Amanda Alencar

Professora Amanda Alencar

Profa. Dra Amanda Paz Alencar (Erasmus University Rotterdam)

Professora Titular do Departamento de Mídia e Comunicação da Erasmus University Rotterdam e Presidente da Divisão de Comunicação Intercultural da Associação Internacional de Comunicação (ICA). Suas pesquisas estão focadas na comunicação intercultural, mídia e identidades culturais e mídia e migração. Foi pesquisadora visitante do Refugee Studies Center, da Universidade de Oxford, onde desenvolveu parte de seu novo projeto de pesquisa “Integração digital, meios de subsistência e migrações forçadas”.  Atuou em diversos projetos de pesquisa (inter)nacionais sobre interculturalidade, diversidade e cinema na Europa e América do Sul , os efeitos das mensagens narrativas na integração muçulmana na Holanda (ASCoR, Universidade de Amsterdã), e o uso de jogos digitais colaborativos para promover a integração intercultural de refugiados em escolas holandesas (Universidade de Utrecht), entre outros. É autora de vários artigos em periódicos internacionais como Communication Research, Information, Communication & Society, Journalism, European Journal of Communication; Mídia, Cultura e Sociedade; Bússola de Sociologia, Perspectivas Globais; etc.

Translate

According to your choice

[gtranslate]

SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.