Centro ESPM de Desenvolvimento Socioambiental – CEDS

O Centro ESPM de Desenvolvimento Socioambiental (CEDS) nasceu em 2016 para integrar as atividades já realizadas há décadas na faculdade.

Sua principal função é comunicar e alinhavar as várias ações realizadas, relacionadas aos seguintes temas:

  • Negócios sociais e de impacto social
  • Idadismo
  • Finanças sociais
  • Empreendedorismo social
  • Gestão ambiental
  • Terceiro Setor (ONGs, fundações, institutos etc.)
  • Investimento social privado
  • Responsabilidade socioambiental
  • Sistema B
  • Sustentabilidade
  • Voluntariado

A ESPM sempre acompanha as tendências, os movimentos globais e as mudanças geracionais, e o Centro ESPM de Desenvolvimento Socioambiental (CEDS) nasceu sob essa premissa, aliada aos valores e à missão da ESPM.

 

É também uma resposta ao chamado da Agenda 2030, das Nações Unidas, à  Declaração dos Direitos Humanos, seguindo também as diretrizes e normas do Ministério da Educação do Brasil.

O CEDS tem por visão ser referência nacional dentre as IES sobre assuntos socioambientais, contribuindo na construção de um mundo melhor e mais sustentável.

Promovemos conhecimento junto à comunidade ESPM sobre o desenvolvimento socioambiental, aproximando estudantes e docentes desta temática, em sua conexão com o mercado e a academia. Por meio de parcerias com instituições e empresas, desenvolvemos ações de divulgação e pesquisas de tendências, com temas atuais e inexplorados, gerando mais conhecimento para a sociedade.

Essas pesquisas são realizadas juntamente com outras áreas da ESPM, como a pós-graduação stricto sensu e o CAEPM (Centro de Altos Estudos da ESPM), assim como outras instituições externas à organização, como o Social Business Centre. É feito também o acompanhamento dos trabalhos de conclusão de curso da graduação e pós-graduação que possuem temáticas ligadas ao CEDS.

Por meio do CEDS e de outras entidades, como a ESPM Social e a Incubadora de Negócios da ESPM, os estudantes conseguem ter uma experiência “hands on” e vivenciar a realidade do mercado ligada ao desenvolvimento socioambiental. Essa vivência é fundamental para entender o tema de forma holística, complementando as disciplinas ligadas ao tema já inseridas nas grades obrigatórias de quase todos os cursos de graduação da ESPM.

Venha ser um parceiro do Centro ESPM de Desenvolvimento Socioambiental!

Diversos projetos estão em desenvolvimento e sendo implementados com sucesso, dê uma olhada abaixo para conhecer mais:
criativa-idade_500

Criativa Idade

O Criativa Idade é um curso intergeracional do CEDS, com o objetivo de aumentar a criatividade, as competências e habilidades de pessoas a partir dos 60 anos. O programa oferece aulas teóricas, práticas, oficinas, atividades expositivas e dialógicas, com a participação de estudantes voluntários. Dentre as atividades, pode-se citar: análise de filmes e músicas, jogos eletrônicos e analógicos, oficina teatral, laboratório de informática, fotografia, filmagem, autoavaliação e exposição digital.

gps_500

Grupo de Pesquisa Social (GPS)

O Grupo de Pesquisa Social (GPS) é um projeto do CEDS, com a realização da ESPM Social. Nele, são desenvolvidas pesquisas qualitativas e quantitativas de impacto socioambiental, publicadas em formato de artigos acadêmicos, no Depositório CEDS, ou postagens nas redes sociais. Esses artigos formam uma base de conteúdo atualizada sobre o tema, que fica disponível para toda a sociedade.

+sust_500

+SUST

A ESPM +SUST é um projeto do CEDS, com a realização em parceria da ESPM Social voltada para a consciência sustentável e ambiental da faculdade: a ESPM +Sustentável. Conscientizando os alunos e funcionários sobre questões ambientais, a +SUST produz conteúdos semanais nas suas redes sociais e acaba fomentando eventos, ações e projetos acerca do assunto sustentabilidade.

forum_mrc_500

Fórum de Marketing Relacionado à Causa

O Fórum de Marketing Relacionado à Causa é um evento anual, que já conta com mais de 4 edições realizado em parceria entre a ESPM, o Instituto Ayrton Senna, Ipsos e Cause. Tem como propósito promover a discussão sobre o protagonismo das empresas, organizações não governamentais (ONGs) e consumidores frente às causas sociais e fomentar ideias inspiradoras. Dentro do CEDS, os alunos ajudam na realização de pesquisas e referências de benchmark para acrescentar ao desenvolvimento de ideias e projetos.

terra-2030_500

Terra 2030​

A Terra 2030 é uma parceria entre a ESPM, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA). Trata-se de um hub de soluções sociais alinhadas à Agenda 2030, com chamada de projetos de intervenção no território e realização de um fórum anual que reunirá academia, mercado, governos e organizações sociais para discutir soluções sustentáveis de desenvolvimento das cidades e territórios. ​

PodCEDS

Este podcast traz conversas descontraídas sobre impactos positivos por meio da sustentabilidade, com líderes e gestores de negócios de impacto social, ONGs, empresas e startups que acreditam no impacto por meio do desenvolvimento socioambiental. As conversas abordam como os convidados realizaram transformações e resolveram problemas em suas áreas de atuação para inspirar pessoas a criar um mundo mais sustentável.

dialogos_500

Diálogos CEDS

Diálogos CEDS são eventos mensais que propõem um diálogo entre palestrantes convidados e o público sobre determinados temas acerca da sustentabilidade, negócios sociais, diversidade, terceiro setor, entre outros, para promover a discussão e a disseminação de temas relevantes para contribuir para organizações, profissionais e uma sociedade cada vez mais consciente.

depositorio_500

Depositório

O Depositório CEDS é um portal que divulga semanalmente artigos, livros e pesquisas sobre o universo da sustentabilidade, sendo um local de confiança e aprendizado sobre o tema para alunos e funcionários da ESPM. Em parceria com a Associação Brasileira dos Profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável (Abraps), o Depositório reúne todas essas informações no link: http://depositorioceds.espm.br.

esg_500

ESG Stakeholders

ESG Stakeholders - Environmental, Social and Governance (em português: Ambiental, Social e de Governança) é o projeto do CEDS que promove as medidas de sustentabilidade para investimentos e negócios através de documentos, reports e apresentações, relacionando as esferas ambiental, social e de governança e sua relação com stakeholders.

Conheça um pouco mais através dos Relatórios de Atividades do CEDS

Notícias

Acompanhe as notícias do CEDS.

Equipe

Coordenação
Marcus Nakagawa
Guilherme Costa

Contato

ceds@espm.br

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS