Lançamento

Doutorado Profissional em Comportamento do Consumidor – Para não Mestres

Sem necessidade de titulação de Mestre

Aulas

Encontros semanais às quartas e quintas no primeiro ano do curso e encontros quinzenais às sextas e sábados no 2º e 3º ano.

Data de início

08/08/2025

Modalidade

Presencial na ESPM TECH com a possibilidade do uso da tecnologia Hyflex.

Bem-vindo e bem-vinda ao Doutorado Profissional em Comportamento do Consumidor!

 

Este programa inovador oferece uma aplicação prática e aplicada nas dinâmicas de consumo. Com o Doutorado Direto, você economizou tempo e recursos ao avançar diretamente para o doutorado, conquistando uma qualificação que é altamente valorizada no mercado.

 

Com mais de 70 anos de excelência em marketing e negócios, a ESPM prepara você, no programa Stricto Sensu, para liderar mudanças e expandir seu networking em um ambiente de alto nível acadêmico e profissional.

Doutorado Profissional em Comportamento do Consumidor – Para não Mestres

Selecione a opção do curso para continuar

Modalidade: Presencial na ESPM TECH com a possibilidade do uso da tecnologia Hyflex.

Data de início: 08/08/2025

Período: Noturno e matutino

Duração: 8 Semestres

Aulas: Encontros semanais às quartas e quintas no primeiro ano do curso e encontros quinzenais às sextas e sábados no 2º e 3º ano.

Horário: Durante a semana das 19h às 23h e aos sábados das 9h às 13h

São Paulo - ESPM Tech

Bem-vindo e bem-vinda ao Doutorado Profissional em Comportamento do Consumidor!

 

Este programa inovador oferece uma aplicação prática e aplicada nas dinâmicas de consumo. Com o Doutorado Direto, você economizou tempo e recursos ao avançar diretamente para o doutorado, conquistando uma qualificação que é altamente valorizada no mercado.

 

Com mais de 70 anos de excelência em marketing e negócios, a ESPM prepara você, no programa Stricto Sensu, para liderar mudanças e expandir seu networking em um ambiente de alto nível acadêmico e profissional.

Modalidade: Presencial na ESPM TECH com a possibilidade do uso da tecnologia Hyflex.

Data de início: 08/08/2025

Período: Noturno e matutino

Duração: 8 Semestres

Aulas: Encontros semanais às quartas e quintas no primeiro ano do curso e encontros quinzenais às sextas e sábados no 2º e 3º ano.

Horário: Durante a semana das 19h às 23h e aos sábados das 9h às 13h

São Paulo - ESPM Tech

Doutorado Profissional em Comportamento do Consumidor – Para não Mestres

Selecione a opção do curso para continuar

Tecnologia Hyflex

O curso é presencial na ESPM Tech, com a flexibilidade da tecnologia Hyflex. Com Hyflex, você pode optar por assistir às aulas ao vivo, presencialmente na ESPM, ou virtualmente, via Zoom, de onde estiver.
A sua utilização varia de acordo com o plano de aula e a especificidade de cada disciplina.

Sobre o curso

O curso oferece um aprofundamento de conhecimentos sobre comportamento do consumidor, com uma abordagem prática e aplicada. Integrando rigor acadêmico e práticas de mercado inovadoras, formando especialistas capazes de entender e influenciar as dinâmicas e tendências de consumo com a vantagem de poder ingressar diretamente no doutorado, sem a necessidade de um título de mestre, assim, você economiza tempo e recursos, conquistando uma formação altamente valorizada no mercado.

Para quem se destina

Voltado para profissionais C-level e executivos, este doutorado é ideal para líderes que desejam entender as dinâmicas de comportamento do consumidor e tomar decisões estratégicas de alto impacto.

Focado em inovação, o programa prepara os egressos para desenvolver estratégias que influenciam diretamente os negócios, antecipando tendências e adaptando as empresas às mudanças do mercado.

 

Linhas de pesquisa:

Escolher uma linha de pesquisa é essencial para direcionar sua trajetória acadêmica, permitindo um foco aprofundado em áreas que se alinham com seus interesses e objetivos de pesquisa. O curso está organizado em duas linhas de pesquisa:

1.260h

de conteúdo

8 Semestres

Conclusão do curso

Modalidade

Presencial na ESPM TECH com a possibilidade do uso da tecnologia Hyflex.

Estrutura curricular

Disciplinas Obrigatórias

Linha Comportamento do Consumidor e Marketing / Linha Estratégia e Inteligência de Mercado

Oferecer feedbacks coletivos (estimulando a troca de experiências e aprendizados pelos pares) e personalizados  (oferecendo  contribuições diretas ao projeto);

Reforçar com os estudantes qual é a estrutura esperada de uma tese;

Auxiliá-los a pensar em oportunidades de submissão de artigos, para congressos e periódicos, decorrentes de suas teses;

Oferecer feedback construtivo acerca das eventuais fragilidades da tese, no estágio em que se encontra, e apontar caminhos para correção;  

Discussões sobre epistemologia, construção de raciocínio lógico-científico e construção de artigos acadêmicos em administração.  


