Rodrigo Costa Maceira

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Doutorando em Estética e História da Arte (PGEHA-USP), possui graduação em Comunicação Social pela ESPM, graduação em Comunicação Social pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e doutorado não concluído em Teoría e Historia de la Representación Audiovisual pela Universitat Autònoma de Barcelona.

Mestre em Comunicação e Práticas de Consumo pelo PPGCOM-ESPM, na linha Lógicas de produção e estratégias midiáticas articuladas ao consumo, é pesquisador do grupo Comunicação, Consumo e Arte, da mesma instituição, e da linha Processos Criativos em Artemídia, no grupo Colabor, da ECA-USP.

Foi professor nos cursos de Antropologia do Consumo e Publicidade, do SENAC-SP.

Tem experiência na área de poéticas da mídia e estéticas midiáticas, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação e estética, communication aesthetics, media art, palavra-mídia, poéticas das vanguardas, das neo-vanguardas e da contracultura, poéticas de guerrilha e teorias da comunicação e das mídias.

É autor das coletâneas de contos “Um céu diferente daquele de lá” e “Até de repente”, semifinalista do Prêmio Oceanos 2017.

Lattes

http://lattes.cnpq.br/5921019549832309

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SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.