Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo

Aulas

Às segundas e quartas-feiras

Data de início

07/02/2024

Modalidade

Presencial

Modalidade: Presencial

Data de início: 07/02/2024

Período: Vespertino

Duração: 4 Semestres

Aulas: Às segundas e quartas-feiras

Horário: Das 14h às 18h

São Paulo - ESPM Tech

Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo

Selecione a opção do curso para continuar

Eventos ESPM

Conheça todos os detalhes do nosso curso, converse com o coordenador e decida o futuro da sua carreira.

ESPM Unlocked

Conteúdo online, ao vivo e gratuito

Sobre o curso

Comunicação e práticas de consumo

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM (PPGCOM ESPM) teve início em 2006 com o curso de Mestrado acadêmico e teve o curso de Doutorado aprovado em 2012. Tem por objetivo formar professores e pesquisadores de alto nível, com competência de atuação nacional e internacional, capazes de executar e liderar atividades de pesquisa, orientação e ensino na área de comunicação e de consumo. Seu corpo docente e discente tem produção intelectual reconhecida e o programa é avaliado como nota 5 pela CAPES

Linhas de pesquisa

O curso está organizado em duas linhas de pesquisa.

Pesquisa ESPM

Conheça as pesquisas e ações desenvolvidas pelo
Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em
Comunicação e Práticas de Consumo

450h

de conteúdo

4 Semestres

Conclusão do curso

Presencial

Modalidade do curso

Estrutura curricular

O curso possui carga horária de 450 horas, composto das seguintes disciplinas:

Disciplinas obrigatórias

O campo científico. Ciência, conhecimento científico e senso comum. Lógica do pensamento científico. Fundamentos da metodologia científica. A problemática – sujeito/objeto – e a constituição do sujeito pesquisador. A ciência contemporânea. Procedimentos quantitativos e qualitativos em ciências sociais e humanas. Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. Epistemologia da comunicação. Comunicação e seus diálogos interdisciplinares. A comunicação como novo campo científico. Créditos: 4 Carga-horária: 60
Discussão e aprofundamento dos projetos desenvolvidos pelos alunos. Identificação e reflexão sobre os problemas de pesquisa, os referenciais teóricos e os aportes metodológicos. A concepção, a produção e o desenvolvimento do texto científico na elaboração de projetos de pesquisa. A particularidade do conhecimento científico produzido na interseção comunicação/consumo. Créditos: 4 Carga-horária: 60
As principais correntes teóricas da comunicação social. Os conceitos e contextos fundantes. Os cânones e as principais rupturas. Teorias da mídia em relação à emergência e ao desenvolvimento dos meios de comunicação. Teorias do contemporâneo. Comunicação e modernidade. Comunicação e pós-modernidade. Teorias da comunicação, cena midiática e culturas do consumo. Créditos: 4 Carga-horária: 60
As interfaces comunicação e consumo a partir de contextos históricos, teorias e autores paradigmáticos no marco da modernidade. As noções clássicas do consumo em suas conexões com a leitura dos processos comunicacionais. Os processos de metropolização, industrialização e a emergência da indústria cultural. A sociedade de massas, a comunicação e consumo. A construção do consumidor e do sujeito receptor. O legado de teorias sociológicas, antropológicas, econômicas e filosóficas na construção da interface comunicação/consumo. Créditos: 4 Carga-horária: 60

Disciplinas optativas

Disciplina que contempla diferentes temáticas relacionadas aos projetos de pesquisa desenvolvidos pelos docentes da Linha – Processos de recepção e contextos socioculturais articulados ao consumo.

Créditos: 2
Carga-horária: 30

Estudos culturais e seu legado teórico. Teorias das mediações na América Latina. Estudos culturais, de recepção e de consumo: convergências. Aportes teóricos críticos para os estudos de recepção. O conceito de recepção e sua operação como parte do processo comunicacional. Significação, representação, ideologia, hegemonia. Cultura popular e identidade. Leituras, interpretações, sujeitos. Multiculturalismo e conflito simbólico. Recepção, usos e apropriações. Contextos e ambiências da recepção. O cotidiano e as articulações entre o público e o privado. Codificação e decodificação. As relações consumo/consumidor e recepção/receptor.

