Neste programa, o objetivo é aprimorar as habilidades de profissionais que desejam atuar na área de negócios, comunicação e marketing, oferecendo uma visão ampla e integrada do marketing, incluindo não apenas as estratégias e abordagens tradicionais, mas também explorando a tecnologia e as novas mídias.
Essa abordagem atualizada e abrangente é fundamental para que os profissionais possam entender as tendências e os comportamentos do mercado e criar estratégias mais eficazes e inovadoras. Alia-se a isso uma abordagem que considera o ambiente de desenvolvimento de branding na jornada de solidificação da imagem e reputação da empresa.
Taxa de inscrição para o processo seletivo
O curso de Pós-Graduação em Marketing Estratégico, Branding e Mídias tem 390 horas, divididas em 3 módulos de conteúdo e um projeto final. Os módulos são: Mídias e Ambiente On e Off-line, que busca capacitar os profissionais envolvidos nos diversos conceitos de mídia, planejamento e métricas em ambiente all-line, explorando a jornada do consumidor; Marketing Estratégico e Transformação de Negócios, que explora os conceitos fundamentais das mudanças nos mercados e seus impactos nas estratégias de marketing. Busca-se traçar um panorama sobre os desafios atuais, decorrentes, principalmente, do profundo processo de transformação do consumo e do acesso à informação dos diferentes mercados e segmentos. E, por fim, o módulo Branding e Reputação de Marca, que tem como objetivo fornecer aos participantes uma compreensão abrangente sobre como gerar e gerenciar uma marca forte, criando uma identidade única e reconhecida pelos consumidores.
O curso de Pós-Graduação em Marketing Estratégico, Branding e Mídias está classificado na área de Marketing, Estratégia e Gestão. Mas você também terá a oportunidade de adquirir conhecimento em outras áreas. Veja como as disciplinas do curso se dividem:
Profissionais da área de marketing, publicidade e propaganda.
A ESPM, escola de negócios, comunicação e marketing, e a Rede Bahia, conglomerado de mídia que conta com 16 veículos presentes em todo o estado da Bahia, promovem o “ESPM em Rede”, uma iniciativa que contempla um conjunto de ações para o mercado de comunicação da Bahia, entre eles, a Pós-Graduação em Marketing Estratégico, Branding e Mídias. [Saiba mais sobre o projeto]
Proporciona a compreensão dos fundamentos e conceitos de marketing. Aborda os tópicos relevantes de um plano de marketing. Possibilita ao aluno identificar quais fatores do ambiente de marketing podem afetar os negócios de uma organização e conhecer as estratégias e o composto de marketing necessários para a obtenção dos resultados esperados.
Tem como objetivo capacitar o aluno a analisar e interpretar informações em ambientes complexos, desenvolver técnicas para tomada de decisão e conhecer as principais abordagens e ferramentas utilizadas nesse processo. O conteúdo programático inclui conceitos fundamentais, análise de dados, abordagens para tomada de decisão, ferramentas e casos práticos.
Dada a crescente demanda do mercado por inovação e modelos de negócio disruptivos, capazes de gerar vantagem competitiva e sustentabilidade para as organizações, é preciso discutir o papel da inovação na estratégia empresarial. Com esse enfoque, a disciplina discute o processo de desenvolvimento de novos negócios, ferramentas e técnicas para estimular a criatividade e a inovação, além de cases de sucesso e insucesso de empresas inovadoras.
Aborda os principais conceitos e técnicas associadas à gerência de projetos utilizados pelo PMI e técnicas aplicadas na gestão de projetos moderna, como métodos ágeis. Desenvolve habilidades e conhecimentos necessários para os estudantes liderarem equipes de forma ágil e entregarem projetos de alta qualidade dentro do prazo e do orçamento estabelecido.
Busca desenvolver habilidades de liderança e gestão para estimular a inovação nas organizações. Serão abordados temas como o papel da liderança na gestão da inovação, estratégias para a criação de uma cultura inovadora, ferramentas para estimular a criatividade e a inovação, além de práticas para promover a colaboração e a participação dos funcionários. O objetivo é capacitar os alunos a liderar equipes e promover a inovação organizacional de forma estratégica e sustentável, gerando vantagem competitiva e crescimento para as organizações.
Visa proporcionar aos alunos conhecimentos e habilidades relacionados à gestão de marcas em um ambiente cada vez mais competitivo e globalizado. Serão abordados temas como a importância das marcas para as empresas, estratégias de posicionamento de marca, construção e gestão de marcas, pesquisa de mercado, comunicação e imagem de marca, além de casos práticos de sucesso e insucesso de empresas na gestão de suas marcas. O objetivo é capacitar os alunos a desenvolverem estratégias de branding eficazes e sustentáveis, capazes de gerar valor para as organizações e se destacar em um mercado cada vez mais competitivo.