Créditos: 4

Carga horária: 60

  • Marketing Como Ciência
  • As Origens do Marketing
  • Evolução do Pensamento de Marketing x Ambientes de Negócios
  • Epistemologia em Marketing
  • Ampliação do Escopo de Marketing
  • Abordagens Críticas à Teoria de Marketing
  • Composto de Marketing
  • Miopia de Marketing
  • Marketing Estratégico e Operacional
  • Marketing e Valores Socioambientais
  • Consumismo x Consumerismo
  • Marketing em Ambientes Digitais 


Créditos: 4

Carga horária: 60

Eletivas Metodológicas

  • Ética em Dados
  • Proliferação dos Dados e Sua Disponibilidade
  • Real Time Business Intelligence
  • Evolução do Data Science
  • Data Science e Inteligência Analítica
  • IoT e Telemetria de Dados
  • Dados Distribuídos e Cloud
  • Confiabilidade e Block Chain
  • Automatização de Decisões e  IA
  • Fundamentos de Data Mining
  • Data Mining Tools (KNIME)
  • Técnicas Analíticas de Data Mining
  • Classificação Supervisada vs. Não Supervisada
  • Técnicas Analíticas: Naive de Bayes, Decision Tree, k-Vizinhos mais Próximos (KNN)
  • Redes Neurais Artificiais (RNAs)
  • Classificação K-Means
  • Market Basket Analysis  


Créditos: 4

Carga horária: 60

  • Tipos de Variáveis
  • Coleta de Dados Primários e Secundários
  • Representações Tabulares e Gráficas
  • Variáveis Observáveis e Latentes
  • Ferramentas Online para Coleta de Dados Primários
  • Teste de Hipóteses
  • O Conceito de Valor-p
  • Modelagem Estatística em Business
  • Modelos Preditivos e Construção de Simuladores com Case em Dados Quantitativos
  • Análise Multivariada de Dados
  • Análise Conjunta e Discriminante
  • Estimação de Amostra


Créditos: 4

Carga horária: 60

  • Regressões Lineares e Não Lineares
  • Regressões Logísticas Binomial e Multinomial
  • Modelagem de Equações Estruturais com Matrizes de Correlação e Covariância
  • Automação de Processos
  • Segmentação de Bases por Clusterização
  • Meta-Análise
  • Modelos de Relação Moderada e Mediada
  • Gestão de Negócios Orientada por Dados

Créditos: 4

Carga horária: 60

  • Mensuração em Ciências Sociais e Comportamentais: debate epistemológico e definições centrais
  • Modelo Geral de Mensuração: construtos latentes, requisitos de escalas, algumas propostas de mensuração
  • Confiabilidade
  • Validade
  • Tópicos Avançados: construtos de natureza formativa e reflexiva
  • Viés Comum ao Método
  • Vantagens e Desvantagens (potenciais problemas) no Uso de Escalas Disponíveis na Literatura
  • Uso de Teoria de Resposta ao Item como Estratégia de Mensuração de Construtos Latentes
  • Uso de PLS para Testar Hipóteses em Modelos de Pesquisa, com Uso de Variáveis Latentes

Créditos: 4

Carga horária: 60

  • Visão Geral da Pesquisa Experimental em Marketing
  • Cenários Experimentais
  • Manipulação e Mensuração das Variáveis
  • Validade Interna e Externa
  • Análise e Efeitos
  • Delineamentos Between e Within Subjects
  • Cuidados com os Sujeitos da Pesquisa
  • Noções Introdutórias de Neurociência e Sua Aplicação na Área de Administração
  • Neurociência Aplicada ao Marketing
  • Aplicações de Laboratório e em Campo.


Créditos: 4

Carga horária: 60

  • Pressupostos Regressivos
  • Regressão Logística Binária e Multinomial
  • Regressão Linear Múltipla
  • Técnicas de Redução de Dados
  • Análise Fatorial Exploratória e Análise Fatorial Confirmatória
  • Covariance Based Structural Equation Modeling (CB-SEM)
  • Partial Least Squares Structural Equation Modeling (PLS-SEM)
  • Análise de Mediação e Moderação
  • Modelos Regressivos Não Lineares
  • Parametrização de Modelos Estatísticos
  • Testes de Hipóteses para Proporções de Populações Multinomiais
  • Análise de Variância (ANOVA/MANOVA) e de Covariância (ANCOVA/MANCOVA)
  • Modelos Lineares Gerais

 

Créditos: 4

Carga horária: 60

  • Conceito de Produto e Produto Tecnológico
  • Tipologia dos Produtos Tecnológicos
  • Princípios de Design Science Research Aplicados a Produtos Tecnológicos
  • Etapas de Elaboração de um Produto Tecnológico
  • Relevância e Rigor na Pesquisa de Produtos Tecnológicos
  • Registro e Difusão de Produtos Tecnológicos
  • Relatos e Artigos sobre Produtos Tecnológicos
  • Registro de Patentes

 

Créditos: 4

Carga horária: 60

Eletivas Empírico-Teóricas

  • Motivation
  • Perception and Attention
  • Knowledge and Inference
  • Memory
  • Attitudes and Affect
  • Behavioral Decision Theory
  • Affect
  • Self-Control
  • Social Influences

Créditos: 4

Carga horária: 60

  • Conceitos de Marketing Transacional vs. Marketing Relacional
  • Geração de Valor
  • Satisfação e Fidelização de Clientes
  • Funil de Conversão
  • Comportamento do Cliente no Pós-Venda
  • Serviços Agregados
  • Programas de Fidelização
  • Gestão de Banco de Dados
  • Táticas de CRM (Customer Relationship Marketing)
  • Programa de CLV (Customer Lifetime Value)
  • Integração Multicanal
  • Métodos de Classificação de Clientes
  • Índice de Churn
  • Recuperação de Clientes e Régua de Relacionamento.


