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Elisa Guerra Ashton Eichenberg

Professor Elisa Ashton

Possui bacharelado em Design pela Universidade Feevale (2010), é mestre em Qualidade Ambiental pela Universidade Feevale (2012) e doutora em Design com ênfase em Design & Tecnologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2017). Integrou a equipe do Laboratório de Design e Seleção de Materiais (LdSM) da UFRGS desenvolvendo pesquisas na área de eficiência de materiais e novas tecnologias para a reciclagem. Tem experiência prática nas áreas de projeto, criação e desenvolvimento de produto e pesquisa de tendências. Atuou como designer de produto em atelier de joias e em indústria metalúrgica, onde foi integrante do comitê de produto. Atualmente é docente no curso de Design da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM – Porto Alegre) e coordenadora da ESPM Social (núcleo de voluntariado estudantil) que representa o braço didático-pedagógico da Responsabilidade Socioambiental Corporativa da ESPM Porto Alegre, orientando estudantes no desenvolvimento de projetos de impacto social e ambiental. Na pesquisa, aborda a temáticas relacionadas ao design para a inovação social e sustentabilidade.

Lattes

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SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.