Pós-graduação ESPM

Pós-Graduação em Comunicação e Marketing Digital

Porto Alegre

DAY ONE: 19/03/2025, às 18h30

Sobre o curso

A Pós-Graduação em Comunicação e Marketing Digital visa formar profissionais prontos para a era digital, capacitando-os com uma visão criativa e prática para planejar ações inovadoras de marketing digital. A estrutura do programa integra conhecimentos em comunicação e marketing digital, alinhando-os ao comportamento globalizado atual. Em um ambiente colaborativo, os alunos desenvolvem projetos práticos, aplicando estratégias e técnicas de marketing digital ao longo dos módulos.

 

No Módulo Estratégico e Conceitual, o aluno entende os conceitos essenciais do marketing digital e desenvolve habilidades analíticas e estratégicas para transformar digitalmente projetos empresariais. O Módulo de Aplicação Digital ensina a diagnosticar e solucionar desafios de marketing digital, abordando práticas do mercado e as ferramentas mais usadas por grandes empresas e agências. O Módulo de Habilidades Empresariais desenvolve competências em liderança, apresentação de resultados e negociação, fundamentais para uma carreira de sucesso e para promover uma cultura organizacional inovadora. No Módulo de Integração, o Projeto Integrativo Multidisciplinar consolida o aprendizado, permitindo que o aluno aplique conceitos em um projeto de marketing digital voltado para a inovação.

Pós-Graduação em Comunicação e Marketing Digital

Início das aulas: 19/03/2025

Dias da semana: Às segundas e quartas-feiras (online), e um sábado (presencial) por disciplina

Período: Noturno e diurno

Horário: Às segundas e quartas-feiras, das 19h30 às 22h30 e aos sábados, das 9h às 16h30

Carga horária: 360h

Duração: 2 Semestres

R$ 900,00

1x Matrícula

35X R$ 958,71

GRATUITO

Taxa de inscrição para o processo seletivo

Inscrições até: 23/03/2025

Para empresas

Este curso pode ser customizado para a sua organização

Modalidade

Híbrido

Viva o presencial e o online em um mesmo curso. Assista a aulas online ao vivo e participe de experiências imersivas programadas nas unidades ESPM.

Sobre o curso

Atue de forma estratégica no ambiente digital, aplicando conceitos inovadores em projetos reais.

Este curso apresenta um modelo híbrido diferenciado, no qual cada disciplina conta com seis aulas noturnas, no formato online ao vivo, ministradas por professores e participantes da ESPM de São Paulo, e uma aula ao sábado, presencial, na ESPM Porto Alegre, para estudos de caso e atividades interativas. 

Ideal para quem deseja entender o marketing digital e explorar suas principais ferramentas, o conteúdo do curso abrange fundamentos de comunicação e marketing, estratégias modernas de interação e conversão, além de produção de campanhas e produtos digitais de alta qualidade.

PÓS - GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO E MARKETING DIGITAL POA
Áreas temáticas

O curso de Pós-Graduação em Comunicação e Marketing Digital está classificado na área de Gestão de Marketing Digital e Data Science. Mas você também terá a oportunidade de adquirir conhecimento em outras áreas. Veja como as disciplinas do curso se dividem:

Para quem se destina

O curso é voltado para profissionais em início de carreira, de diversas áreas, que buscam adquirir ou aprofundar conhecimentos em marketing digital. É ideal para quem precisa de uma especialização para explorar as novas possibilidades e demandas do mercado digital.

O que você vai aprender:

Nivelamento

Proporcionar a compreensão dos fundamentos e conceitos de marketing. Aborda os tópicos relevantes de um plano de marketing. Possibilita ao estudante identificar quais fatores do ambiente de marketing podem afetar os negócios de uma organização e conhecer as estratégias e o composto de marketing necessários para a obtenção dos resultados esperados.

Estratégico conceitual

Compreender o branding na era digital e a rápida mudança dos mercados. Esta disciplina aborda práticas essenciais, a evolução da construção e a manutenção de marcas, conectando o tema ao ambiente digital para transformá-las em uma vantagem competitiva. Além disso, integra os conceitos de comunicação integrada com a agilidade do digital, considerando tanto as tecnologias atuais quanto as que ainda estão por vir.

A disciplina tem como objetivo familiarizar o aluno com metodologias ágeis de desenvolvimento de software, gestão de produtos e projetos digitais, enfatizando a importância de adotar um mindset ágil. Os alunos vivenciarão na prática o Scrum e o Kanban, desenvolvendo um projeto desde a concepção até o planejamento por meio de técnicas ágeis. O curso também ensina comunicação de forma mais assertiva com as áreas de tecnologia relacionadas ao marketing digital.