Créditos: 4

Carga-horária: 60

  • Escolas de Marketing
  • O Conhecimento Científico e a Prática nas Organizações
  • Criação e Gestão de Valor
  • Marketing e Gestão por Projetos
  • Marketing Analytics
  • Inteligência Artificial (IA)
  • Machine Learning (ML)
  • Realidade Aumentada (RA) e Demais Desenvolvimentos Digitais Aplicados em Marketing
  • Marketing Internacional
  • Agilidade de Marketing
  • Marketing
  • Multiculturalidade e Diversidade
  • Sustentabilidade e ESG e Seus Impactos na Organização e na Prática de Marketing


Créditos: 4

Carga horária: 60

  • Marketing Internacional
  • Cultura no Ambiente Global
  • Mercados Emergentes
  • Estratégias de Marketing Internacional
  • Efeito País de Origem
  • Marcas Globais e Marcas Locais
  • Born Global
  • Imagem de País
  • Marca País
  • Marcas de Localidades


Créditos: 4

Carga horária: 60

  • Estudos Culturais e Teorias da Prática Aplicadas ao Desenho de Inovação e de Futuros
  • Estilos Inovadores de Liderança
  • Protocolos para Projetos Inovadores
  • Soluções e Modelos de Negócios Transformadores e Sustentáveis


Créditos: 4

Carga horária: 60

  • Introdução ao Design Estratégico e Comportamento do Consumidor
  • Marketing Sensorial
  • Design e Seus Reflexos na Percepção
  • Atitudes e Emoções
  • Tomada de Decisão e Design
  • Branding e Identidade Visual
  • O Design Como Forma de Inovação e Sustentação para o Engajamento do Consumidor
  • Design Sustentável e Responsável
  • Design para a Inclusão
  • O Papel do Design na Imitação e Falsificação
  • Influências Sociais e Culturais no Design
  • Tecnologia e Design


Créditos: 4

Carga horária: 60

  • Classificação Socioeconômica
  • Comportamentos Desviantes e Estigmatizados
  • Boicotes, Ativismo, Anticonsumo
  • Comunidades e Coletivos de Consumidores
  • Tribos e Públicos de Marca
  • Influenciadores e Suas Relações com as Marcas


Créditos: 4

Carga horária: 60

  • Lógica Dominante de Serviço
  • Centralidade no Consumidor
  • Criação de Valor
  • Experiência do Cliente
  • Gestão da Experiência do Cliente
  • Jornada do Consumidor
  • Engajamento
  • Cocriação de Valor
  • Relacionamento do Cliente com a Marca


Créditos: 4

Carga horária: 60

  • Inovação e Inovação Social
  • Tecnologia e Tecnologias Sociais
  • Estudos Decoloniais
  • Teorias da Prática e Inovação
  • Metodologias e Protocolos para Projetos Socialmente Inovadores


Créditos: 4

Carga horária: 60

Os principais temas tratados serão:

  • Fatores que Influenciam a Difusão de Novos Produtos em Novos Mercados
  • Elementos da Difusão de Novos Produtos
  • História da Pesquisa em Difusão
  • Gerações de Inovações
  • O Processo de Inovação e Seus Impactos na Difusão
  • Difusão de Produtos por meio de Países
  • Redes de Difusão
  • Modelos de Difusão
  • Teorias Preditivas da Difusão de Novos Produtos
  • O Modelo de Frank Bass
  • Modelagem do Processo de Difusão
  • Modelagem por meio de Modelos de Abordagem Macro (dinâmica de sistemas)
  • Modelagem por meio de Abordagem Micro (simulação baseada em agentes)


Créditos: 4

Carga horária: 60

  • Concepts
  • Frameworks, and Theories of International Business
  • Relationship between International Business Strategy and the Consumer Perspective
  • Consumer Receptiveness and Entry Modes


Créditos: 4

Carga horária: 60

  • Comunicação Institucional
  • Comunicação Interna
  • Comunicação Mercadológica
  • Funções e Estratégias de Comunicação Organizacional
  • Promoção do Entendimento dos Objetivos Organizacionais
  • Mobilização e Integração do Público Interno
  • Fortalecimento das Relações com Stakeholders
  • Facilitação de Processos de Negociação Interna e Externa
  • Persuasão de Públicos de Interesse Gerenciamento de Crises e Facilitação de Mudanças


Créditos: 4

Carga horária: 60

Os tópicos abordados englobam conceito de elite e seu papel na sociedade:

  • Economia de Serviço
  • Experiência do Consumidor
  • Estratégias de Criação de Valor
  • Efeitos Trickledown, Botton-up e Suas Especificidades Culturais
  • Símbolos de Status e Pertencimento
  • Elementos do Posicionamento de Luxo, Incluindo Identidade e Exclusividade
  • O Consumo de Luxo e Masstige na Sociedade Contemporânea
  • As Implicações Éticas de Engajar e Influenciar a Elite
  • Posicionamento Premium no Mercado e Imagem de Marca

Créditos: 4

Carga horária: 60

Módulo Internacional

O módulo internacional é uma experiência imersiva de curto prazo, destinada aos estudantes do curso. O formato do módulo envolve a participação em palestras oferecidas por universidades relacionadas ao tema da disciplina, bem como visitas técnicas em empresas ou outras organizações relevantes. A cada ano, é oferecida uma disciplina com um tema diferente com três objetivos principais:

a) Possibilitar a internacionalização do doutorado para estudantes que têm restrições de tempo para estadias mais prolongadas, como bolsas sanduíche ou intercâmbios semestrais;
b) Criar uma rede de contatos internacional com professores universitários e executivos de diversas áreas;
c) Proporcionar uma imersão cultural rica, tanto na gestão quanto em experiências locais.

