EXCLUSIVE ACCESS FOR TEACHERS

EXCLUSIVE ACCESS FOR STUDENTS

Mario Henrique Ogasavara

Professor Mario Henrique Ogasavara

Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Adminsitração (PPGA) da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing). Ph.D. in Management pela University of Tsukuba (Japão), Pós-doutorado na National University of Singapore (Cingapura), Pesquisador Colaborador da Universidade de Brasília (UnB). Bolsista Produtividade CNPq – Nível 2 para o período 2019-2021. Coordenador Adjunto do ProAsia – Programa de Estudos Asiáticos (FEA/USP). Pesquisador Associado do Observatório de Multinacionais Brasileiras da ESPM. Eleito como Coordenador da Divisão ESO da ANPAD para o triênio 2018-2020. Track chair “FDI and Internationalization” do congresso internacional AIB-LAT (Academy of International Business – Latin American Chapter) em 2017 (Peru) e 2018 (Buenos Aires). Track Chair ?Strategy Process and Practice? do 2019 SMLA ? Strategic Management in Latin America. Co-Chair do Track “MNE Strategy and Organization” da conferência 2015 EIBA (European International Business Academy). Coordenador de Área no Brasil da SGBED (Society for Global Business & Economic Development). Foi membro do Comitê Científico da Divisão ESO para o biênio 2013-2014 e triênio 2015-2017 e líder da área temática “Estratégia e Conhecimento” da Divisão ESO biênio 2011-2012. Foi Professor Visitante da University of Deggendorf (Alemanha) e atualmente Avocational Lecturer da Steinbeis University (Alemanha). Atuou como Guest-Editor do Journal of Business Research (Elsevier). Membro do Corpo Editorial da RAE (Revista de Administração de Empresas),

International Journal of Multinational Corporation Strategy, International Journal of Comparative Management e da Revista Ibero-Americana de Estratégia – RIAE. Editor Científico da Revista Internext na Área de Operações e Estratégia Internacional. Revisor de periódicos acadêmicos internacionais (Journal of Business Research, Asian Business & Management, Latin American Business Review, Brazilian Administration Review, Brazilian Business Review, Tourism and Hospitality Research, Canadian Journal of Administrative Sciences, International Journal of Human Resources Development and Management) e periódicos acadêmicos nacionais (RAE, Internext, BASE, Revista de Negócios, Revista Ciências Administrativas). Seus interesses de pesquisas são estratégias de internacionalização de empresas, inovação e performance de empresas multinacionais, modos de entrada, joint ventures, empresas asiáticas e brasileiras.

 

Projeto de Pesquisa

 

Estratégia de internacionalização de empresas multinacionais e subsidiárias estrangeiras:

 

Este projeto de pesquisa visa aprofundar o conhecimento de como vem ocorrendo a formulação e implantação de estratégias e inovação no processo de internacionalização das empresas multinacionais e suas subsidiárias estrangeiras. Busca assim conhecer melhor as estratégias e suas inovações, formas de entrada, performance, problemas deparados, atividades pós-entrada das subsidiárias e situações de desinvestimentos. O estudo baseia-se em dados primários e secundários de empresas multinacionais estrangeiras e brasileiras.

Lattes

http://lattes.cnpq.br/7985065366684340

My courses at ESPM

Apareci nessas matérias do Blog ESPM

No momento não apareci em nenhuma matéria do blog

Translate

According to your choice

[gtranslate]

SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.