Para desenvolver habilidades para lidar com situações de crise de forma eficaz, minimizando o impacto negativo na reputação da empresa e preservando a confiança dos stakeholders é preciso estar preparado para lidar com situações de crise e proteger a reputação de marcas e empresas. Com esse enfoque, a disciplina aborda a identificação de riscos e potenciais crises, as estratégias de gerenciamento de crises, a comunicação de crise, a recuperação da reputação e a gestão de stakeholders. Serão apresentados casos práticos de empresas que enfrentaram crises e como lidaram com elas.
Buscando capacitar os alunos a compreenderem a relação entre as marcas e os consumidores, e como isso afeta a decisão de compra e a fidelização do cliente. Serão abordados temas como a importância do branding na decisão de compra, comportamento do consumidor, estratégias de marketing, segmentação de mercado, pesquisa de mercado e mensuração de resultados. Serão apresentados casos práticos de empresas que utilizaram estratégias de branding eficazes para se destacarem no mercado. O objetivo é fornecer aos alunos uma visão abrangente da relação entre as marcas e os consumidores e desenvolver habilidades para criar e gerir marcas que atendam às expectativas e necessidades dos clientes.
Tem como objetivo fornecer aos alunos as ferramentas necessárias para medir e avaliar o desempenho de uma marca, com base em dados objetivos e indicadores relevantes. Serão abordados temas como a importância da medição e avaliação do desempenho da marca, as métricas de branding mais relevantes, a mensuração do impacto das campanhas de marketing na marca, o monitoramento da concorrência e a gestão da reputação online. Serão apresentados casos práticos de empresas que utilizaram métricas de branding eficazes para melhorar o desempenho de suas marcas no mercado. O objetivo é capacitar os alunos a utilizar as métricas de branding adequadas para avaliar o desempenho de uma marca e tomar decisões estratégicas para melhorá-lo.
A disciplina abordará os conceitos fundamentais da comunicação mercadológica, traçando um panorama sobre os desafios atuais vividos, decorrentes principalmente do profundo processo de transformação do consumo e do acesso à informação dos diferentes mercados e segmentos. Serão discutidas as novas tendências em comunicação e o papel das tecnologias emergentes e da transformação digital neste processo.
A disciplina vai explorar o impacto do processo de convergência de canais de comunicação nas estratégias de mídia. Discutirá as diferenças entre os modelos tradicionais de comunicação e a estratégias de plataformas integradas em sistemas Cross Mídia e Omnichannel. Aspectos, tais como o papel da jornada do cliente na definição das estratégias de integração, assim como de novas abordagens que envolvem o uso de big data, metaverso e gameficação serão explorados.
A disciplina discutirá a importância do monitoramento da eficácia e do desempenho dos canais integrados de mídia. Discutirá os conceitos de métricas de marketing e de comunicação e quais são as métricas mais utilizadas para medir o desempenho dos canais on e off-line, assim como as ferramentas e plataformas de gerenciamento de campanhas integradas hoje utilizadas.
O objetivo do curso é capacitar os alunos a desenvolverem um planejamento de mídia eficiente e bem-sucedido, considerando as particularidades de cada meio e integrando as estratégias de mídia online e off-line. Serão tratados temas como a seleção de veículos e formatos de mídia off-line, TV, rádio, jornal, revista, outdoor, entre outros, e os formatos de mídia online: display, search, social media, e-mail marketing, entre outros, assim como a composição do uso desses meios em campanhas.
Projeto final de integração e aplicação.
*Ao término do curso, os alunos apresentarão presencialmente o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) para uma banca de professores. A apresentação ocorre em uma das unidades da ESPM, São Paulo, Rio de Janeiro ou Porto Alegre.
de conteúdo
Conclusão do curso
Modalidade do curso
24/02/24, 09/03/24, 23/03/24, 06/04/24, 20/04/24, 04/05/24, 11/05/24, 25/05/24, 08/06/24, 15/06/24, 29/06/24, 13/07/24, 20/07/24, 03/08/24, 17/08/24, 31/08/24, 14/09/24, 28/09/24, 05/10/24, 19/10/24, 26/10/24, 09/11/24, 23/11/24, 07/12/24, 18/01/25, 01/02/25, 15/02/25, 22/02/25, 15/03/25, 29/03/25, 12/04/25, 26/04/25, 10/05/25, 24/05/25, 07/06/25, 21/06/25, 05/07/25, 19/07/25, 02/08/25
Local: SALVADOR
*datas sujeitas a alteração
Aqui você aprende com os melhores profissionais do mercado.