Créditos: 2
Carga-horária: 30

Disciplina que contempla diferentes temáticas relacionadas aos projetos de pesquisa desenvolvidos pelos docentes da Linha – Lógicas de produção e estratégias midiáticas articulada ao consumo.

Créditos: 2
Carga-horária: 30

Contexto histórico da economia política. Noções gerais sobre economia política. Economia política na contemporaneidade. Economia e poder político. Relação capital/ força de trabalho. Sistemas de produção e circulação de mercadoria (material e simbólica). Globalização, economia política e comunicação. Conceitos de economia simbólica. Economia política da mídia. Capitalismo cognitivo, indústrias criativas e acumulação flexível. Capitalismo imaterial, subjetividade e biopolítica.

Créditos: 2
Carga-horária: 30

TOTAL: 30 créditos (carga horária: 450 horas)

Créditos exigidos em disciplinas obrigatórias: 16 (240 horas)

Créditos exigidos em disciplinas optativas (eletivas): 4 (60 horas)

Créditos em atividades complementares: 6 (90 horas)

Créditos em orientação de dissertação: 4 (60 horas)

Processo de seleção

Saiba como funciona cada etapa do processo de seleção
0

INSCRIÇÃO ONLINE E PAGAMENTOS DE TAXAS

0

ENTREGA DO PROJETO DE PESQUISA E DOCUMENTOS

0

PROVA DE IDIOMA ESTRANGEIRO

A entrevista é a etapa essencial do processo de seletivo.
0

DEFESA DO PROJETO E ENTREVISTA

Para candidaturas ao mestrado, o(a) interessado(a) deverá apresentar um pré-projeto de pesquisa que deverá
ser redigido em português e ter, obrigatoriamente, de 10 a 15 páginas digitadas em fonte Times New Roman
corpo 12, entrelinhas 1,5, papel modelo A4 e margens de 3 cm, obedecendo às normas da ABNT.


O pré-projeto de mestrado deve respeitar à seguinte estrutura:


a. Capa, contendo: Título, Nome do candidato e Linha de pesquisa
b. Resumo (8 a 10 linhas)
c. Palavras-chave (de 3 a 5)
d. Contextualização do problema e objeto da pesquisa
e. Objetivos (geral e específicos)
f. Justificativa da relevância da pesquisa
g. Marco teórico
h. Metodologia de pesquisa (com detalhamento dos procedimentos e técnicas a serem utilizadas)
i. Cronograma de execução da pesquisa
j. Referências bibliográficas

O(a) candidato(a) a mestrado ou doutorado optará pela inscrição em uma das duas linhas de pesquisa do
PPGCOM, respeitando a compatibilidade do seu tema de pesquisa com as ementas relacionadas no item 7 deste
Edital.

O edital é essencial, pois nele estão detalhadas todas as informações e diretrizes cruciais para participar do processo seletivo. É por meio dele que você candidato terá acesso a todas as orientações necessárias, garantindo transparência, igualdade de oportunidades e conformidade com os requisitos estabelecidos.

 

BAIXAR O EDITAL

*O link do processo seletivo on-line será enviado por e-mail após o pagamento da taxa de inscrição.

**Não reservamos vaga para candidatos aprovados. Garanta sua vaga efetuando a matrícula, conforme disponibilidade de vagas para o curso.

Aqui você aprende com os melhores profissionais do mercado.

“É necessário entender o consumo como um mediador cultural das relações sociais materializado em produções midiáticas diversas.”
Professora Eliza Bachega Casadei
Eliza Bachega Casadei
Coordenadora do curso
Professores do curso

Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo

Início das aulas: Fevereiro de 2024

Livros e e-books publicados por Docentes e Discentes

Conheça as nossas publicações e amplie seu conhecimento em uma variedade de temas relevantes para sua formação e pesquisa.

