Daniela Ferreira

Professora Daniela Ferreira

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Têxtil e Moda na USP, com dissertação na área de lançamento de produtos integrados em moda e perfume, que compreendeu principalmente estudos de marketing com relação à marca, produto e comportamento do consumidor. Possui MBA em Digital Business pela USP; pós-graduação em Administração de Empresas pela FAAP e graduação em Comunicação Social pela ESPM. Atua profissionalmente em Marketing e Comunicação, com experiência em desenvolvimento e gestão de produtos, estudos de mercado e comportamento do consumidor, marketing de conteúdo. Possui experiência como docente na graduação e em cursos de pós-graduação, ministrando disciplinas nas áreas de Marketing e Comunicação, em instituições de ensino como Universidade Mackenzie, Universidade Anhembi Morumbi. Desde 2019, é professora orientadora dos TCCs dos cursos de MBA em Vendas e Marketing na USP/ ESALQ. É articulista de uma revista estadunidense especializada na indústria de cosméticos, há 10 anos. Desenvolve conteúdo estratégico com foco na análise desse setor no Brasil, com o objetivo de gerar insights voltados para a inovação, o desenvolvimento de produtos e estratégias de marketing.

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SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.