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Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo

Classes

Les lundis et mercredis

Date de début

07/02/2024

Modalité

Présencial

Modalidade: Presencial

Data de início: 07/02/2024

Período: Vespertino

Horário: Das 14h às 18h

São Paulo - ESPM Tech

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Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo

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A propos du cours

Communication et pratiques des consommateurs

Le Programme de Post-Graduation Stricto Sensu en Pratiques de Communication et de Consommation à l'ESPM (PPGCOM ESPM) a commencé en 2006 avec le cours académique de Master et a eu le cours de doctorat approuvé en 2012. Il vise à former des enseignants et des chercheurs de haut niveau, compétents au niveau national et international, capables de mener des activités de recherche, d'orientation et d'enseignement dans le domaine de la communication et de la consommation. Ses professeurs et ses étudiants ont une production intellectuelle reconnue et le programme est noté 5 par le CAPES.

Lignes de recherche

Le cours s'articule autour de deux axes de recherche.

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Découvrez les recherches et les actions menées par
Stricto Sensu Programme de troisième cycle en
Communication et pratiques de consommation

450h

contenu

4 semestres

Achèvement du cours

Présencial

Mode cours

Structure du programme d'études

O curso possui carga horária de 450 horas, composto das seguintes disciplinas:

Matières obligatoires

O campo científico. Ciência, conhecimento científico e senso comum. Lógica do pensamento científico. Fundamentos da metodologia científica. A problemática – sujeito/objeto – e a constituição do sujeito pesquisador. A ciência contemporânea. Procedimentos quantitativos e qualitativos em ciências sociais e humanas. Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. Epistemologia da comunicação. Comunicação e seus diálogos interdisciplinares. A comunicação como novo campo científico. Créditos: 4 Carga-horária: 60
Discussão e aprofundamento dos projetos desenvolvidos pelos alunos. Identificação e reflexão sobre os problemas de pesquisa, os referenciais teóricos e os aportes metodológicos. A concepção, a produção e o desenvolvimento do texto científico na elaboração de projetos de pesquisa. A particularidade do conhecimento científico produzido na interseção comunicação/consumo. Créditos: 4 Carga-horária: 60
As principais correntes teóricas da comunicação social. Os conceitos e contextos fundantes. Os cânones e as principais rupturas. Teorias da mídia em relação à emergência e ao desenvolvimento dos meios de comunicação. Teorias do contemporâneo. Comunicação e modernidade. Comunicação e pós-modernidade. Teorias da comunicação, cena midiática e culturas do consumo. Créditos: 4 Carga-horária: 60
As interfaces comunicação e consumo a partir de contextos históricos, teorias e autores paradigmáticos no marco da modernidade. As noções clássicas do consumo em suas conexões com a leitura dos processos comunicacionais. Os processos de metropolização, industrialização e a emergência da indústria cultural. A sociedade de massas, a comunicação e consumo. A construção do consumidor e do sujeito receptor. O legado de teorias sociológicas, antropológicas, econômicas e filosóficas na construção da interface comunicação/consumo. Créditos: 4 Carga-horária: 60

Matières optionnelles

Disciplina que contempla diferentes temáticas relacionadas aos projetos de pesquisa desenvolvidos pelos docentes da Linha – Processos de recepção e contextos socioculturais articulados ao consumo.

Créditos: 2
Carga-horária: 30

Estudos culturais e seu legado teórico. Teorias das mediações na América Latina. Estudos culturais, de recepção e de consumo: convergências. Aportes teóricos críticos para os estudos de recepção. O conceito de recepção e sua operação como parte do processo comunicacional. Significação, representação, ideologia, hegemonia. Cultura popular e identidade. Leituras, interpretações, sujeitos. Multiculturalismo e conflito simbólico. Recepção, usos e apropriações. Contextos e ambiências da recepção. O cotidiano e as articulações entre o público e o privado. Codificação e decodificação. As relações consumo/consumidor e recepção/receptor.