TOTAL:  84 créditos (carga horária: 1.260 horas) sem título de mestre

Créditos exigidos em disciplinas obrigatórias**: 08 (CH 120)

Créditos exigidos em disciplinas optativas**: 24 (CH 360)

Créditos exigidos em módulo internacional: 04 (CH 60)

Créditos em orientação de tese: 24 (CH 360)

Créditos exigidos em disciplinas obrigatórias (cursadas no Mestrado): 12 (CH 180)

Créditos exigidos em disciplinas optativas (cursadas no Mestrado): 12 (CH 180)

Processo de seleção

Saiba como funciona cada etapa do processo de seleção:
0

Inscrição e pagamento da taxa

0

Upload dos documentos

0

Entrevista

O edital é essencial, pois nele estão detalhadas todas as informações e diretrizes cruciais para participar do processo seletivo. É por meio dele que você candidato terá acesso a todas as orientações necessárias, garantindo transparência, igualdade de oportunidades e conformidade com os requisitos estabelecidos.

 

BAIXAR O EDITAL

Prepare-se para o Teste ANPAD, uma avaliação essencial que mede suas habilidades e conhecimentos, abrindo portas para os programas de pós-graduação stricto sensu.

INSCREVA-SE

Nota: O curso de doutorado profissional foi aprovado pelo parecer 177/2025 do Conselho Nacional de Educação e homologado pela Portaria MEC 213 publicada no Diário Oficial da União (DOU) de 20 de março de 2025.

Obs.: O link da entrevista será enviado por e-mail após o pagamento da taxa de inscrição.

Não reservamos vaga para candidatos aprovados. Garanta sua vaga efetuando a matrícula, conforme disponibilidade de vagas para o curso.

Pesquisa ESPM

Descubra as pesquisas e ações inovadoras desenvolvidas pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração. Explore nossos livros e e-books publicados por docentes e discentes, que abrangem uma variedade de temas relevantes para sua formação e pesquisa. Amplie seu conhecimento e conecte-se com as mais recentes contribuições acadêmicas e práticas do nosso programa.

Depoimentos

Depoimentos de alguns dos mestrandos da ESPM formados em 2019, compartilhando um pouco da sua trajetória de pesquisa e estudos:

Por que escolher esse curso?

Onde o curso acontecerá?

São Paulo – ESPM Tech

Rua Joaquim Tavora, 1240

Vila Mariana - São Paulo - SP

O serviço de VAN* da ESPM ocorre de segunda a sexta-feira, na saída do Metrô Ana Rosa – Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 65 – em frente à Caixa Econômica Federal.

Horários:
Das 6h30 às 13h30
Das 14h30 às 17h
Das 18h às 23h30

 *Serviço gratuito e exclusivo aos alunos da ESPM. Apresente a carteirinha de aluno no momento do embarque.

O serviço de VAN* da ESPM ocorre de segunda a sexta-feira, na saída do Metrô Ana Rosa – Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 65 – em frente à Caixa Econômica Federal.

Horários:
Das 6h30 às 13h30
Das 14h30 às 17h
Das 18h às 23h30

 *Serviço gratuito e exclusivo aos alunos da ESPM. Apresente a carteirinha de aluno no momento do embarque.

Perguntas frequentes

Ficou com alguma dúvida?

Os cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu são programas acadêmicos e profissionais de nível avançado que englobam mestrados e doutorados. Eles têm uma duração longa, geralmente com duração entre 18 e 24 meses para o mestrado e entre 36 e 48 meses para o doutorado. O objetivo central desses cursos é formar lideranças capazes de trazer avanços para o conhecimento em suas áreas por meio de pesquisas de alto nível. Durante o curso, os estudantes devem completar créditos de disciplinas obrigatórias e eletivas e realizar pesquisas originais em sua área de estudo. Ao final do programa, a pesquisa desenvolvida pelo estudante é apresentada e avaliada por uma banca examinadora como parte dos requisitos para a conclusão do curso. A ênfase, aqui, está nas atividades de pesquisa, permitindo que os estudantes desenvolvam habilidades e produzam trabalhos acadêmicos, técnicos e tecnológicos originais que contribuam para o avanço do conhecimento em seu campo. Durante o curso, os estudantes desenvolvem habilidades críticas de análise, pesquisa, redação acadêmica e apresentação, que são transferíveis para muitos campos profissionais e para a sociedade em geral.

Sim. É necessária a aprovação da CAPES para um curso Stricto Sensu funcionar.

 

A CAPES é uma fundação vinculada ao MEC, que regula e avalia todos os cursos de mestrado e doutorado do país.

No caso dos mestrados, todo estudante que tenha concluído um curso de graduação. No caso dos doutorados, todo estudante que tenha concluído um curso de mestrado ou, no caso do doutorado direto, todo estudante que tenha concluído um curso de graduação. Em todos os casos, é necessário que o estudante seja aprovado em processo seletivo próprio de cada curso da ESPM.

Sim, isso é cada vez mais comum, posto que os limites entre as disciplinas estão cada vez mais fluidos. Por natureza, as áreas de Administração e Comunicação são multidisciplinares. No caso do PPGECEI, especificamente, como não existe graduação em Economia Criativa, as turmas são formadas por estudantes oriundos de várias áreas do conhecimento e o curso é considerado interdisciplinar.

 

Assim, os estudantes, além de optarem pelos cursos do PPGCOM, PPGA, PPGCC e PPGECEI, muitas vezes diferentes do escolhido na graduação, podem ser instruídos pelos docentes a mudarem de linha de pesquisa para adequarem melhor o seu projeto, visto que ele será a base de todo o seu curso.

Sim, os cursos Stricto Sensu (literalmente: de sentido específico, e não amplo) são os mestrados, mestrados profissionais, doutorados e doutorados profissionais, que habilitam o egresso à docência em cursos de graduação, pós-graduação lato sensu e pós-graduação stricto sensu (no caso do doutorado).

O mestrado acadêmico e o mestrado profissional são dois tipos diferentes de programas de pós-graduação, e suas principais diferenças estão relacionadas aos objetivos e à abordagem:

 

Mestrado Acadêmico: O mestrado acadêmico é voltado principalmente para a pesquisa acadêmica e científica, embora, cada vez mais, seja demandada a aplicabilidade da pesquisa. Ele enfatiza o aprofundamento do conhecimento teórico e a produção de pesquisa original. Os estudantes de mestrado acadêmico geralmente conduzem estudos mais teóricos e têm como objetivo contribuir para o avanço do conhecimento em sua área de estudo. É uma escolha indicada para aqueles que desejam seguir carreiras acadêmicas, como professores universitários e pesquisadores e querem se destacar em suas respectivas áreas de estudo. Além da academia, o mestrado acadêmico também pode abrir portas para carreiras em pesquisa em instituições governamentais, empresas privadas e organizações sem fins lucrativos que valorizam habilidades de pesquisa e análise.

 

Mestrado Profissional: O mestrado profissional, mesmo habilitando o concluinte para lecionar em qualquer instituição de ensino, está mais direcionado para as demandas do mercado de trabalho. Ele tem um foco prático e aplicado, com o objetivo de preparar os estudantes para solucionar problemas e inovar no ambiente profissional. Os programas de mestrado profissional costumam ser mais orientados para o desenvolvimento de habilidades práticas e competências que podem ser aplicadas diretamente em empresas e organizações. É uma escolha adequada para profissionais que desejam avançar em suas carreiras ou buscar oportunidades de liderança em suas áreas de atuação.

 

Ambos os tipos de mestrado conferem o grau de mestre, mas o enfoque e as metas de aprendizado são distintos. Portanto, a escolha entre um mestrado acadêmico e um mestrado profissional dependerá dos objetivos individuais de carreira e das aspirações profissionais de cada estudante.

O doutorado acadêmico e o doutorado profissional são dois tipos diferentes de programas de pós-graduação, e suas principais diferenças estão relacionadas aos objetivos e à abordagem:

 

Doutorado Acadêmico: O doutorado acadêmico é voltado principalmente para a pesquisa teórica, o avanço da ciência e a produção de conhecimento original, expandindo o conhecimento e preparando o indivíduo para a carreira acadêmica. O objetivo é formar pesquisadores e professores para universidades e centros de pesquisa. Sua metodologia tem ênfase em pesquisa original, análise crítica e produção científica.

 

Doutorado Profissional: O doutorado profissional, por outro lado, está mais direcionado para a aplicação prática do conhecimento para resolver desafios práticos da vida profissional em contextos aplicados, preparando líderes e especialistas para atuarem e gerarem inovação no mercado de trabalho.

 

Ambos conferem o título de doutor, mas com direcionamentos diferentes em termos de carreira e aplicação do conhecimento. Portanto, a escolha entre um doutorado acadêmico e um doutorado profissional dependerá dos objetivos individuais de carreira e das aspirações profissionais de cada estudante.

Não, o título obtido é rigorosamente o mesmo. Ambos os tipos de mestrado conferem o grau de mestre, mas o enfoque e as metas de aprendizado são distintos. Portanto, a escolha entre um mestrado acadêmico e um mestrado profissional depende dos objetivos individuais de carreira e das aspirações profissionais de cada estudante.

Não, o título obtido é rigorosamente o mesmo. Ambos os tipos de doutorado conferem o grau de doutor, mas o enfoque e as metas de aprendizado são distintos. Portanto, a escolha entre um doutorado acadêmico e um doutorado profissional depende dos objetivos individuais de carreira e das aspirações profissionais de cada estudante.

