Renato Gonçalves Ferreira Filho

Renato Gonçalves Ferreira Filho_foto

Renato Gonçalves Ferreira Filho é doutor em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e mestre em Filosofia pelo Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (IEB-USP), onde realiza um pós-doutorado (2022-2023).

 

Atualmente pesquisa as relações entre inteligência artificial generativa e criatividade, com foco no processamento de linguagem natural na interface humano-máquina, em diálogo com a semiótica, a linguística, a psicanálise e as ciências da computação.

 

Publicitário, atuou em agências e empresas, bem como no mercado musical, sendo membro do júri do Prêmio Multishow desde 2017.

Entre outros livros, artigos e capítulos de livro, é autor de “Reflexões preliminares sobre o uso do ChatGPT como ferramenta estratégico-criativa na publicidade” (Revista Signos do Consumo, 2023), “O que satisfazem os ‘vídeos satisfatórios’? Perspectivas semiopsicanalíticas de seu consumo midiático” (“Bem-estar na cultura: consumo de satisfações?”, Clotilde Perez e Oscar Cesarotto (org.), USP, 2023) e “Marina Lima: Fullgás” (Editora Cobogó, 2022).

Membro do GESC3 (Grupo de Estudos Semióticos de Comunicação, Cultura e Consumo), vinculado ao CNPq.

Lattes

http://lattes.cnpq.br/3919121648225973

LinkedIn

https://www.linkedin.com/in/profdrrenatogoncalves/

Translate

According to your choice

[gtranslate]

SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.