Créditos: 2
Carga-horária: 30

Disciplina que contempla diferentes temáticas relacionadas aos projetos de pesquisa desenvolvidos pelos docentes da Linha – Lógicas de produção e estratégias midiáticas articulada ao consumo.

Créditos: 2
Carga-horária: 30

Contexto histórico da economia política. Noções gerais sobre economia política. Economia política na contemporaneidade. Economia e poder político. Relação capital/ força de trabalho. Sistemas de produção e circulação de mercadoria (material e simbólica). Globalização, economia política e comunicação. Conceitos de economia simbólica. Economia política da mídia. Capitalismo cognitivo, indústrias criativas e acumulação flexível. Capitalismo imaterial, subjetividade e biopolítica.

Créditos: 2
Carga-horária: 30

O objetivo deste seminário é o de examinar a influência e o impacto globais das práticas culturais DIY nas modalidades e significados como estas têm informado as representações e o desempenho do género em diferentes partes do mundo – nomeadamente no Sul Global. A espinha dorsal do seminário centra-se numa análise aprofundada e compreensiva da história da participação, perspectivas e experiências (sub)culturais das mulheres e atores LGBTQIAP+ ao longo do tempo desvelando uma perspectiva histórica da realidade do DIY para não se cair na falácia da revolução eterna e da ideia de que este ethos só surgiu nos últimos anos. Assim, teremos cinco patamares fundamentais de argumentação científica e prática pedagógica: a história, as representações sociais, as práticas, o corpo e os espaços.

 

Créditos: 1

Carga horária: 15

TOTAL: 30 créditos (carga horária: 450 horas)

Créditos exigidos em disciplinas obrigatórias: 16 (240 horas)

Créditos exigidos em disciplinas optativas (eletivas): 4 (60 horas)

Créditos em atividades complementares: 6 (90 horas)

Créditos em orientação de dissertação: 4 (60 horas)

Processus de sélection

Découvrez le fonctionnement de chaque étape du processus de sélection
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INSCRIÇÃO ONLINE E PAGAMENTOS DE TAXAS

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SOUMISSION DU PROJET DE RECHERCHE ET DES DOCUMENTS

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TEST DE LANGUE ÉTRANGÈRE

L'entretien est l'étape essentielle du processus de sélection.
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DEFESA DO PROJETO E ENTREVISTA

Para candidaturas ao mestrado, o(a) interessado(a) deverá apresentar um pré-projeto de pesquisa que deverá
ser redigido em português e ter, obrigatoriamente, de 10 a 15 páginas digitadas em fonte Times New Roman
corpo 12, entrelinhas 1,5, papel modelo A4 e margens de 3 cm, obedecendo às normas da ABNT.


O pré-projeto de mestrado deve respeitar à seguinte estrutura:


a. Page de couverture, contenant : le titre, le nom du candidat et l'axe de recherche
b. Résumé (8 à 10 lignes)
c. Mots clés (3 à 5)
d. Contextualisation du problème et de l'objet de la recherche
e. Objectifs (généraux et spécifiques)
f. Justification de la pertinence de la recherche
g. Cadre théorique
h. Méthodologie de recherche (détaillant les procédures et les techniques à utiliser)
i. Calendrier de mise en œuvre de la recherche
j. Références bibliographiques

O(a) candidato(a) a mestrado ou doutorado optará pela inscrição em uma das duas linhas de pesquisa do
PPGCOM, respeitando a compatibilidade do seu tema de pesquisa com as ementas relacionadas no item 7 deste
Edital.

O edital é essencial, pois nele estão detalhadas todas as informações e diretrizes cruciais para participar do processo seletivo. É por meio dele que você candidato terá acesso a todas as orientações necessárias, garantindo transparência, igualdade de oportunidades e conformidade com os requisitos estabelecidos.

