais e Cidade.
  • Debates sobre Concorrência e Estagnação no Setor de Turismo Cultural e o Desenvolvimento de Alternativas Criativas.
  • Trabalho de campo nacional em parceria com IES ou outra organização científica, tecnológica ou cultural brasileira.
  • Preparação para o campo.
  • Análise de casos das organizações visitadas.
  • Relatório do campo.
  • Trabalho de campo internacional em parceria com IES estrangeira.
  • Preparação para o campo.
  • Análise de casos das organizações visitadas.
  • Relatório do campo.
  • Conceitos e Fundamentos de ESG.
  • Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e Corresponsabilidade Global.
  • Cultura e Criatividade nos ODSs.
  • Dimensões da Sustentabilidade: social, cultural, ambiental, econômica e política.
  • Liderança Criativa e Estratégias de Governança Corporativa.
  • Liderança e Gestão em Rede.
  • ESG na Economia Criativa.
  • Conceitos de Design Social, Design Centrado no Humano, Inovação Social e Tecnologia Social.
  • Estratégias e Métodos de Design para Criação de Projetos que Atendam às Variadas Necessidades Sociais: sustentabilidade, diversidade e inclusão.
  • A inovação social como prática estratégica impulsionadora da geração de renda e emprego, trazendo uma contribuição para uma melhoria social e econômica através do design.
  • O empreendedorismo criativo criando oportunidades de negócios que gerem impacto social.

Atividades complementares obrigatórias

12 créditos – 180 horas

Essas atividades têm por objetivo manter o curso atualizado com as demandas acadêmicas e do mercado:

  • Publicação de artigos em revistas acadêmicas e técnicas;
  • Produção de produtos técnico-tecnológicos;
  • Produção de produtos artístico-culturais;
  • Participação em laboratórios de pesquisas;
  • Participação em eventos científicos e de mercado;
  • Práticas inovadoras em empresas;
  • Palestras de curta duração;
  • Apresentação de trabalhos etc.

Trabalho de Conclusão de Curso

12 créditos – 180 horas

Em breve

TOTAL: 48 créditos (carga horária: 720 horas)

Créditos exigidos em disciplinas obrigatórias: 12 (CH 180)

Créditos exigidos em disciplinas obrigatórias na sua linha de pesquisa: 3 (CH 45)

Créditos exigidos em disciplinas optativas do grupo de pesquisa aplicada: 3 (CH 45)

Créditos exigidos em disciplinas optativas do grupo empírico-conceitual: 3 (CH 45)

Créditos em atividades complementares (obrigatórias): 12 (CH 180)

Créditos em supervisão de trabalho de conclusão: 15 (CH 225)

Processo de seleção

Saiba como funciona cada etapa do processo de seleção:
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Inscrição e pagamento da taxa

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Upload dos documentos

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Entrevista

O edital é essencial, pois nele estão detalhadas todas as informações e diretrizes cruciais para participar do processo seletivo. É por meio dele que você candidato terá acesso a todas as orientações necessárias, garantindo transparência, igualdade de oportunidades e conformidade com os requisitos estabelecidos.

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Nota: O curso de doutorado profissional já foi aprovado pela Capes e encontra-se em processo de homologação junto ao MEC para início de suas atividades em 2025.

*O link do processo seletivo on-line será enviado por e-mail após o pagamento da taxa de inscrição.

**Não reservamos vaga para candidatos aprovados. Garanta sua vaga efetuando a matrícula, conforme disponibilidade de vagas para o curso.

Aqui, você aprende com os melhores profissionais do mercado:

"O Programa de Pós-Graduação em Economia Criativa, Estratégia e Inovação é orientado para a solução de problemas complexos geradores de inovação e ganhos de competitividade para empreendedores e empresas; melhores políticas públicas para os governos; e melhoria de qualidade de vida para a população em geral. Acreditamos que a cultura e a criatividade sejam forças indutoras da economia global contemporânea, que se manifestam no forte crescimento das indústrias criativas, mas também em setores mais tradicionais da economia que podem utilizar essas forças estrategicamente para a inovação."
João Luiz de Figueiredo e Silva
João Luiz de Figueiredo Silva
Coordenador do curso

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Professores que inspiram e transformam o aprendizado, trazendo experiência e inovação para a formação de nossos estudante.

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Rio de Janeiro

Ladeira da Glória, 26

Glória - Rio de Janeiro - RJ

Perguntas frequentes

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Os cursos de pós-graduação stricto sensu incluem mestrado e doutorado, e são voltados para a formação acadêmica avançada. O mestrado costuma durar cerca de 2 anos, enquanto o doutorado leva em torno de 4 anos. O foco principal desses programas é capacitar líderes a promover avanços no conhecimento por meio de pesquisas de alta qualidade. Os alunos precisam cursar disciplinas obrigatórias e eletivas, além de realizar uma pesquisa original em sua área de estudo. Ao final, a pesquisa é apresentada e avaliada por uma banca examinadora, o que é fundamental para a conclusão do curso. Esses programas são voltados, principalmente, para a pesquisa, permitindo que os alunos desenvolvam habilidades críticas de análise, redação acadêmica e apresentação, aplicáveis em várias áreas profissionais.

Sim, a aprovação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é necessária para que um curso stricto sensu funcione. E a CAPES é uma fundação ligada ao Ministério da Educação (MEC), que é o responsável por regular e avaliar todos os cursos de mestrado e doutorado no Brasil.

Para o mestrado, qualquer pessoa com graduação completa pode se inscrever, desde que seja aprovada no processo seletivo da ESPM. Para o doutorado, é necessário ter um mestrado – e passar no processo seletivo da ESPM.

Sim, isso é bastante comum, pois as fronteiras entre as disciplinas estão cada vez mais flexíveis. No caso do PPGECEI (MPGEC), por exemplo, como não há uma graduação específica em Economia Criativa, as turmas são formadas por alunos de diversas áreas do conhecimento, tornando o curso interdisciplinar. Além disso, estudantes podem escolher cursos de outros programas, como MPCC, PPGA, PPGCOM e PPGECEI (MPGEC), mesmo que diferentes da Graduação. Eles também podem ser orientados a ajustar sua linha de pesquisa para alinhar melhor o projeto, que será o foco do curso.

Sim. Os cursos stricto sensu, como mestrados, mestrados profissionais e doutorados, qualificam o profissional para lecionar em cursos de graduação, pós-graduação lato sensu e, no caso do doutorado, também em pós-graduação stricto sensu.

O mestrado acadêmico e o mestrado profissional são um tipo de pós-graduação com diferentes objetivos e abordagens:

 

Mestrado acadêmico: focado em pesquisa acadêmica e científica, busca aprofundar o conhecimento teórico e gerar novas pesquisas. É indicado para quem deseja seguir uma carreira acadêmica, como professor universitário ou pesquisador, ou trabalhar em instituições que valorizam habilidades de pesquisa, como órgãos governamentais e empresas.

 

Mestrado profissional: voltado para o mercado de trabalho, com foco prático e aplicado. Prepara os estudantes para resolver problemas e inovar em suas áreas, sendo ideal para quem busca crescer profissionalmente ou assumir cargos de liderança.

 

Ambos conferem o título de mestre, mas com abordagens e metas de aprendizado diferentes, cabendo ao estudante escolher com base em seus objetivos profissionais.

Não, o título é o mesmo para ambos. Tanto o mestrado acadêmico quanto o profissional conferem o grau de mestre, mas têm enfoques e objetivos de aprendizado diferentes. A escolha entre eles depende dos objetivos de carreira e das aspirações de cada estudante

No MPCC, você desenvolve uma pesquisa científica com aplicação prática. Os mestres formados podem seguir tanto na carreira acadêmica, lecionando em universidades ou avançando para o doutorado, quanto na carreira executiva, usando ferramentas científicas para diagnosticar e resolver problemas em empresas, especialmente nas áreas de negócios, marketing e relações com consumidores. Esse conhecimento prático é valioso para empresas que buscam uma vantagem competitiva no mercado.

