Pós-graduação ESPM

MBA Executivo em Marketing

São Paulo - ESPM Tech

DAY ONE: 17/03/2025

Sobre o curso

O MBA Executivo em Marketing busca capacitar profissionais para liderar com atitude empreendedora e visão crítica em gestão de marketing e negócios. O curso desenvolve habilidades para tomar decisões assertivas em cenários desafiadores, com foco no mercado, ética e responsabilidade empresarial.

MBA Executivo em Marketing

Início das aulas: 24/03/2025

Dias da semana: Às segundas e quartas-feiras e um sábado por disciplina

Período: Noturno

Horário: Às segundas e quartas-feiras das 19h30 às 22h30 e aos sábados das 9h às 16h30

Carga horária: 600h

Duração: 3 Semestres

35X R$ 2.145,44

R$ 100.00

Taxa de inscrição para o processo seletivo

Inscrições até: 23/03/2025

O link do processo seletivo on-line será enviado por e-mail após o pagamento da taxa de inscrição.

Modalidade

Presencial

Aproveite ao máximo tudo o que as unidades ESPM oferecem com as aulas presenciais* e ao vivo. Desconecte-se do trabalho para vivenciar experiências imersivas e fazer networking com professores, colegas e outras turmas, antes, durante e depois das aulas na nossa programação de Happenings. *Algumas pós-graduações têm atividades online pontuais.

Sobre o curso

Pensado para gestores que buscam impacto e inovação:

O MBA Executivo em Marketing da ESPM capacita gestores experientes para liderar nas áreas de marketing e estratégia, gerando resultados reais em organizações de diversos setores. Esse curso de pós-graduação ajuda profissionais a identificar tendências, analisar cenários e buscar soluções inovadoras para enfrentar ambientes complexos e em constante transformação.

 

Com uma grade curricular abrangente, o programa cobre temas essenciais em gestão de negócios, marketing e estratégia, incentivando a criatividade, a capacidade analítica, a comunicação eficaz, o trabalho em equipe e o comportamento ético.

 

O MBA Executivo em Marketing forma profissionais preparados para questionar o status quo e liderar mudanças organizacionais, equilibrando competências técnicas e comportamentais essenciais para o mercado atual.

MBA EXECUTIVO EM MARKETING
Áreas temáticas

O curso de MBA Executivo em Marketing está classificado na área de Marketing, Estratégia e Gestão. Mas você também terá oportunidade de adquirir conhecimento em outras áreas. Veja como as disciplinas do curso se dividem:

Para quem se destina

Voltado para profissionais com mais de cinco anos de experiência em cargos de gestão, de diversas áreas de formação, que buscam evoluir na carreira por meio do desenvolvimento de competências gerenciais e conceitos modernos de marketing. Ideal para quem está em fase de reconhecimento e crescimento profissional.

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Em parceria com a ANAMBA

O que você vai aprender:

A disciplina visa a facilitar a aquisição e ordenação dos conceitos básicos de finanças empresariais envolvendo conceitos relacionados ao valor do dinheiro no tempo, tais como o valor presente, o valor futuro, as taxas e as prestações uniformes.

A abordagem trata, também, da estrutura e do significado dos demonstrativos financeiros do balanço patrimonial, da demonstração de resultados e do fluxo de caixa e análise de investimentos e projetos.

– Proporciona a compreensão dos fundamentos e conceitos de marketing.


– Aborda os tópicos relevantes de um plano de marketing.

 

– Possibilita ao aluno identificar quais fatores do ambiente de marketing podem afetar os negócios de uma organização e conhecer as estratégias e o composto de marketing necessários para a obtenção dos resultados esperados.

– Por meio de análise prática, visa a entender o papel do marketing e suas principais tarefas dentro da organização e a definir estratégias e ações relacionadas à marca e ao marketing mix nas organizações, considerando como base a orientação para o mercado, sociedade e meio ambiente.

 

Ao final da disciplina, o estudante deverá ser capaz de analisar o ambiente externo (macro e microambiente) de modo a definir as estratégias mercadológicas da organização e preparar planos estratégicos que maximizem vantagens competitivas:

 

– Propor critérios para segmentação estratégica e formas de abordagem de mercados-alvo, bem como construir estratégias de posicionamento.

 

– Programar objetivos específicos, mensuráveis, alcançáveis, orientados para resultados e com prazos definidos.

 

– Sugerir, planejar e executar estratégias de construção de vantagem competitiva.

– Apresentar os principais conceitos das novas organizações, baseados numa economia em rede e na horizontalização das estruturas:

 

Conceitos de tribos, squads, guildas, são apresentados de forma a contrapor o formato hierárquico organizacional, vigente até então, e mostrar os benefícios para a produtividade e para o clima organizacional. 

 

Conceitos de jornadas de colaborador, diversidade nas organizações, novos paradigmas de códigos, engajamento dos times e alinhamentos de visão compõem o novo ferramental a ser trabalhado e desenvolvido nesta disciplina.

