Naotake Fukushima

Naotake Fukushima

Doutor em Design pela Universidade Federal do Paraná (2018), possui graduação em Design Gráfico (1991) e mestrado em Design pela UFPR, além de ser especialista em Marketing pela FAE Business School. Atualmente, é professor adjunto e membro do colegiado do curso. Coordena o projeto de extensão “Service Design LAB UFPR” – Laboratório de Inovação e Experimentação Colaborativa em Design de Serviços da UFPR, que atua no desenvolvimento de atividades focadas na área do Design de Serviços, buscando inovações e melhorias de serviços de maneira colaborativa. Também coordena o Núcleo de Design da Agência Escola. Concentra conhecimentos nos seguintes temas: design de serviços, sustentabilidade e design estratégico. Desde 1995, gerencia o escritório de Nexo Design, atuando nas mesmas áreas de conhecimento que são a base de sua carreira.

Lattes

http://lattes.cnpq.br/1164541561523972

Linkedin

https://www.linkedin.com/in/naotake-fukushima-7bb87217/

Translate

According to your choice

[gtranslate]

SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.