Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Adminsitração (PPGA) da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing). Ph.D. in Management pela University of Tsukuba (Japão), Pós-doutorado na National University of Singapore (Cingapura), Pesquisador Colaborador da Universidade de Brasília (UnB). Bolsista Produtividade CNPq – Nível 2 para o período 2019-2021. Coordenador Adjunto do ProAsia – Programa de Estudos Asiáticos (FEA/USP). Pesquisador Associado do Observatório de Multinacionais Brasileiras da ESPM. Eleito como Coordenador da Divisão ESO da ANPAD para o triênio 2018-2020. Track chair “FDI and Internationalization” do congresso internacional AIB-LAT (Academy of International Business – Latin American Chapter) em 2017 (Peru) e 2018 (Buenos Aires). Track Chair ?Strategy Process and Practice? do 2019 SMLA ? Strategic Management in Latin America. Co-Chair do Track “MNE Strategy and Organization” da conferência 2015 EIBA (European International Business Academy). Coordenador de Área no Brasil da SGBED (Society for Global Business & Economic Development). Foi membro do Comitê Científico da Divisão ESO para o biênio 2013-2014 e triênio 2015-2017 e líder da área temática “Estratégia e Conhecimento” da Divisão ESO biênio 2011-2012. Foi Professor Visitante da University of Deggendorf (Alemanha) e atualmente Avocational Lecturer da Steinbeis University (Alemanha). Atuou como Guest-Editor do Journal of Business Research (Elsevier). Membro do Corpo Editorial da RAE (Revista de Administração de Empresas),
International Journal of Multinational Corporation Strategy, International Journal of Comparative Management e da Revista Ibero-Americana de Estratégia – RIAE. Editor Científico da Revista Internext na Área de Operações e Estratégia Internacional. Revisor de periódicos acadêmicos internacionais (Journal of Business Research, Asian Business & Management, Latin American Business Review, Brazilian Administration Review, Brazilian Business Review, Tourism and Hospitality Research, Canadian Journal of Administrative Sciences, International Journal of Human Resources Development and Management) e periódicos acadêmicos nacionais (RAE, Internext, BASE, Revista de Negócios, Revista Ciências Administrativas). Seus interesses de pesquisas são estratégias de internacionalização de empresas, inovação e performance de empresas multinacionais, modos de entrada, joint ventures, empresas asiáticas e brasileiras.
Projeto de Pesquisa
Estratégia de internacionalização de empresas multinacionais e subsidiárias estrangeiras:
Este projeto de pesquisa visa aprofundar o conhecimento de como vem ocorrendo a formulação e implantação de estratégias e inovação no processo de internacionalização das empresas multinacionais e suas subsidiárias estrangeiras. Busca assim conhecer melhor as estratégias e suas inovações, formas de entrada, performance, problemas deparados, atividades pós-entrada das subsidiárias e situações de desinvestimentos. O estudo baseia-se em dados primários e secundários de empresas multinacionais estrangeiras e brasileiras.
Professor Titular nos Programas de Pós-Graduação em Administração (PPGA) e em Comportamento do Consumidor (PPGCC) da ESPM. Possui Ph.D. in Management pela University of Tsukuba (Japão) e Pós-doutorado pela National University of Singapore (Cingapura). Atuou como Professor Visitante na Deggendorf Institute of Technology (Alemanha) e atualmente é Guest (Global) Professor na Keio University (Japão) e Avocational Lecturer na Steinbeis University (Alemanha).
Participa ativamente em associações acadêmicas nacionais e internacionais. Na ANPAD, contribuiu como Coordenador da Divisão Estratégia em Organizações (ESO), membro do Comitê Científico e líder de tema. Na AIB-LAC (Academy of International Business, Latin American & the Caribbean Chapter) atuou como Conference Chair, Pre-Conference Chair e Track Chair. Na AJBS (Association of Japanese Business Studies), foi Conference Program Chair. Atualmente é o Coordenador de Área no Brasil da AGBRP (Academy for Global Business Research & Practice), antiga SGBED, onde também atuou como Conference Program Chair.
Contribui regularmente para periódicos acadêmicos nacionais e internacionais. É Co-editor da InternexT – International Business and Management Review, Guest Editor da Multinational Business Review e do Journal of Business Research, além de integrar os comitês editoriais da International Journal of Multinational Corporation Strategy, International Journal of Comparative Management e da Revista Ibero-Americana de Estratégia – RIAE.
Seus principais interesses de pesquisas incluem estratégias de internacionalização de empresas tradicionais e digitais, inovação e performance de subsidiárias multinacionais asiáticas e brasileiras, modos de entrada em mercados internacionais, joint ventures, fusões e aquisições, transferência de conhecimento.
Projetos de Pesquisa
Estratégia e Inovação em Negócios Internacionais
Este projeto de pesquisa investiga como empresas multinacionais e suas subsidiárias estrangeiras formulam e implementam estratégias e inovações em ambientes internacionais. A pesquisa abrange diferentes formas de entrada em mercados externos, como investimento direto estrangeiro (IDE), exportações e aquisições, além de analisar desempenho e atividades pós-entrada, parcerias estratégicas incluindo joint ventures, parcerias público-privadas (PPPs) e consórcios públicos. Também analisa o impacto de fatores institucionais nacionais e subnacionais. Os dados de pesquisa são primários e secundários, coletados em nível subnacional, nacional e internacional, envolvendo empresas multinacionais, suas subsidiárias e instituições públicas e privadas.
Inovação e Estratégia de Mercado: Um enfoque no consumidor
Este projeto analisa como inovações e estratégias de mercado, especialmente aquelas baseadas em novas tecnologias e processos, influenciam o comportamento do consumidor. O estudo busca compreender os efeitos dessas práticas sobre a decisão de compra, o uso de produtos e serviços, e a percepção de valor. A pesquisa envolve empresas e organizações públicas e privadas que atuam diretamente com o mercado consumidor, com foco nas estratégias adotadas sobre a experiência e no engajamento dos clientes.
Lattes
http://lattes.cnpq.br/7985065366684340