Estes programas têm por especificidade articular o campo da comunicação aos estudos do consumo. Eles partem da perspectiva de que o consumo é um comunicador das nossas relações sociais mais amplas e de que os meios de comunicação de massa fazem um papel de mediação das várias culturas do consumo. Por isso, interessa aos programas pesquisas que investiguem como as culturas midiáticas e os simbolismos do consumo estão articulados. São programas voltados à análise crítica sobre a sociedade de massa e do consumo, sobre as culturas midiáticas e digitais e sobre as narrativas midiatizadas sobre o consumo, o que inclui o estudo de teorias clássicas e a discussão de abordagens contemporâneas.

 

Os programas mantêm sua missão de formar docentes e investigadores com qualidade e competência para assumirem responsabilidades pela execução e liderança nas atividades de pesquisa, orientação e ensino na área de Comunicação, em âmbito nacional e internacional. Tanto no Mestrado, quanto no Doutorado, os(as) mestres(as) e doutores(as) atuam na carreira acadêmica, bem como na articulação da pesquisa com ONGs, empresas privadas e setores da sociedade civil.

 

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM (PPGCOM-ESPM) teve início em 2006 com o curso de Mestrado Acadêmico e teve o curso de Doutorado aprovado em 2012.

 

MESTRADO: O Mestrado Acadêmico em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM prepara pesquisadores e professores de excelência para atuar em níveis nacional e internacional. Com início em 2006 e avaliação nota 5 pela CAPES, o programa oferece uma formação sólida em comunicação e consumo, incentivando a liderança em atividades de pesquisa e ensino. Contando com um corpo docente e discente de produção intelectual destacada, o curso é ideal para quem busca especialização de alto nível e reconhecimento no campo acadêmico.

 

DOUTORADO: O Doutorado em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM visa formar pesquisadores de alta qualificação, capazes de produzir conhecimento relevante para o avanço teórico e metodológico do campo. Iniciado em 2012, o curso consolida a vocação do PPGCOM ESPM para a pesquisa crítica e interdisciplinar, promovendo investigações inovadoras sobre as interfaces entre mídia, cultura e consumo. Com forte ênfase na internacionalização, no diálogo com a sociedade e na articulação entre teoria e prática, o Doutorado prepara docentes e cientistas comprometidos com a produção de conhecimento de impacto acadêmico e social.

Nestes programas são abordados tópicos e temas de pesquisa voltados às necessidades e demandas das organizações nacionais e internacionais com objetivos como crescimento e perenidade e que, para tanto, estão em busca de profissionais capazes de desenhar as estratégias que as levem a caminhar com solidez e segurança, mesmo em cenários de turbulenta transformação. Tanto no mestrado, quanto no doutorado, os(as) mestres(as) e doutores(as) atuam, prioritariamente, na carreira acadêmica, contribuindo para resolver problemas da prática de gestão.

 

Os cursos de mestrado e doutorado concentram-se na área de administração, área que se preocupa com a gestão das organizações que conduzem negócios no ambiente doméstico e internacional, envolvendo questões de adaptação local e integração global, análise dos mercados domésticos e internacionais, distribuição das atividades de marketing, produção e inovação (pesquisa e desenvolvimento), estratégias de internacionalização e transferência de conhecimento entre subsidiárias, modos de entrada e alocação de recursos.

 

MESTRADO: Com as linhas de Marketing e de Estratégia e Inovação em Gestão Internacional, o Mestrado em Administração da ESPM capacita profissionais para enfrentar desafios de gestão em mercados globais e locais. Focado em adaptação local e integração global, o curso oferece uma visão aprofundada sobre análise de mercados, estratégias de internacionalização e inovação. Com ênfase na transferência de conhecimento entre subsidiárias e otimização de recursos, o programa prepara líderes para tomar decisões estratégicas e inovadoras, maximizando o impacto de suas organizações em um cenário global competitivo.

 

DOUTORADO: O Doutorado em Administração da ESPM desenvolve lideranças globais para atuar com inovação e estratégia em mercados internacionais. Voltado a profissionais que buscam excelência em análise de mercados, estratégias de internacionalização e transferência de conhecimento, o curso oferece uma base sólida para pesquisas e práticas que subsidiam decisões de alto impacto em gestão e competitividade global.

Nestes programas se desenvolvem pesquisas científicas com aplicações práticas. Os(as) mestres(as) e doutores(as) formados no PPGCC podem atuar tanto na carreira acadêmica, pois os títulos de mestre(a) ou doutor(a) permite que atuem tanto como docentes em universidades quanto seguir na carreira executiva, levando o ferramental científico para diagnosticar e resolver problemas nas organizações, especialmente nas áreas de negócios, marketing e relações com consumidoras(es). Essa aplicação prática do conhecimento é particularmente valiosa para empresas que buscam uma vantagem competitiva sustentável no mercado.

 

MESTRADO: Desde 2015, o Mestrado Profissional em Comportamento do Consumidor (MPCC) da ESPM é pioneiro no Brasil com foco exclusivo em aprofundar conhecimentos científicos e práticos na área. Voltado para gestores, especialistas e consultores, o programa é estruturado para unir academia e mercado, oferecendo insights que fortalecem o posicionamento estratégico das empresas. Com duas linhas de pesquisa – Pessoa, Sociedade e Consumo e Consumo, Inteligência e Estratégia –, o curso explora o comportamento do consumidor em cenários B2C e B2B, garantindo uma visão inovadora e responsável para ampliação das vantagens competitivas no mercado.

