Pós-graduação ESPM

Pós-Graduação Certificate em Criatividade, Experiências & Comunidades

São Paulo - ESPM Tech

DAY ONE: 28/08/2024

Sobre o curso

A Pós-Graduação Certificate em Criatividade, Experiências & Comunidades desenvolve competências para compreender cenários complexos, imaginar novos futuros, criar experiências memoráveis e inovar com maior assertividade, criando e gerindo comunidades de transformação.

 

O curso ainda visa gerar consciência para identificar componentes de processos criativos a fim de entender melhor sobre eles, como se configuram, suas dificuldades e possibilidades de desenvolvimento, bem como de pares e audiência.

 

Com isso, os alunos vão avançar rumo ao desconhecido para expandir repertório de linguagens, técnicas, estratégias e estruturas necessárias para a realização de projetos de alto impacto criativo.

Pós-Graduação Certificate em Criatividade, Experiências & Comunidades

Início das aulas: 04/09/2024

Dias da semana: às segundas e quartas-feiras (hyflex), e um sábado (presencial) por disciplina

Período: Noturno

Horário: Às segundas e quartas-feiras das 19h30 às 22h30 e aos sábados das 9h às 16h30

Carga horária: 360h

Duração: 2 Semestres

35X R$ 1.206,14

R$ 100.00

Taxa de inscrição para o processo seletivo

Inscrições até: 08/09/2024

Modalidade

Hyflex​

O máximo de flexibilidade para a sua agenda e localização. Tenha liberdade para participar das aulas ao vivo presencialmente*, nas unidades ESPM, ou virtualmente, via Zoom. Participe presencialmente para viver experiências imersivas e fazer networking ou participe virtualmente, de onde estiver, para melhor adaptação da sua agenda e localização. Gravações de aula disponíveis para rever discussões (não gera abono de falta). *Existe um encontro presencial obrigatório por disciplina nas pós-graduações Hyflex.

Sobre o curso

Uma pós para você criar (literalmente) o seu futuro!

Para criar futuros, precisamos compreender como funciona a nossa criatividade: como fomos criados, como criamos e como gostaríamos de criar daqui para a frente e como podemos impactar o mundo com as nossas próprias criações.


Acreditamos que criatividade seja como você participa do mundo. É como você olha ao redor com diversas lentes, é como você sabe desenvolver melhores soluções para as questões do dia a dia ou desafios complexos, sejam ambientais, sejam pessoais, é como você pode influenciar e reconfigurar o contexto que participa e, claro, é como você cocria um lugar melhor para todas as pessoas e com elas.


A Pós-Graduação em Criatividade, Experiências & Comunidades (CREC) é uma ótima oportunidade para o seu desenvolvimento profissional e, principalmente, pessoal, pois as disciplinas são experiências para expandir seu repertório simbólico e técnico e para vivenciar desafios que, gradativamente, vão elevar a complexidade e a aplicação dos seus conhecimentos.

 

Ser especialista em criatividade permitirá ressignificar sua carreira, seu dia a dia, o mercado que trabalha, as comunidades que participa, suas criações atuais e os sonhos e desejos de novas criações no futuro.

 

Realizar uma pós-graduação em criatividade é se preparar para as mudanças que ocorrerão no mundo e/ou até criá-las. É compreender a complexidade que existe nos ambientes, individuais ou coletivos, e saber desenhar novas interações para manter, diminuir e elevar o que for preciso. É ter consciência de que, para criar produtos que impactem e gerem valor para as outras pessoas, antes, é preciso conhecer profundamente a nós mesmos e nossas interações com o mundo ao redor.

 

Por isso, este é um programa de potencialização pessoal e profissional, com o ambiente ideal para você ser diferente, sem medo de ser diferente, uma vez que somos a comunidade das pessoas criativamente diferentes. Nosso curso é composto por experiências que provocarão a exploração de ideias e projetos que antes você achava serem difíceis ou não tinha o incentivo.

 

Chegou a hora de tirar aquela ideia da gaveta e criá-la de verdade!

