Karine de Almeida Karam

KARINE-KARAM

Doutora em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2019), mestre em Administração de Empresas pela PUC-Rio (2006) e graduada em Estatística pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1998). Atualmente é professora RTI da Escola Superior de Propaganda e Marketing, lecionando nos cursos de graduação em Publicidade e Administração. Na mesma instituição, integra o Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Publicidade e Propaganda e a Comissão Própria de Avaliação (CPA). Fez cursos de extensão em Gestão Estratégica de Clientes pelo Instituto de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006) e Antropologia do Consumo (2008) também no Coppead/ UFRJ. Tem experiência na área de Marketing, especialmente no estudo do comportamento do consumidor usando metodologias quantitativas e qualitativas de pesquisa.

Lattes

http://lattes.cnpq.br/5288048059203431

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SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.