Débora Cristina Bonfim Aquarone

Professora Débora Bonfim

Pós-Graduada em Gestão da Informação Digital pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (2015); Bacharel em Biblioteconomia pelo Centro Universitário Assunção (2010) e Bacharel em Comunicação Social, com habilitação em Rádio e TV pela Universidade São Judas Tadeu (1998). Recebeu prêmios da Rádio Cultura pela produção do programa sobre a vida da compositora e maestrina Chiquinha Gonzaga (1998) e de redação e locução pelo programa Nova Geração de Compositores e Cantores da MPB (1997). Profissional Especialista na área de Gestão da Informação, com mais de 25 anos de atuação em bibliotecas (Fundação Memorial da América Latina e ESPM). Atualmente, Coordena a Biblioteca da ESPM-SP. Atuou também como produtora cultural na Fundação Memorial da América Latina e no Museu Brasileiro da Escultura (MuBE). É Coautora dos artigos “O estudo do usuário e a aplicação de estratégias do marketing em bibliotecas universitárias”, publicado nos Anais do XIX Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias, 15 a 21 de outubro de 2016, em Manaus (AM); Aula em cena”, publicado nos Anais do XX Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias, 15 a 20 de abril de 2018, em Salvador (BA). É Autora do artigo “A conectividade e a organização da informação: uma abordagem entre a Internet das Coisas e a Web Semântica”, publicado no Ciência da Informação em Revista, v. 4, n. 2 (2017).

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SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.