Pos Graduacao Certificate em Criatividade Experiencias Comunidades SP
Áreas temáticas

O curso de Pós-Graduação Certificate em Criatividade, Experiências & Comunidades está classificado na área de Criatividade e Inovação em Negócios. Mas você também terá a oportunidade de adquirir conhecimento em outras áreas. Veja como as disciplinas do curso se dividem:

Para quem se destina

Esta pós-graduação é para as mentes criativamente inquietas que querem entender complexidades, buscam conteúdos, experiências e aprendizagens diferentes e desejam aprimorar competências para criar projetos inusitados e se diferenciar no mundo com suas ideias e posturas criativas.

O que você vai aprender:

Todas as disciplinas terão uma aula dedicada à participação de um convidado especial, líder de empresa relevante e pertinente ao tema de cada matéria:

Criando Projetos

O mundo está cada dia mais complexo, todo mundo já sabe! Logo, a matéria foca numa profunda “compreensão” do que é complexidade e porque ela interfere tanto nas ideias, planos e estratégias. E como podemos, em meio ao caos, visualizar novos cenários e desenhar futuros mais significativos e regenerativos visando um amplo impacto sistêmico.

– Foco no entendimento sobre economia criativa como produção cultural, indústrias criativas, artesanato, cultura e demais setores que tenham como insumo fundamental de trabalho a criatividade. E como é possível ganhar dinheiro e gerar riqueza com ideias e projetos criativos.
– Adquirindo uma visão sobre as potencialidades econômicas, discutiremos estratégias para o desenvolvimento de projetos, políticas e uma sociedade pró-criatividade.

– Apresentaremos os componentes e estruturas necessárias para a criação e gestão de comunidades – que acontecem no mundo digital e real – refletindo sobre como as pessoas se organizam, se unem, trocam informações e estabelecem rituais e traços culturais para se diferenciarem e se identificarem entre si.

– A experiência é como um “espaço mágico” favorável à inovação, refletindo sobre os limites dos modelos de negócios vigentes e como podemos expandir possibilidades de atuação, com base e estrutura, para “fazer magia”.
– Seja com produtos, seja com serviços, compreender como a experiência é fundamental para alinhar a audiência com valores mais profundos e significativos. 

– Durante a matéria, será desenvolvido um projeto para impacto criativo a ser apresentado em banca ao final da matéria.

– Nossa contemporaneidade é atravessada pela influência do digital. Nessa matéria, vamos refletir sobre os desdobramentos que o digital pode causar na nossa imaginação, criação e inovação.

– Observaremos como cada plataforma pode favorecer a manifestação de ideias e potencializar um diálogo com a audiência de maneiras mais saudáveis.

– Além de pensar o digital, a matéria também vai ajudar a estruturar um plano de como apresentar projetos ao mundo, tanto de maneira digital como física e “fígital”.

– A transformação do mundo não acontece só com boas ideias. Essa disciplina vai “tirar o projeto do papel” (dos slides e dos protótipos) e, de fato, ajudará a compreender como alavancar, manter e perpetuar projetos que sejam significativos para as pessoas e as ajudem a ser mais criativas no mundo em que vivemos.

– As aulas permitirão avanços na estruturação e execução do projeto iniciado na matéria de Design.

Projetos Integrativos Multidisciplinares

– Encontros para organização de todos os pontos com aprendizado de apresentação de projetos de forma a encantar o interlocutor. Com banca final aberta ao público, conferindo a eficácia da disciplina. 

Pilares Que Criam o Mundo

– Para expandir o entendimento sobre o funcionamento da criatividade e de seus mais diversos componentes, haverá contato com perspectivas, teorias e visões sobre a ação de criar no mundo.

– Conhecendo os movimentos naturais, treináveis e filosóficos que influenciam nossa criação, para compreender o porquê em alguns dias não nos sentimos tão geniais assim e em outros criamos livremente e sem medo.

– Com vivências sensoriais inusitadas, o objetivo é expandir repertório e visão sobre as estruturas dos processos criativos.

– Debates sobre qual momento e importância de haver etapas pré-estabelecidas, bem como a criação do seu jeito próprio de criar.