 

BAIXAR O EDITAL

*Le lien vers la procédure de sélection en ligne sera envoyé par e-mail après le paiement des frais d'inscription.

**Nous ne réservons pas de place aux candidats approuvés. Garantissez votre place en procédant à l'inscription, en fonction des places disponibles pour le cours.

Ici, vous apprenez auprès des meilleurs professionnels du marché.

“É necessário entender o consumo como um mediador cultural das relações sociais materializado em produções midiáticas diversas.”
Professeur Eliza Bachega Casadei
Eliza Bachega Casadei
Coordinateur du cours
Enseignants du cours

Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo

Início das aulas: Fevereiro de 2024

Livros e e-books publicados por Docentes e Discentes

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Informações sobre o curso de Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo

Modalidade: Presencial

Data de início: 07/02/2024

Período: Vespertino

Aulas: Às segundas e quartas-feiras

Horário: Das 14h às 18h

S'abonner

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20% DE RÉDUCTION

No valor de todas as mensalidades do curso para alunos e ex-alunos da graduação e pós-graduação ESPM. O desconto não é acumulativo.

 

5% DE RÉDUCTION

No valor de todas as mensalidades do curso para alunos e ex-alunos dos cursos de extensão da ESPM. O desconto não é acumulativo.

Agences de développement

CAPES et FAPESP

PROSUP Intégral

Exemption des frais de scolarité après la période de mise en œuvre et de réception de l'aide.

Taux PROSUP

Aide aux frais de scolarité (droits d'inscription).

FAPESP

Il n'y a pas de quota libéré, tout dépend de l'approbation individuelle de la demande de bourse, avec l'accord du conseiller.

Subvention institutionnelle

Proposé par ESPM

Bourses accordées par l'institution elle-même, après évaluation par le comité des bourses, et prévoyant une exonération totale ou partielle des frais de scolarité.

Les bourses CAPES et institutionnelles seront mises en œuvre à partir du mois de mars. Par conséquent, l'étudiant qui reçoit la bourse doit être conscient du paiement des frais d'inscription et de scolarité pour le mois de février. Le renouvellement de la bourse sera conditionné aux performances obtenues et aux exigences demandées par le boursier lors de l'évaluation semestrielle et annuelle de l'étudiant.

  • RG et CPF (originaux)
  • Transcription originale de l'enseignement supérieur
  • Diplôme d'un cours d'enseignement supérieur reconnu par le MEC, avec une charge de travail minimale de 1600 heures de cours. En l'absence du diplôme, l'étudiant peut présenter un certificat, une attestation ou une déclaration d'achèvement du cours avec une description de la date d'obtention du diplôme, qui sera accepté temporairement, laissant l'étudiant responsable de la délivrance ultérieure de ce diplôme (originaux).

Dans le cas des diplômes internationaux, il est nécessaire de les faire traduire sous serment, de les faire consigner par le Brésil dans le pays d'origine et de les faire revalider, conformément à la résolution nº 8, du 4/10/07, du Conseil national de l'éducation (CNE), disponible à l'adresse suivante : http://portal.mec.gov.br.

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Deixe seus contatos e falaremos com você:

Où se déroulera la formation ?

De segunda à sexta-feira, serviço de VAN da ESPM

saída do Metrô Ana Rosa

(Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 65 – em frente à Caixa Econômica Federal)


Horários:

06h30 às 13h30

14h30 às 17h

18h às 23h30 

 
Serviço gratuito e exclusivo aos alunos da ESPM, apresente a carteirinha de aluno no momento do embarque.

Campus ESPM Tech

Rua Joaquim Távora, 1240 - Vila Mariana, São Paulo - SP

Ficou com alguma dúvida? Podemos te ajudar:

Central de Relacionamento Pós-graduação
De segunda a sexta-feira das 8h às 20h 

Visiter l'ESPM

Participe da visita guiada e aproveite para esclarecer todas as suas dúvidas.

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Programme SEED

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.