Neste programa o objetivo é aprimorar as habilidades de profissionais que desejam atuar na área de negócios, comunicação e marketing oferecendo uma visão ampla e integrada do marketing, incluindo não apenas as estratégias e abordagens tradicionais, mas também explorando a tecnologia e as novas mídias. Essa abordagem atualizada e abrangente é fundamental para que os profissionais possam entender as tendências e os comportamentos do mercado e criar estratégias mais eficazes e inovadoras. Alia-se a isto uma abordagem que considera o ambiente de desenvolvimento de branding na jornada de solidificação da imagem e reputação da empresa.
Taxa de inscrição para o processo seletivo
O curso MARKETING ESTRATÉGICO, BRANDING E MÍDIAS possui 390 horas, divididos em 3 módulos de conteúdo e um projeto final. Os módulos são: Mídias e Ambiente On e Off line, que busca capacitar os profissionais envolvidos nos diversos conceitos de mídia, planejamento e métricas em ambiente all line explorando a jornada do consumidor; Marketing Estratégico e Transformação de Negócios, que explora os conceitos fundamentais das mudanças nos mercados e seus impactos na estratégias de marketing. Busca-se traçar um panorama sobre os desafios atuais, decorrentes principalmente do profundo processo de transformação do consumo e do acesso à informação dos diferentes mercados e segmentos. E, por fim, o módulo Branding e Reputação de Marca, que tem como objetivo fornecer aos participantes uma compreensão abrangente sobre como gerar e gerenciar uma marca forte, criando uma identidade única e reconhecida pelos consumidores.
O curso de Pós-Graduação em Marketing Estratégico, Branding e Mídias está classificado na área de Marketing, Estratégia e Gestão. Mas você também terá a oportunidade de adquirir conhecimento em outras áreas. Veja como as disciplinas do curso se dividem:
Profissionais da área de marketing, publicidade e propaganda.
A ESPM e o Grupo Jaime Câmara, conglomerado de 27 veículos de comunicação presentes nos estados de Goiás e Tocantins, promovem um projeto de educação continuada para anunciantes e agências de publicidade dos mercados de ambos os estados. A iniciativa contempla um conjunto de ações, entre eles, a Pós-Graduação em Marketing Estratégico, Branding e Mídias. [Saiba mais sobre o projeto]
Proporciona a compreensão dos fundamentos e conceitos de marketing. Aborda os tópicos relevantes de um plano de marketing. Possibilita ao aluno identificar quais fatores do ambiente de marketing podem afetar os negócios de uma organização e conhecer as estratégias e o composto de marketing necessários para a obtenção dos resultados esperados.
Tem como objetivo capacitar o aluno a analisar e interpretar informações em ambientes complexos, desenvolver técnicas para tomada de decisão e conhecer as principais abordagens e ferramentas utilizadas nesse processo. O conteúdo programático inclui conceitos fundamentais, análise de dados, abordagens para tomada de decisão, ferramentas, e casos práticos.
Dada a crescente demanda do mercado por inovação e modelos de negócio disruptivos, capazes de gerar vantagem competitiva e sustentabilidade para as organizações, é preciso discutir o papel da inovação na estratégia empresarial. Com esse enfoque, a disciplina discute o processo de desenvolvimento de novos negócios, ferramentas e técnicas para estimular a criatividade e a inovação, além de cases de sucesso e insucesso de empresas inovadoras.
Aborda os principais conceitos e técnicas associadas à gerência de projetos utilizados pelo PMI e técnicas aplicadas na gestão de projetos moderna, como métodos ágeis. Desenvolve habilidades e conhecimentos necessários para os estudantes liderarem equipes de forma ágil e entregarem projetos de alta qualidade dentro do prazo e do orçamento estabelecido.
Busca desenvolver habilidades de liderança e gestão para estimular a inovação nas organizações. Serão abordados temas como o papel da liderança na gestão da inovação, estratégias para a criação de uma cultura inovadora, ferramentas para estimular a criatividade e a inovação, além de práticas para promover a colaboração e a participação dos funcionários. O objetivo é capacitar os alunos a liderar equipes e promover a inovação organizacional de forma estratégica e sustentável, gerando vantagem competitiva e crescimento para as organizações.
Visa proporcionar aos alunos conhecimentos e habilidades relacionados à gestão de marcas em um ambiente cada vez mais competitivo e globalizado. Serão abordados temas como a importância das marcas para as empresas, estratégias de posicionamento de marca, construção e gestão de marcas, pesquisa de mercado, comunicação e imagem de marca, além de casos práticos de sucesso e insucesso de empresas na gestão de suas marcas. O objetivo é capacitar os alunos a desenvolverem estratégias de branding eficazes e sustentáveis, capazes de gerar valor para as organizações e se destacar em um mercado cada vez mais competitivo.
Para desenvolver habilidades para lidar com situações de crise de forma eficaz, minimizando o impacto negativo na reputação da empresa e preservando a confiança dos stakeholders é preciso estar preparado para lidar com situações de crise e proteger a reputação de marcas e empresas. Com esse enfoque, a disciplina aborda a identificação de riscos e potenciais crises, as estratégias de gerenciamento de crises, a comunicação de crise, a recuperação da reputação e a gestão de stakeholders. Serão apresentados casos práticos de empresas que enfrentaram crises e como lidaram com elas.
Buscando capacitar os alunos a compreenderem a relação entre as marcas e os consumidores, e como isso afeta a decisão de compra e a fidelização do cliente. Serão abordados temas como a importância do branding na decisão de compra, comportamento do consumidor, estratégias de marketing, segmentação de mercado, pesquisa de mercado e mensuração de resultados. Serão apresentados casos práticos de empresas que utilizaram estratégias de branding eficazes para se destacarem no mercado. O objetivo é fornecer aos alunos uma visão abrangente da relação entre as marcas e os consumidores, e desenvolver habilidades para criar e gerir marcas que atendam às expectativas e necessidades dos clientes.
Tem como objetivo fornecer aos alunos as ferramentas necessárias para medir e avaliar o desempenho de uma marca, com base em dados objetivos e indicadores relevantes. Serão abordados temas como a importância da medição e avaliação do desempenho da marca, as métricas de branding mais relevantes, a mensuração do impacto das campanhas de marketing na marca, o monitoramento da concorrência e a gestão da reputação online. Serão apresentados casos práticos de empresas que utilizaram métricas de branding eficazes para melhorar o desempenho de suas marcas no mercado. O objetivo é capacitar os alunos a utilizar as métricas de branding adequadas para avaliar o desempenho de uma marca e tomar decisões estratégicas para melhorá-lo.
A disciplina abordará os conceitos fundamentais da comunicação mercadológica, traçando um panorama sobre os desafios atuais vivido, decorrentes principalmente do profundo processo de transformação do consumo e do acesso à informação dos diferentes mercados e segmentos. Serão discutidas as novas tendências em comunicação e o papel das tecnologias emergentes e da transformação digital neste processo.