– Serão apresentados conjuntos de técnicas que produzem narrativas e traduzem ideias e símbolos, gerando impacto para serem usadas na execução de produtos criativos e posicionamento no mundo.

– Com base na antropologiaciência que estuda o ser humano e suas relações –, a disciplina vai promover reflexões sobre a dinâmica dos diversos grupos sociais, suas crenças e interações, entendendo a emergência de cultura (principalmente da cultura POP) e suas influências no comportamento criativo, tudo com o objetivo de capacitar a compreensão dos seres humanos em diversos ambientes complexos, estimulando uma observação atenta e sem pré-julgamentos.

– Partindo do que nos foi ensinado e imposto ao longo de nossa construção social, será discutido como o conceito de normatividade impacta nossas decisões e práticas criativas. 

– A matéria apresentará a temática de DEI (Diversidade, Equidade e Inclusão) para ampliar repertórios e contribuir com a implementação de novos cenários e estratégias, buscando a correlação entre o que criamos e as diversidades que já impactam o futuro.

– Fomentar o autoconhecimento e a inteligência relacional, a matéria prima em apoiar as pessoas participantes a serem capazes de administrar suas emoções em meio ao processo criativo para pleno acesso à sua própria potência criativa.

– Atuar como líderes e integrantes de equipes compassivos e obter resultados que contribuam com o equilíbrio natural da interdependência.

– A partir do contato com diversas culturas, mitologias e histórias, entenderemos como os elementos narrativos potencializam nossa imaginação e, porventura, nossa criação e comunicação.

– Compreenderemos a importância dos games para entendimento e novas inspirações de mudanças sociais (dentro ou fora de sistemas corporativos), além de capacitar para a criação de universos transmidiáticos e franquias de entretenimento.

Projetos Integrativos Multidisciplinares

Encontros para organização de insights sobre quem somos, como queremos criar e principalmente como queremos ser reconhecidos como pessoas criativas.

 

Ao final, haverá a apresentação dos especialistas “criativamente mágicos”.

Obs.: As aulas são realizadas no campus da pós-graduação da ESPM, podendo ser ministradas em outros locais, pré-agendados pelo professor. As disciplinas em EAD, indicadas no programa do curso, ocorrerão concomitantemente às disciplinas presenciais e no período inicial do curso.

Dê o próximo passo na sua carreira

360h

de conteúdo

2 Semestres

Conclusão do curso

Hyflex​

Modalidade do curso

Sábado nos dias*

19/10/2024, 26/10/2024, 09/11/2024, 30/11/2024, 22/02/2025, 15/03/2025, 22/03/2025, 05/04/2025, 26/04/2025, 31/05/2025, 28/06/2025, 26/07/2025, 16/08/2025, 23/08/2025

Local: ESPM Tech São Paulo

*datas sujeitas a alteração

Professores inspiradores

Aqui, você aprende com os melhores profissionais do mercado:

"A CREC é um curso diferente para pessoas diferentes. A Pós-Graduação em Criatividade, Experiências & Comunidades foi criada para as pessoas que não querem um curso tradicional ou estudar assuntos hype no mercado que todo mundo fala e vê. A CREC é uma 'aventura' para além dos limites das nossas próprias criatividades a fim de criarmos juntos novos futuros profissionais e pessoais, individuais e coletivos!"
Escolha a forma de pagamento

Invista no seu futuro

R$ 1.300,00

matrícula

Desconto para matrículas antecipadas

R$ 650,00

Válido até o dia: 11/08/2024

1x R$ 1.300,00

matrícula

1x R$ 36.780,00

1x R$ 1.300,00

matrícula

11x R$ 3.234,21

+

1x R$ 3.249,73

1x R$ 1.300,00

matrícula

17x R$ 2.218,49

+

1x R$ 2.258,50

1x R$ 1.300,00

matrícula

23x R$ 1.711,48

+

1x R$ 1.777,24

1x R$ 1.300,00

matrícula

29x R$ 1.409,63

+

1x R$ 1.452,08

1x R$ 1.300,00

matrícula

35x R$ 1.206,14

+

1x R$ 1.328,07

Início das mensalidades em 08/10/2023
(exceto para o curso Pós-Graduação em Gestão de Negócios com Ênfase no Mercado Farmacêutico)

*Todas as datas estão sujeitas a modificações

20% DE DESCONTO

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos da graduação e pós-graduação ESPM.

 

5% DE DESCONTO

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos dos cursos de extensão da ESPM.

Obs.: Para cursos com início em março o parcelamento iniciará em maio, para cursos com início em abril o parcelamento iniciará em junho e para cursos com início em agosto o parcelamento iniciará em setembro (com vencimento todo dia 8).

Pesquisa do Egresso ESPM

Pesquisa do Egresso 2023.

Por que escolher a ESPM?

Diferenciais

Leader In Class

Participação dos maiores líderes do mercado que são convidados para apresentar cases reais e contribuir com o aprendizado dos nossos estudantes.


Dexter

Sua jornada será acompanhada pelo Dexter, Designer de Experiências Transformadoras, responsável por acolher os estudantes durante a jornada ESPM com hospitalidade, construindo uma comunidade orientada ao aprendizado.

Intercâmbio – Módulos Internacionais (extra curricular)

Convênio com diversas instituições ao redor do mundo e nossos estudantes podem cursar uma parte de seus estudos no exterior.

Orientação de Carreira

Programa exclusivamente dedicado a auxiliar os estudantes em suas jornadas profissionais, oferecendo ferramentas que potencializem o crescimento de suas carreiras.

Multiverso ESPM Lifelong

Um ambiente de conexão exclusivo da comunidade ESPM dentro da plataforma aca.so.

Happenings

Encontros presenciais e online com networking de verdade que vão além do Linkedin com muita troca de experiências, histórias de vida e caminhos de futuro.

FAQ

Perguntas Frequentes

Ficou com alguma dúvida? Dê uma olhada aqui:

Os cursos de pós-graduação lato sensu são programas acadêmicos de longa duração, com 390 horas ou mais. A pós-graduação lato sensu tem foco na aplicação prática dos conceitos e técnicas mais essenciais para o desenvolvimento de cada aluno. Essa é a opção ideal para o profissional que deseja ter contato com o conhecimento mais moderno e sua aplicabilidade no mercado; e ela pode ser dividida em categorias, de acordo com o foco do curso e o momento da carreira do estudante: pós-graduação certificate, pós-graduação, master, MBA e MBA executivo. Essas categorias podem ser entendidas como um continuum, desde o curso voltado ao recém-formado até aquele voltado ao profissional sênior.

Pós-graduação certificate, pós-graduação, master e MBA, oficialmente, são todos cursos de pós-graduação lato sensu. Essas divisões, muito embora não oficiais, são aceitas e reconhecidas pelo mercado como forma de distinguir os diferentes cursos de pós-graduação lato sensu. As pós-graduações certificate são cursos voltados aos alunos recém-formados ou com poucos anos de atuação profissional. São cursos focados em trabalhar uma visão ao mesmo tempo holística e ferramental, que permite o profissional em início de carreira compreender, de forma ampla, a área de seu interesse e desenvolver competências absolutamente aplicáveis em seu dia a dia.

 

As pós-graduações são focadas em profissionais com carreiras em crescimento e trabalham um recorte mais específico do conhecimento, preparando o profissional para galgar atividades de maior complexidade e liderança.

 

Os masters, por sua vez, são focados em profissionais com carreiras em crescimento e consolidadas e trabalham a visão estratégica dos mercados.

 

Cursos de MBA e MBA executivo trabalham a gestão de negócios e têm foco no profissional sênior em carreiras já consolidadas, o que faz com que a troca entre os alunos ganhe relevância e centralidade ainda maior do que nos demais programas.