Matricule-se

Informações sobre o curso de Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo

Modalidade: Presencial

Data de início: 07/02/2024

Período: Vespertino

Aulas: Às segundas e quartas-feiras

Horário: Das 14h às 18h

Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo

Selecione a opção do curso para continuar

20% DE DESCONTO

No valor de todas as mensalidades do curso para alunos e ex-alunos da graduação e pós-graduação ESPM. O desconto não é acumulativo.

 

5% DE DESCONTO

No valor de todas as mensalidades do curso para alunos e ex-alunos dos cursos de extensão da ESPM. O desconto não é acumulativo.

Agências de fomento

CAPES e FAPESP

PROSUP Integral

Isenção de mensalidade após o período de sua implementação e recebimento de apoio.

PROSUP Taxa

Auxílio para custeio das taxas escolares (mensalidades).

FAPESP

Não há cota liberada, dependendo da aprovação de aplicação individual da solicitação de bolsa de estudo, com anuência do orientador.

Bolsa Institucional

Oferecida pela ESPM

Bolsas concedidas pela própria Instituição, por meio de avaliação da Comissão de Bolsas, e contemplam isenção total ou parcial da mensalidade.

As bolsas de estudos da CAPES e institucional serão implementadas a partir do mês de março. Com isso, o aluno que for contemplado com a bolsa deve estar ciente do pagamento da matrícula e da mensalidade do mês de fevereiro. A renovação da bolsa estará condicionada ao desempenho obtido e requisitos exigidos pelo bolsista na Avaliação Semestral e Anual do Discente.

  • RG e CPF (originais)
  • Histórico original de curso superior
  • Diploma de curso superior reconhecido pelo MEC, com carga horária mínima de 1600 horas-aula. Na ausência do diploma, o estudante poderá entregar certificado, atestado ou declaração de conclusão de curso com a descrição da data de colação de grau, qual será aceito temporariamente, ficando sob a responsabilidade do estudante a entrega posterior do referido diploma (originais)

No caso de diplomas internacionais, é necessária a sua tradução juramentada, consularização pelo Brasil no país de origem e revalidação, de acordo com a Resolução nº.8, de 4/10/07, do Conselho Nacional de Educação (CNE), disponível em: http://portal.mec.gov.br

FAQ

Perguntas Frequentes

Ficou com alguma dúvida? Dê uma olhada aqui:

Os cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu são programas acadêmicos de nível avançado que englobam mestrado e doutorado. Eles têm uma duração longa, geralmente com duração de, aproximadamente, 2 anos para o mestrado e 4 anos para o doutorado. O objetivo central desses cursos é formar lideranças capazes de trazer avanços para o conhecimento em suas áreas através de pesquisas de alto nível. Durante o curso, os(as) estudantes devem completar créditos de disciplinas obrigatórias e eletivas e realizar pesquisas originais em sua área de estudo. Ao final do programa, a pesquisa desenvolvida pelo(a) estudante é apresentada e avaliada por uma banca examinadora como parte dos requisitos para a conclusão do curso. A ênfase, aqui, está nas atividades de pesquisa, permitindo que os(as) alunos(as) desenvolvam habilidades e produzam trabalhos acadêmicos, técnicos e tecnológicos originais que contribuam para o avanço do conhecimento em seu campo. Durante o curso, os(as) alunos(as) desenvolvem habilidades críticas de análise, pesquisa, redação acadêmica e apresentação, que são transferíveis para muitos campos profissionais.

Sim. É necessária a aprovação da CAPES para um curso Stricto Sensu funcionar.

 

A CAPES é uma fundação vinculada ao MEC, que regula e avalia todos os cursos de mestrado e doutorado do país.

No caso do Mestrado, todo(a) estudante que tenha um curso de graduação concluído, desde que aprovado em processo seletivo da própria ESPM.

No caso de Doutorado, todo(a) estudante do curso de Mestrado, desde que aprovado em processo seletivo da própria ESPM.

Sim, isso é cada vez mais comum, posto que os limites entre as disciplinas estão cada vez mais fluidos.

 

No caso do PPGECEI (MPGEC), especificamente, como não existe graduação em Economia Criativa, as turmas são formadas por estudantes oriundos(as) de várias áreas do conhecimento, e o curso é considerado interdisciplinar.

