Rosa Alexandra Fonseca

Professora Rosa Alexandra Fonseca

Rosa Fonseca é professora em cursos de graduação e pós-graduação nas áreas de Comunicação e Marketing. Mestre em Comunicação e Práticas de Consumo pela ESPM, com dissertação e livro publicado sobre narrativas de negócios digitais, com ênfase no caso Airbnb e a chamada economia compartilhada. No doutorado em andamento, estuda os sentidos promovidos na atual exploração privada do espaço e sua relação com o macrossistema midiático.  É bacharel em Propaganda e MKT pelo Mackenzie, pós-graduada em Comunicação Corporativa pela Cásper Líbero e especializada em responsabilidade social corporativa pela USP. 

Foi gerente, coordenadora e especialista em empresas como BankBoston, Itaú Social e Itaú Cultural, Cielo, Suzano Papel e Celulose e Interbrand

Lattes

http://lattes.cnpq.br/2234100708582354

Translate

According to your choice

[gtranslate]

SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.