A disciplina visa compreender o papel da pesquisa no apoio à tomada de decisões gerenciais, a pesquisa como parte do sistema de informações de marketing e os tipos e métodos de pesquisa e suas aplicações.

– Compreender o processo de pesquisa de marketing e definição de objetivos e planejamento da pesquisa. 


– A definição de pesquisa qualitativa, diferenças conceituais e práticas entre pesquisa qualitativa e quantitativa, características e aplicações da pesquisa qualitativa, elaboração de briefing e roteiros, técnicas de investigação em pesquisa qualitativa.

 

– Estratégias e técnicas de pesquisa quantitativa de marketing, contemplando escalas e técnicas de mensuração, o questionário e a coleta de dados, amostragem, fontes de dados padronizados de marketing, análise de resultados, conclusões e orientação à tomada de decisão.

 

– Como gerar insights e inovação a partir das tendências e comportamentos futuros?

 

– Promove o contato com as atividades de consumer insights e as ferramentas de análise crítica do comportamento do consumidor.

A disciplina visa oferece uma visão abrangente dos conceitos, estratégias e desafios envolvidos na expansão de negócios para mercados internacionais.

Você aprenderá a analisar o ambiente global de negócios, adaptar o mix de marketing para diferentes culturas e contextos, desenvolver e gerenciar marcas globais e aplicar estratégias digitais eficazes em escala internacional.


Além disso, o curso abordará a importância da responsabilidade social corporativa e sustentabilidade no marketing global e o impacto das questões regulatórias e tributárias na estratégia e operações de marketing internacional.


Enfim, ampliar as habilidades e conhecimentos para atuar com sucesso no cenário competitivo e dinâmico do mercado internacional.

– Estudar os novos paradigmas do empreendedorismo, potencializado pelo surgimento e sofisticação da tecnologia digital, das novas fontes de financiamento (Anjos, VC, seeds…) e das expectativas de consumidores e empresas.

 

– Discute os diferentes modelos de geração e captura de valor, como: modelos de plataforma, freemium, assinaturas, advertise based model, além dos modelos mais tradicionais.

 

– Visa desenvolver competências empreendedoras para identificar oportunidades não exploradas na sociedade e o processo de unblundling, que abre espaços para novos negócios. Além disso, apresenta o fenômeno dos ecossistemas de startups e como essas redes podem colaborar com negócios incumbentes.

Entender a força do varejo e como ele está se reinventando no mundo digital e pós-pandemia é fundamental para entender um consumidor que usa todas as ferramentas disponíveis, sem deixar de ter no varejo um ponto incrível de relacionamento com a marca e experimentação.

A disciplina passa pelos aspectos práticos do varejo, desde a seleção de pontos, o estudo de público e a gestão do negócio varejo com suas particularidades.

Além disso, aborda como o varejo passa a ser central numa estratégia multicanal e omnicanal. Como o varejo pode cumprir um papel central num mundo em que o e-commerce cresce e outros formatos de distribuição convivem? A questão do conflito de canal também é abordada com propostas diversas de soluções, tendo como norte o encantamento do consumidor, em primeiro lugar, e os desafios da organização, vista como um todo, não como uma soma de partes independentes. De fato, ao contrário, o varejo, mais e mais, participa ativamente da experiência do shopper, de forma interdependente com outros canais.

– É focada no ensino de técnicas e metodologias para coletar, analisar e transformar dados brutos em informações úteis e valiosas para a tomada de decisões nas organizações, em especial, no marketing.

 

– Aborda temas modernos, como a utilização de data lakes para armazenar e gerenciar grandes volumes de dados, analytics para análise e interpretação de dados, e o uso de ferramentas de visualização para gerar insights relevantes. Além disso, serão explorados conceitos como machine learning, análise preditiva e técnicas de mineração de dados, visando capacitar os alunos a lidar com os desafios da era do big data, sempre com o foco na sua aplicação no espaço do marketing.

– Contempla a construção e a gestão de um negócio orientado para o comércio eletrônico, enfocando os conceitos de e-business e e-commerce nas lógicas dos ambientes B2B (Business to Business) e B2C (Business to Consumer).

– Propõe a discussão de modelos de empresas virtuais, o conceito de transação digita.

– Enfoca na importância do conversion rate optimization e suas boas práticas. Tópicos abordados:

  • Definição de comércio eletrônico, conceituação de e-commerce e digital commerce;
  • Operações, tecnologia e segurança;
  • Geração de tráfego, market places, fatores de sucesso em lojas online;
  • Plataformas de e-commerce;
  • Logística e fulfillment, IA no e-commerce;
  • Principais desafios de logística e fulfillment;
  • Formação de times e competências em e-commerce.

– Expõe os fundamentos e a evolução da marca no processo mercadológico, explorando os aspectos relevantes à sua gestão, tais como: brand equity; identidade e posicionamento de marca; elementos, arquitetura e extensão de marcas.