Não. Master é uma das categorias de cursos de pós-graduação lato sensu, enquanto mestrado é uma das categorias de cursos de pós-graduação stricto sensu. A pós lato sensu (pós-graduação certificate, pós-graduação, master e MBA) traz cursos voltados à aplicação prática do conhecimento; enquanto a pós stricto sensu (mestrado profissional, mestrado e doutorado) traz cursos que trabalham a criação de novos conhecimentos, novas técnicas e novas ferramentas.

Sim, ao concluir uma pós-graduação, o aluno recebe um certificado reconhecido.

Todo estudante que tenha um curso de graduação concluído e validado no Brasil, desde que aprovado em processo seletivo da própria ESPM.

Sim, isso é cada vez mais comum, posto que os limites entre as disciplinas estão cada vez mais fluidos, e as movimentações na carreira são cada vez mais comuns.

Cursos em modalidade Hyflex são cursos em que o aluno tem o máximo de flexibilidade para se ajustar à agenda e localização. Em cursos nessa modalidade, o aluno pode participar das aulas ao vivo, presencialmente nas unidades ESPM, ou virtualmente*, via Zoom. Alunos presenciais e remotos vivenciam a mesma experiência de aprendizado, interagem, diretamente entre si e com o professor. Tudo isso é apoiado por tecnologia e equipe específicas e exclusivas. As gravações de aula ficam disponíveis para rever discussões (não gera abono de falta).

 

*Existe um encontro presencial obrigatório por disciplina nas pós-graduações HyFlex.

Cursos na modalidade híbrida têm parte do curso presencial, e parte remoto e síncrono. As aulas são desenvolvidas para que conteúdos e discussões específicos sejam direcionados para os encontros online e experiências imersivas são programadas nas unidades ESPM.

Na ESPM, os cursos da modalidade Live EAD têm todas as aulas ministradas ao vivo, e o(a) aluno(a) pode optar por participar das discussões nas aulas online, via Zoom, ao vivo, ou assistir às gravações das aulas quando quiser e puder.

 

O trabalho de conclusão do curso necessita ser apresentado presencialmente, em um dos campi ESPM de São Paulo, Rio de Janeiro ou Porto Alegre.

 

Na modalidade Live EAD, o(a) aluno(a) tem total liberdade para adequar o curso à sua agenda e localização. Aproximadamente 50% da carga horária da disciplina é dedicada às aulas ao vivo e 50% a outras atividades assíncronas de aprendizado.

 

Estudantes do curso que residam no exterior poderão apresentar o TCC de forma online.

Nos cursos presenciais, o aluno poderá aproveitar ao máximo tudo o que as unidades ESPM oferecem com as aulas presenciais* e ao vivo, e desconectar-se do trabalho para vivenciar experiências imersivas e fazer networking com professores, colegas e outras turmas, antes, durante e depois das aulas na nossa programação de eventos.

 

*Algumas pós-graduações têm atividades online pontuais.

Happenings são encontros de networking e discussão, oferecidos a todos os alunos de cursos presenciais, híbridos ou hyflex. Nos happenings, o aluno poderá discutir temáticas relevantes para sua carreira e tomar um café conosco, além de interagir com estudantes e professores de outros cursos ESPM. Os happenings ocorrem sempre em horários alternativos, distintos dos horários das aulas.

Sim, nossos alunos EAD ou demais modalidades são mais do que bem-vindos para utilizar nossos campi e nossas instalações durante ou fora do horário de aula.

Dexter, ou Designer de Experiência Transformadora, é um profissional que acompanha alguns dos cursos de pós-graduação lato sensu ESPM. Nos cursos acompanhados por um Dexter, esse profissional vai acompanhar os estudantes desde a formação da turma até a conclusão do curso. O Dexter tem o propósito de acolher os estudantes durante a sua jornada ESPM com hospitalidade, construindo uma comunidade orientada ao aprendizado e mediando questões sociais, acadêmicas ou técnicas com eficiência, empatia e diálogo.

A ESPM é referência nacional em ensino superior. O nosso portfólio de cursos reflete os temas mais atuais do mercado, além de ser formulado a partir de metodologias ativas de ensino. Oferecemos aos nossos estudantes uma formação com foco em excelência – o que inclui qualidade acadêmica; inovação constante dos programas, metodologias e experiências; proximidade com o mercado; infraestrutura de ponta; e muito mais.

