Programa de
Pós-Graduação Stricto Sensu em

Produção Jornalística e Mercado

MPPJM

Lógicas e Modelos de Gestão em Jornalismo

Essa linha de pesquisa estuda e analisa as alterações no mercado, como os novos modelos de negócios em jornalismo, tendo em vista a emergência de empreendimentos sustentáveis economicamente. Considera a diversificação do valor comercial da notícia, o consumo da informação por uma audiência ativa e inserida na ambiência das tecnologias digitais e os consequentes impactos nos processos de gestão. Compreende estudos e práticas voltados às novas atribuições e atuações do profissional no cenário jornalístico em constante mutação.

 

Coordenação: Profs. Dr. Maria Elizabete Antonioli

Produção de Conteúdo

Essa linha de pesquisa estuda e desenvolve a produção de conteúdos inovadores em jornalismo, alinhados ao cenário midiático e comunicacional contemporâneo. Prevê dinâmicas narrativas em múltiplas plataformas e a utilização de ferramentas tecnológicas que forneçam suporte à apuração, produção e edição jornalística. Compreende a análise de métodos e práticas para a elaboração de produtos em um ecossistema informacional complexo.

 

Coordenação: Profs. Dr. Maria Elizabete Antonioli

Translate

According to your choice

[gtranslate]

SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.