 

Assim, os(as) estudantes, além de optarem pelos cursos do MPCC, PPGA, PPGCOM e PPGECEI (MPGEC), muitas vezes diferentes do escolhido na graduação, podem ser instruídos(as) pelos docentes a mudarem de linha de pesquisa para adequarem melhor o seu projeto, visto que ele será a base de todo o seu curso.

Sim, os cursos Stricto Sensu (literalmente: de sentido específico, e não amplo) são os mestrados, mestrados-profissionais e doutorados, que habilitam o(a) egresso(a) a dar aula em cursos de graduação, pós-graduação lato sensu e pós-graduação stricto sensu (no caso do doutorado).

O mestrado acadêmico e o mestrado profissional são dois tipos diferentes de programas de pós-graduação, e suas principais diferenças estão relacionadas aos objetivos e à abordagem:

 

  1. Mestrado Acadêmico: O mestrado acadêmico é voltado principalmente para a pesquisa acadêmica e científica. Ele enfatiza o aprofundamento do conhecimento teórico e a produção de pesquisa original. Os(as) estudantes de mestrado acadêmico geralmente conduzem estudos mais teóricos e têm como objetivo contribuir para o avanço do conhecimento em sua área de estudo. É uma escolha indicada para aqueles(as) que desejam seguir carreiras acadêmicas, como professores(as) universitários(as) e pesquisadores(as), e querem se destacar em suas respectivas áreas de estudo. Além da academia, o mestrado acadêmico também pode abrir portas para carreiras em pesquisa em instituições governamentais, empresas privadas e organizações sem fins lucrativos que valorizam habilidades de pesquisa e análise.
  2. Mestrado Profissional: O mestrado profissional, por outro lado, está mais direcionado para as demandas do mercado de trabalho. Ele tem um foco prático e aplicado, com o objetivo de preparar os(as) estudantes para solucionar problemas e inovar no ambiente profissional. Os programas de mestrado profissional costumam ser mais orientados para o desenvolvimento de habilidades práticas e competências que podem ser aplicadas diretamente em empresas e organizações. É uma escolha adequada para profissionais que desejam avançar em suas carreiras ou buscar oportunidades de liderança em suas áreas de atuação.

 

Ambos os tipos de mestrado conferem o grau de mestre(a), mas o enfoque e as metas de aprendizado são distintos. Portanto, a escolha entre um mestrado acadêmico e um mestrado profissional depende dos objetivos individuais de carreira e das aspirações profissionais de cada estudante.

Não, o título obtido é rigorosamente o mesmo. Ambos os tipos de mestrado conferem o grau de mestre(a), mas o enfoque e as metas de aprendizado são distintos. Portanto, a escolha entre um mestrado acadêmico e um mestrado profissional depende dos objetivos individuais de carreira e das aspirações profissionais de cada estudante.

Aqui, você desenvolve uma pesquisa científica com aplicação prática. Os(as) mestres(as) formados no MPCC podem atuar tanto na carreira acadêmica, pois o título de mestre(a) permite que atuem como docentes em universidades e/ou prossigam para um Doutorado; quanto seguir na carreira executiva, levando o ferramental científico para diagnosticar e resolver problemas nas organizações, especialmente nas áreas de negócios, marketing e relações com consumidoras(es). Essa aplicação prática do conhecimento é particularmente valiosa para empresas que buscam uma vantagem competitiva no mercado.

Neste programa são abordados tópicos e temas de pesquisa voltados às necessidades e demandas das organizações nacionais e internacionais com objetivos como crescimento e perenidade e que, para tanto, estão em busca de profissionais capazes de desenhar as estratégias que as levem a caminhar com solidez e segurança, mesmo em cenários de turbulenta transformação. Tanto no Mestrado quanto no Doutorado, os(as) mestres(as) e doutores(as) atuam na carreira acadêmica.