No PPGA, você estuda temas e pesquisas voltados às necessidades de organizações nacionais e internacionais que buscam crescimento e sustentabilidade. O programa prepara profissionais para desenvolver estratégias sólidas, mesmo em tempos de grandes mudanças. Tanto mestres quanto doutores formados por esse programa geralmente atuam na carreira acadêmica.

O PPGCOM conecta a comunicação aos estudos do consumo, entendendo o consumo como um reflexo das relações sociais e os meios de comunicação como mediadores das culturas de consumo. O programa investiga como as culturas midiáticas e os símbolos do consumo se relacionam, com foco na análise crítica da sociedade de consumo, culturas midiáticas e digitais, e narrativas sobre o consumo. Isso inclui o estudo de teorias clássicas e abordagens contemporâneas. O objetivo é formar professores e pesquisadores qualificados para liderar atividades de pesquisa, ensino e orientação na área de comunicação, tanto no Brasil quanto no exterior. Mestres e doutores desse programa podem atuar na academia, além de colaborar com ONGs, empresas privadas e setores da sociedade civil.

1) Bolsas de Pesquisa (agências de fomento): disponíveis para os mestrados e doutorados do PPGA e PPGCOM. Essas bolsas são financiadas pela CAPES para ajudar a custear as pesquisas. O EPAP é responsável pelo controle dessas bolsas:

  1. a) PROSUP Integral: bolsa 100% integral. Você não paga nada e ainda recebe um valor para a pesquisa, sem repasse à ESPM;
  2. b) PROSUP Taxa: bolsa que oferece R$800,00, repassados diretamente à ESPM;
  3. c) Sanduíche – PDSE/CAPES: oferece bolsas para doutorado sanduíche, permitindo que alunos realizem pesquisas no exterior por 6 a 12 meses, sob supervisão de uma universidade e orientador estrangeiros, conforme as normas da CAPES.

 

OBSERVAÇÃO!
As bolsas só começam a valer a partir da segunda mensalidade, então, é necessário pagar a matrícula e a primeira mensalidade.

 

2) Descontos sobre mensalidade:

  1. a) Desconto Ex-Aluno – 5%: para quem concluiu cursos de curta duração, extensão ou de férias, há um desconto de 5% na mensalidade;
  2. b) Desconto Ex-Aluno – 20%: para quem concluiu uma graduação ou pós-graduação (lato ou stricto sensu), o desconto é de 20% na mensalidade.

 

NOTA!

Caso opte por um desconto, o aluno não poderá solicitar outra bolsa, pois elas não são cumulativas.

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Informações sobre o curso de Doutorado Profissional em Economia Criativa, Estratégia e Inovação

Modalidade: Presencial

Data de início: 15/03/2025

Período: Matutino e vespertino

Aulas: Aos Sábados

Horário: Das 8h às 16h30

Doutorado Profissional em Economia Criativa, Estratégia e Inovação

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20% de desconto
No valor de todas as mensalidades do curso para alunos e ex-alunos da graduação e pós-graduação ESPM. O desconto não é acumulativo.

5% de desconto
No valor de todas as mensalidades do curso para alunos e ex-alunos dos cursos de extensão da ESPM. O desconto não é acumulativo.
  • RG e CPF (originais)
  • Histórico original de curso superior
  • Diploma de curso superior reconhecido pelo MEC, com carga horária mínima de 1600 horas-aula. Na ausência do diploma, o estudante poderá entregar certificado, atestado ou declaração de conclusão de curso com a descrição da data de colação de grau, qual será aceito temporariamente, ficando sob a responsabilidade do estudante a entrega posterior do referido diploma (originais)

No caso de diplomas internacionais, é necessária a sua tradução juramentada, consularização pelo Brasil no país de origem e revalidação, de acordo com a Resolução nº.8, de 4/10/07, do Conselho Nacional de Educação (CNE), disponível em: http://portal.mec.gov.br

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De segunda a sexta-feira das 8h às 20h