Ricardo Pimentel

Professor Ricardo Pimentel

Mestre em Gestão da Economia Criativa (2017), Pós graduado em Comunicação com o Mercado (2007), ambas pela Escola Superior de Propaganda e Marketing-RJ. Graduado em Comunicação Social pelo Centro Universitário da Cidade (1986), com especialização na área audio visual. Leciona nos cursos de graduação em Publicidade e Propaganda, Design e Cinema, todos da Escola Superior de Propaganda e Marketing-RJ, desde janeiro de 2003. Foi professor de Fotografia do curso de Comunicação da Universidade Estácio de Sá, entre janeiro de 1999 e dezembro de 2007. Foi professor de Fotografia do curso de Comunicação do IBMEC, entre janeiro e dezembro de 2013. Especialista em Fotografia Publicitaria e Artística, vem atuando nas áreas mencionadas desde 1984, prestando serviços as mais diversas empresas do mercado através da marca Imagemagia e da empresa Artefoto Estúdio Ltda, como sócio-gerente e técnico especialista em fotografia. Desde novembro de 2017 vem sendo representado no mercado de artes plásticas pela Galeria ÉOQÉ Arte.

Lattes

http://lattes.cnpq.br/1716230564508853

Translate

According to your choice

[gtranslate]

SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.