Este programa tem por especificidade articular o campo da comunicação aos estudos do consumo. Ele parte da perspectiva de que o consumo é um comunicador das nossas relações sociais mais amplas e de que os meios de comunicação de massa fazem um papel de mediação das várias culturas do consumo. Por isso, interessa ao programa pesquisas que investiguem como as culturas midiáticas e os simbolismos do consumo estão articulados. É um programa voltado à análise crítica sobre a sociedade de massa e do consumo, sobre as culturas midiáticas e digitais e sobre as narrativas midiatizadas sobre o consumo, o que inclui o estudo de teorias clássicas e a discussão de abordagens contemporâneas.

 

O PPGCOM mantém sua missão de formar docentes e investigadores(as) com qualidade e competência para assumirem responsabilidades pela execução e liderança nas atividades de pesquisa, orientação e ensino na área de Comunicação, em âmbito nacional e internacional. Tanto no Mestrado quanto no Doutorado, os(as) mestres(as) e doutores(as) atuam na carreira acadêmica, bem como na articulação da pesquisa com ONGs, empresas privadas e setores da sociedade civil.

1) BOLSAS DE PESQUISA (bolsas das agências de fomento): Estas bolsas são disponibilizadas aos Mestrados e Doutorados do PPGA e PPGCOM. Com esta bolsa, você recebe da CAPES um financiamento/ uma ajuda para custear as suas pesquisas. O EPAP é o departamento responsável pelo controle delas.

 

  1. a) PROSUP INTEGRAL: Esta bolsa é 100% integral. Você não paga nada por ela, recebe um valor que remunera a sua pesquisa e não há repasse para a ESPM.
  2. b) PROSUP TAXA: Com esta bolsa, a CAPES proporciona a você um financiamento de R$800,00, cujo repasse é feito para a ESPM.
  3. c) SANDUÍCHE – PDSE/CAPES (Programa de Doutorado Sanduíche Exterior): A concessão das bolsas CAPES/PDSE acontece por meio do edital de seleção na modalidade de doutorado sanduíche, que tem o objetivo de fomentar o intercâmbio científico internacional e a qualificação acadêmica de estudantes no Brasil. A duração da bolsa é de, no mínimo, seis meses e, no máximo, doze meses. O objetivo central do programa é que os(as) estudantes de doutorado possam ter um período de experiência de pesquisa no exterior, sob supervisão de uma universidade e de orientador estrangeiros. A duração e o remanejamento das bolsas ficam condicionadas às normas vigentes da CAPES.

 

OBS.: As bolsas só começam a ser válidas a partir da segunda mensalidade, ou seja, você deve arcar com a matrícula e a primeira mensalidade.

 

2) DESCONTO SOBRE MENSALIDADE

 

  1. a) DESCONTO SOBRE MENSALIDADE (ex-aluno) – 5%

– Desconto de 5% no valor integral, se você for concluinte dos cursos de curta duração, extensão e de férias.

  1. b) DESCONTO SOBRE MENSALIDADE (ex-aluno) – 20%

– Desconto de 20% no valor integral, se você for concluinte da Graduação e Pós-Graduação (Lato e Stricto – Mestrado ou Doutorado).

 

NOTA AO SAE: Caso um(a) aluno(a) ESPM opte pelo desconto, não poderá pleitear nenhuma outra bolsa, pois as bolsas não são cumulativas.

Quer atendimento personalizado e saber mais sobre o curso?

Deixe seus contatos e falaremos com você:

Onde o curso acontecerá?

De segunda à sexta-feira, serviço de VAN da ESPM

saída do Metrô Ana Rosa

(Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 65 – em frente à Caixa Econômica Federal)


Horários:

06h30 às 13h30

14h30 às 17h

18h às 23h30 

 
Serviço gratuito e exclusivo aos alunos da ESPM, apresente a carteirinha de aluno no momento do embarque.

Campus ESPM Tech

Rua Joaquim Távora, 1240 – Vila Mariana, São Paulo – SP

Ficou com alguma dúvida? Podemos te ajudar:

Central de Relacionamento Pós-graduação
De segunda a sexta-feira das 8h às 20h 

Visite a ESPM

Participe da visita guiada e aproveite para esclarecer todas as suas dúvidas.

Quem viu este curso gostou destes também...

Acha que este ainda não é o seu curso dos sonhos? Sem problemas, dê uma olhada nestas opções: