José Eduardo Ricciardi Favaretto

Professor Jose Eduardo Favaretto

José Eduardo Ricciardi Favaretto é Business Scientist. Possui Doutorado (2019) e Mestrado Acadêmico (2015) em Administração de Empresas (Sistemas de Informação), obtido com distinção, pela FGV EAESP (Fundação Getulio Vargas – Escola de Administração de Empresas de São Paulo). Fez também estágio de Pós-doutoramento em Administração (Difusão de Inovações) (2019 – 2021) na ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing / SP.

 

Atuou como empreendedor no mercado de Tecnologia de Informação brasileiro por +30 anos (1987 a 2017). É Professor de Metodologia Científica, Metodologia de Projetos Analíticos, Análise Exploratória de Dados, Business Analytics, e de Banco de Dados e Visualização no MBA do IDE/FGV Management, e de Data Science & Analytics (Ciência e Análise de Dados), e Modelagem Estatística & Business Intelligence em cursos de Pós-Graduação/MBA da ESPM – SP.

 

Atua também como Pesquisador em Difusão de Inovações e Ciência de Dados (FGV e ESPM). Publicou nos últimos anos artigos nos periódicos RAC–Revista de Administração Contemporânea, BBR–Brazilian Business Review, RAE–Revista de Administração de Empresas – todas publicações consideradas como A2 no estrato Qualis/CAPES.

Lattes

http://lattes.cnpq.br/3790103269421610

Translate

According to your choice

[gtranslate]

SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.