A disciplina analisa a transformação dos negócios por meio da tecnologia, com ênfase em TI aplicada e Inteligência Artificial. Os tópicos incluem digitalização, IoT, APIs e sistemas legados, assim como o impacto da IA nas decisões de consumo e no relacionamento entre marcas e consumidores. As aulas oferecem uma visão abrangente da transformação digital e suas implicações nas relações humanas e comerciais.

Compreender a amplitude e as aplicações da inteligência digital, capacitando o profissional a tomar decisões baseadas em dados que aumentem a competitividade das empresas. Discutir as ferramentas de análise digital mais avançadas e os principais recursos para captura e análise de dados, além de desenvolver a habilidade de apresentar essas informações de maneira impactante, influenciando a audiência a pensar, sentir e agir durante relatórios e apresentações.

Aplicação digital

Explorar conceitos e estratégias de mídias sociais, apresentando diferentes modelos e estruturas para avaliar sua importância em campanhas digitais. Integração de estratégias de marketing com influenciadores para estabelecer um canal direto com o público, aumentando a relevância das marcas e criadores de conteúdo no competitivo cenário das redes sociais.

Oferecer uma visão estratégica e integrada da busca paga e orgânica. Compreender táticas para otimizar resultados na busca orgânica, aplicando boas práticas técnicas, produção de conteúdo e relacionamento com o meio digital. Desenvolve o conhecimento sobre Google Ads, estratégias de estruturação, segmentação e implementação de campanhas, além de te capacitar para a aplicação de estratégias visando otimização de resultados.

Conhecer os conceitos de marketing de conteúdo, inbound marketing e branded content.  Os modelos de produção e as etapas de planejamento de conteúdo: definição de pautas, calendário, profundidade, abrangência, frequência e equipe. Compreender a utilização dos recursos multimídias de forma integrada, com foco na jornada do usuário, abrangendo estratégia, planejamento, operação, mensuração de resultados e distribuição de conteúdo.

Compreender o ecossistema de AdTech e Martech, a mentalidade e processo de Growth Hacking. Promover o conhecimento estratégico e uso aplicado de tecnologias em todas as etapas do marketing. Conhecer o processo de otimização e mensuração de anúncios digitais em campanhas integradas com o retorno de investimento da empresa.

Apresentar uma abordagem moderna para a gestão do relacionamento com clientes em ambientes digitais, enfatizando a integração com e-commerce e canais tradicionais. Compreender estratégias de captação, retenção, recuperação e fidelização de clientes, incluindo o uso de réguas de relacionamento no e-commerce. Conhecer as principais plataformas e ferramentas de gestão de relacionamento e sua integração com sistemas de vendas online, visando maximizar resultados em jornadas de compra digitais e omnichannel.

Estudar o uso de dispositivos digitais portáteis como ferramenta mercadológica, considerando as características e aplicações nas estratégias de marketing, entendendo o cenário móvel no Brasil e os ecossistemas que permeiam os distintos canais de comunicação móvel no mundo. Englobando tendências futuras de marketing nesses ambientes com foco na experiência dos usuários (UX) nos diversos formatos digitais.

Habilidades empresariais

O objetivo da disciplina é permitir ao aluno compreender a importância das pessoas na implementação das estratégias das organizações e o poder da comunicação eficaz na condução de uma carreira de alto desempenho. Traz ferramentas e discussões com ênfase no Ranking de habilidades do World Economic Fórum (The Future of Jobs Report), inteligência emocional e empatia. Além de trabalhar a comunicação eficaz, comunicação não-violenta, safe zone, como fazer conversas difíceis, feedback e relacionamentos interpessoais.

Integração

Consiste na elaboração supervisionada de um projeto aplicado de planejamento de marketing digital, considerando-se a aplicação prática de referenciais teóricos, conceitos e metodologias abordados ao longo do curso. O projeto conta com o monitoramento de um orientador, o que atuará como facilitador para seu desenvolvimento e, quando finalizado, será submetido a uma banca de avaliação.

As aulas são realizadas no campus da pós-graduação da ESPM, podendo ser ministradas em outros locais, pré-agendados pelo professor. As disciplinas em EAD, indicadas no programa do curso, ocorrerão concomitantemente com as disciplinas presenciais e no período inicial do curso.

Dê o próximo passo na sua carreira

360h

de conteúdo

2 Semestres

Conclusão do curso

Híbrido

Modalidade do curso

Sábado nos dias*

26/04/2025, 12/04/2025, 07/06/2025, 24/05/2025, 12/07/2025, 26/07/2025

Local: ESPM Porto Alegre

*datas sujeitas a alteração

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