 

DOUTORADO: Único programa na América Latina, e dentre os sete existentes no mundo, o programa de doutorado oferece uma aplicação prática e aplicada nas dinâmicas de consumo. Para os profissionais com o título de mestre, a modalidade Doutorado Regular permite o ingresso em um programa único e de excelência, permitindo assim a continuidade da vida acadêmica com o doutorado, para conquistar uma formação ainda mais valorizada no mercado. Para aqueles profissionais que não detém o título de mestre, a modalidade Doutorado Direto permite que sejam cursadas disciplinadoras niveladoras para avançar diretamente para o doutorado, conquistando uma qualificação que é altamente valorizada no mercado.

 

Integrando rigor acadêmico e práticas de mercado inovadoras para formar profissionais capazes de entender e influenciar as dinâmicas e tendências de consumo.

No PPGECEI, compreendemos a economia criativa como um conjunto de atividades produtivas com crescente importância no atual contexto da economia globalizada. Mas, além desse dinamismo em si, reconhecemos também a contribuição dos setores criativos como elemento estratégico da competitividade e da capacidade inovativa de outros setores da economia. Por meio de uma abordagem interdisciplinar, articulando o conhecimento científico com as demandas dos mercados e da sociedade, os cursos visam a desenvolver profissionais com capacidade de aplicar conceitos e processos científicos na solução de problemas complexos, sendo geradores de inovação e ganhos de competitividade para empreendedores e empresas; melhores políticas públicas para os governos; e melhoria de qualidade de vida para a população em geral

 

MESTRADO: O Mestre em Economia Criativa, Estratégia e Inovação é capaz de desenvolver estudos e projetos relacionados à dimensão estratégica e inovativa das organizações privadas e públicas, bem como do da sociedade civil, compreendendo a importância da abordagem da economia criativa no atual contexto da globalização. Compreende a economia criativa além das indústrias criativas, reconhecendo o seu transbordamento para outros setores da economia. É um profissional preocupado com os ganhos de competitividade de empresas, criação de novos modelos de negócio, potencialização do empreendedorismo e da inovação, fortalecimento do desenvolvimento econômico das cidades, contribuição no esforço para redução das desigualdades (sociais, de gênero, raciais e outras), proposição de novos modelos educacionais, entre tantas outras possibilidades. Acredita que as competências científicas contribuem para o desenvolvimento de sua carreira, assumindo gradativamente posições e responsabilidades mais importantes nas organizações em que atua.

 

DOUTORADO: O Doutor em Economia Criativa, Estratégia e Inovação é um profissional com amplo domínio dos métodos científicos e dos processos de criação e implementação de projetos de pesquisa aplicados à realidade profissional em que atua, assim como demonstra domínio temático dos campos da economia criativa, estratégia e inovação. Desenvolve soluções criativas e inovadoras, integrando ferramentas e conceitos do design, da gestão estratégica da inovação, da ciência de dados, da comunicação, da economia, assim como dos campos culturais e artísticos. Utiliza, portanto, de maneira articulada e integrada competências objetivas e subjetivas, lógicas e intuitivas, operacionais e criativas, econômicas e simbólicas para responder aos problemas complexos enfrentados em sua rotina profissional. É um profissional com capacidade para liderar projetos criativos e inovadores, assim como liderar áreas e assumir posições elevadas nas hierarquias das organizações públicas e privadas em que atua.

A CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) são as principais agências que financiam a formação de recursos humanos a nível de pós-graduação (mestrado acadêmico, doutorado acadêmico e pós-doutorado) no país e no exterior. Desta forma, o financiamento é por meio da concessão de bolsas de estudo.

BOLSAS NO PAÍS

As bolsas CAPES/PROSUP são concedidas à Diretoria Acadêmica de Pesquisa e PósGraduação Stricto Sensu e aos Programas de Pós-Graduação [Administração (PPGA) e Comunicação e Práticas de Consumo (PPGCOM)] por meio de quota no início do ano.

 

PROSUP/INTEGRAL: o(a) estudante recebe um valor mensal em sua conta bancária que custeia a sua pesquisa e não há cobrança de mensalidade no período de vigência da bolsa.

PROSUP/TAXA: o(a) estudante recebe um valor mensal em sua conta bancária que custeia as taxas escolares/mensalidades do curso. O valor repassado pela agência de fomento deve ser utilizado para pagamento do boleto gerado pela ESPM no período de vigência da bolsa. O montante repassado é suficiente para a quitação integral das mensalidades, sem necessidade de complementação por parte do(a) bolsista.

PROSUP/PRÓ-REITORIA: o(a) estudante recebe um valor mensal em sua conta bancária que custeia as taxas escolares/mensalidades do curso. O valor repassado pela agência de fomento deve ser utilizado para pagamento do boleto gerado pela ESPM no período de vigência da bolsa.

As bolsas CNPq/PIBPG são concedidas à Diretoria Acadêmica de Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu e aos Programas de Pós-Graduação [Administração (PPGA) e Comunicação e Práticas de Consumo (PPGCOM)] por meio da candidatura no(a) edital/chamada para apoio a projetos institucionais para pesquisa na pós-graduação.

MESTRADO: o(a) estudante recebe um valor mensal em sua conta bancária no Banco do Brasil que custeia a sua pesquisa e não há cobrança de mensalidade no período de vigência da bolsa.