– Aborda peculiaridades da gestão de marcas globais, incluindo o alinhamento entre região e operação e  influências da marca/país de origem.

O que é inovação? Inovação é algo fundamental para a sobrevivência das empresas? Como surgem os produtos inovadores? A inovação vende sozinha?


Esta disciplina procura explorar as questões acima com uma combinação de teoria e prática que proporciona aos estudantes maior clareza nos conceitos discutidos em sala de aula.

Para responder a tais perguntas, serão discutidos temas como: tipos de inovação; riscos e obstáculos enfrentados pela inovação; consumidores, marca e portfólio, fatores primordiais para o planejamento da inovação; diferentes tipos de consumidores de inovação; respostas possíveis do consumidor à inovação e as formas de otimizar resultados com base em tais respostas.


Conceito de produto é tratado de forma ampla, incluindo não apenas os físicos, mas os digitais, e a dinâmica de ciclo de vida de produtos e suas mais modernas formas de geri-los.

 – Aborda o conceito customer relationship management e como a estratégia soma valor aos negócios a partir de uma visão cliente.

– Trata da importância de uma visão única de cliente baseada em dados, conceito de lifetime value, segmentação e modelagem aplicada a clientes.

– Detalha e aprofunda métricas de clientes e métricas de campanhas dirigidas, canais dirigidos (e-mail, SMS, whatsapp, push, etc.). Suas diferenças e particularidades.

– Introduz o conceito de inbound marketing e como conteúdo e comunicação dirigida se fundem para uma estratégia holística no funil de conversão.

– Aborda o papel da IA e os avanços na aplicação de inteligência no CRM.

 – Aborda a criação do planejamento de comunicação digital sob uma ótica 360 graus e no contexto da IA: funções de construção de marca, despertar do interesse, desejo e ação; a complementaridade entre a mídia branding e performance, seus objetivos, métricas de sucesso e suas principais ferramentas e canais de distribuição.

– Contempla os formatos e canais, como: redes sociais, o Google, afiliados, influence marketing, vídeos.

– Propõe, ainda, a discussão da geração de conteúdo e diálogo das marcas nas redes sociais, com base na apresentação de diferentes modelos, tipologias e estruturas, no intuito de avaliar a importância de sua aplicação em estratégias de comunicação.

– Propõe o estudo dos fundamentos estratégicos relacionados à administração da produção e das operações.

– Aborda aspectos como sistemas de manufatura, desenvolvimento integrado de produtos, decisões que envolvem tecnologias (de informação, de produção e de produto), supply chain management, lean manufacturing – lean thinking, gestão das restrições e mapeamento do fluxo de valor.

É importante que os profissionais da área de marketing saibam avaliar os cenários micro e macro para a tomada de decisão, saber decidir sobre investimentos, a análise pricing e suas implicações, baseado no comportamento dos agentes econômicos. 

 

Esta disciplina discute o comportamento da demanda, da oferta, as teorias sobre consumidor, além de conceitos financeiros corporativos. Também aborda questões econômicas que impactam decisões de marketing como juros, câmbio e inflação, dentro do contexto interno e externo.

Essa disciplina traz ao aluno o tema gestão de crises sob várias óticas e na perspectiva de vários stakeholder como gestores, sociedade, clientes, imprensa, investidores, colaboradores.

Trata do engajamento digital com suas virtudes e vícios, vantagens e desvantagens para marcas e indivíduos em uma perspectiva ampla e abrangente.

O engajamento nocivo às marcas e despertado com força nas redes em tempos de polarização e fake news, também é tratado tanto sob a perspectiva da origem como também da gestão de crises.

Dicas e exercícios práticos que revelam tanto como potencializar o lado positivo quanto como minimizar o lado negativo da influência nas e das redes, trazem à disciplina uma perspectiva única e aplicada.

A disciplina visa a preparar líderes para os desafio de motivar e empoderar equipes de alta performance.

O foco é desenvolver habilidades de liderança e gestão que sejam eficazes no contexto atual, caracterizado pela rápida evolução das tecnologias digitais.

Serão abordadas as competências essenciais para líderes, como adaptabilidade, resiliência e a capacidade de inspirar e motivar equipes em ambientes dinâmicos e incertos.

Os alunos aprenderão a promover a inovação, a colaboração e a agilidade em suas organizações, com ênfase na importância da empatia e da inteligência emocional no gerenciamento de equipes.

Além disso, serão discutidas questões relacionadas à criação de uma cultura de aprendizado contínuo e à importância da diversidade e inclusão no ambiente de trabalho.

Compreender o contexto de transformação das organizações, as abordagens, técnicas e ferramentas propostas para a elaboração de um plano de gestão das mudanças considerando as dimensões: liderança, cultura, visão futura, comprometimento, organizacional e processos. 

 

For fim, compreender o papel do líder co