Sim, nós reconhecemos a diferença das experiências internacionais na formação de um profissional e, por isso, temos convênio com diversas instituições ao redor do mundo. Para os cursos de pós-graduação, nossas parceiras são a EADA – Business School Barcelona (Espanha) e a Universidade de Coimbra (Portugal). Porém, a cada ano, novos parceiros podem ser ofertados. O módulo internacional é extracurricular (não está incluso no valor do curso), e as aulas ocorrem em tempo integral, por um período de 15 dias, no mês de janeiro de cada ano.

O ex-aluno ESPM dos cursos de extensão (curta duração), pode contar com 5% de desconto na sua pós-graduação e, caso seja formado nos cursos de graduação, pós-graduação, mestrado ou doutorado da ESPM, o desconto é de 20%. Além disso, oferecemos condições especiais para funcionários de empresas parceiras ou para grupos de funcionários de uma mesma empresa (entre em contato conosco para saber mais).

Os nossos docentes são especialistas, mestres ou doutores que, efetivamente, atuam em suas áreas de ensino. Dessa forma, além da experiência acadêmica, têm bagagem executiva, trazendo para a sala de aula as informações mais atuais do mercado. Se quiser saber mais sobre os nossos professores, o resumo do currículo está disponível na página de cada curso.

Para os programas de especialização, MBA e master, o processo é o mesmo:

– Etapa 1: Inscrição online;

– Etapa 2: Notificação por e-mail para iniciar o processo seletivo online, composto por questionário socioeconômico e currículo profissional;

– Etapa 3: Por fim, é só agendar a entrevista, e o resultado é informado logo em seguida.

Para os programas de especialização, MBA e master, o processo é o mesmo:

– Etapa 1: Inscrição online;

– Etapa 2: Notificação por e-mail para iniciar o processo seletivo online, composto por questionário socioeconômico e currículo profissional;

– Etapa 3: Por fim, é só responder o questionário e aguardar a análise do currículo

Os cursos de pós-graduação lato sensu presenciais podem ser ofertados por instituições de ensino independentemente de nota ou reconhecimento do MEC. Porém, é necessário estar em conformidade com a Resolução CNE/CES vigente no momento da expedição do certificado de conclusão dos cursos, e a ESPM atende a esse requisito rigorosamente. Além disso, a ESPM é uma instituição credenciada pelo Decreto Federal nº 75.775, de 26/5/1975, e o código da ESPM São Paulo no MEC é 636.

 

Para saber mais, acesse: http://portal.mec.gov.br/pos-graduacao

novo site: gov.br/mec

Para efetivar a matrícula, o aluno deverá apresentar os seguintes documentos:

– RG e CPF, podendo ser aceita a CNH (Carteira Nacional de Habilitação), dentro da data de validade;

– Histórico original de curso superior;

– Diploma de curso superior reconhecido pelo MEC, com carga horária mínima de 1.600 horas-aula. Na ausência do diploma, será aceito, temporariamente, o Atestado/Declaração de Conclusão do curso emitido pela instituição, ficando sob a responsabilidade do aluno a entrega posterior do referido diploma.

 

Obs.: No caso de diplomas internacionais, é necessária a revalidação no Brasil, conforme a Resolução nº 3, de 22 de junho de 2016, do Conselho Nacional de Educação (CNE).

Onde o curso acontecerá?

De segunda à sexta-feira, serviço de VAN da ESPM

saída do Metrô Ana Rosa

(Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 65 – em frente à Caixa Econômica Federal)


Horários:

06h30 às 13h30

14h30 às 17h

18h às 23h30 

 
Serviço gratuito e exclusivo aos alunos da ESPM, apresente a carteirinha de aluno no momento do embarque.

Campus ESPM Tech

Rua Joaquim Távora, 1240 – Vila Mariana, São Paulo – SP

Ficou com alguma dúvida? Podemos te ajudar:

Central de Relacionamento Pós-graduação
De segunda a sexta-feira das 8h às 20h