DOUTORADO: o(a) estudante recebe um valor mensal em sua conta bancária no Banco do Brasil que custeia a sua pesquisa e não há cobrança de mensalidade no período de vigência da bolsa.

 

OBSERVAÇÕES:

 

1) O(A) estudante ingressante deve arcar com a matrícula e a primeira mensalidade do curso, exceto para os bolsistas PIBPG que são isentos de qualquer taxa, matrícula ou mensalidade.

2) A indicação dos candidatos às bolsas de estudo é feita pela Comissão de Bolsas de cada Programa (PPGA/PPGCOM).

3) O Escritório de Projetos e Apoio à Pesquisa (EPAP) é o departamento que providencia a indicação e o acompanhamento dos estudantes às bolsas de estudo das agências de fomento.

4) Todos os(as) bolsistas, independentemente da modalidade de bolsa concedida, são avaliados(as) anualmente quanto ao desempenho no desenvolvimento dos trabalhos acadêmicos (disciplinas, grupo de pesquisa, orientação, participação em eventos da área e produção científica), bem como nas atividades realizadas com o Programa e a Diretoria Acadêmica de Pesquisa e Pós-graduação Stricto Sensu para que continuem a ser contemplados(as) com a bolsa.

 

BOLSAS NO EXTERIOR

 

A concessão da bolsa referente ao Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior – CAPES/PDSE ocorre por meio de edital de seleção, que tem o objetivo de fomentar o intercâmbio científico internacional e a qualificação acadêmica dos(as) estudantes de doutorado no Brasil.

 

O objetivo central do programa é que o(a) doutorando(a) possa ter um período de experiência de pesquisa no exterior, sob a supervisão de um(a) coorientador(a) pertencente a uma instituição de ensino ou pesquisa no exterior, pública ou privada, de relevância para o estudo pretendido. A duração e o remanejamento das bolsas ficam condicionadas ao edital e às normas vigentes da agência de fomento.

BOLSA DE IMPACTO SOCIAL são bolsas concedidas integralmente no valor de 100% do curso de mestrado e doutorado profissional (PPGECEI) de acordo com critérios sociais e a pontuação alcançada no Processo Seletivo.

 

BOLSAS INSTITUCIONAIS (CONVENÇÃO COLETIVA) são bolsas concedidas para professores(as) e funcionários(as) da ESPM mediante cumprimento de critérios de exigibilidade.

DESCONTO SOBRE MENSALIDADE (ex-aluno) – 5% ou 20%

 

– Desconto de 5% no valor integral se o(a) candidato(a) for concluinte dos cursos de curta duração, extensão e de férias e de 20% no valor integral, se for concluinte da Graduação e Pós-Graduação (Lato e Stricto – Mestrado ou Doutorado).

 

DESCONTO SOBRE MENSALIDADE (parceria B2B) – 15%

 

– Desconto de 15% para funcionários de empresas parceiras.

 

NOTA: Caso um o(a) estudante ESPM opte pelo desconto, não poderá pleitear nenhuma outra bolsa, pois as elas não são cumulativas.

Matricule-se

Informações sobre o curso de Doutorado Profissional em Comportamento do Consumidor – Para não Mestres

Modalidade: Presencial na ESPM TECH com a possibilidade do uso da tecnologia Hyflex.

Data de início: 08/08/2025

Período: Noturno e matutino

Aulas: Encontros semanais às quartas e quintas no primeiro ano do curso e encontros quinzenais às sextas e sábados no 2º e 3º ano.

Horário: Durante a semana das 19h às 23h e aos sábados das 9h às 13h

Doutorado Profissional em Comportamento do Consumidor – Para não Mestres

Selecione a opção do curso para continuar

20% de desconto
No valor de todas as mensalidades do curso para alunos e ex-alunos da graduação e pós-graduação ESPM. O desconto não é acumulativo.

5% de desconto
No valor de todas as mensalidades do curso para alunos e ex-alunos dos cursos de extensão da ESPM. O desconto não é acumulativo.
  • RG e CPF (originais)
  • Histórico original de curso superior
  • Diploma de curso superior reconhecido pelo MEC, com carga horária mínima de 1600 horas-aula. Na ausência do diploma, o estudante poderá entregar certificado, atestado ou declaração de conclusão de curso com a descrição da data de colação de grau, qual será aceito temporariamente, ficando sob a responsabilidade do estudante a entrega posterior do referido diploma (originais)

No caso de diplomas internacionais, é necessária a sua tradução juramentada, consularização pelo Brasil no país de origem e revalidação, de acordo com a Resolução nº.8, de 4/10/07, do Conselho Nacional de Educação (CNE), disponível em: http://portal.mec.gov.br

Quer atendimento personalizado e saber mais sobre o curso?

Deixe seus contatos e falaremos com você:

Ficou com alguma dúvida?
Podemos te ajudar:

Central de Relacionamento Pós-graduação
De segunda a sexta-feira das 8h às 20h 

Visite a ESPM

Participe da visita guiada e aproveite para esclarecer todas as suas dúvidas.

Quem viu este curso gostou destes também...

Acha que este ainda não é o seu curso dos sonhos? Sem problemas, dê uma olhada nestas opções:

Presencial

São Paulo – ESPM Tech

Quem viu este curso gostou destes também...

Acha que este ainda não é o seu curso dos sonhos? Sem problemas, dê uma olhada nestas opções:

Translate

According to your choice

Avise-me