Professora titular dos programas de mestrado e doutorado em Administração (PPGA) e em Comportamento do Consumidor (PPGCC), do curso de graduação em Relações Internacionais na ESPM e Professora Visitante da Universidade de Zagreb, Croácia. Lider do grupo de Pesquisa “Consumidores e Marcas em Ambiente Internacional” (CoBra – Consumption and Branding). Professora das disciplinas internacionais vinculadas ao MPCC “Consumers and Brands in International Context” realizada em Munique e Zagreb e “Smart Cities” em Berlim. Foi responsável pelo projeto do Mestrado Profissional em Comportamento do Consumidor do qual foi a primeira coordenadora entre 2015 e 2019 e Vice Coordenadora Programa de Pós Graduação em Administração (2019 – 2021). Pós doutorado) pela Wirtschaftsuniversität Wien. Doutora em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas – SP (2003), mestre e graduada pela mesma escola. Participou do Programme of International Management na London Business School. Eleita Representante do Brasil no Comitê Executivo do European Marketing Academy entre 2014 e 2020. Conference Chair do Cobra Conference. Track chair da Área de marcas do Semead e membro do Global Business Conference Programm Committee. Editora chefe da International Journal of Business and Marketing (2022-2024) e membro do comitê editorial da revista Trziste/Market e da Revista Interdisciplinar de Marketing. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Marketing. Interesses de pesquisa em comportamento do consumidor, turismo e em marketing internacional em temas como marca país, marcas globais e comportamento do consumidor em um contexto intercultural.
5 Publicações recentes:
Cruz Costa Alves, A. P., Sadocco, R., & Strehlau, V. I. (2025). Batten Down the Hatches! Conceptualizing Conflict Zone Tourism. Journal of Travel Research, 0(0). https://doi.org/10.1177/00472875251335218
Cucato, J. S. T.; Strehlau, V. I.; Bizarrias, F. S.; Strehlau, S. (2025) The polycentric consumer in tourism: ethnocentrism and xenocentrism profiles’ interplay with authenticity in tourists’ destination choices. Journal of Hospitality and Tourism Insights, 8, 2277-2295. https://doi.org/10.1108/JHTI-05-2024-0532
Alves, A. P. C. C. ; Strehlau, V. I. (2025) It’s no skin off your nose: why do consumers tattoo brands? Journal of Business Research, 199, 115508. https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2025.115508
Cucato, J. S. T.; Bizarrias, F. S.; Strehlau, V. I.; Silva, J. G.; Ferreira, M. C. O. (2025) The impact of environmental awareness and consumption ethics on proactive environmental behavior: the mediating role of political position. Market-Trziste, 37, 9-23. https://doi.org/10.22598/mt/2025.37.spec-issue.9
Mariutti, F. G. ; Strehlau, V. I. ; Loomis, J. J. ; Herrero, E. (2024) When Place Brand and Place Logo Matches: VRIO applied to Place Branding. Place Branding and Public Diplomacy, v. 20, p. x, 2024. https://doi.org/10.1057/s41254-024-00332-x
Doutora em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas – SP (2003), mestre e graduada pela mesma escola. Estágio Senior (pós doutorado) pela Wirtschaftsuniversität Wien. Participou do Programme of International Management na London Business School. Atualmente é Vice-Coordenadora Programa de Pós graduação em Administração e professora do Mestrado Profissional em Comportamento do Consumidor da Escola Superior de Propaganda e Marketing/SP – ESPM. Eleita Representante do Brasil no Comitê Executivo do European Marketing Academy. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Marketing. Interesses de pesquisa em comportamento do consumidor e em marketing internacional em temas como marca país, marcas e comportamento do consumidor em contexto regional e internacional.
Projeto de Pesquisa
Consumidores e Marcas no ambiente internacional
Descrição: Este projeto tem por objetivo principal a compreensão do uso de marcas em um contexto internacional. Como focos principais há o estudo de marca- país e da importância da imagem do país em suas diversas facetas, marcas globais X marcas regionais, marcas “born globals” e marcas brasileiras no exterior e influência da cultura na construção de marcas. Simultaneamente busca-se compreender a relação entre marcas e o comportamento do consumidor.
Lattes
http://lattes.cnpq.br/8492161402371563