A Pós-Graduação em Comunicação e Marketing Digital visa formar profissionais prontos para a era digital, capacitando-os com uma visão criativa e prática para planejar ações inovadoras de marketing digital. A estrutura do programa integra conhecimentos em comunicação e marketing digital, alinhando-os ao comportamento globalizado atual. Em um ambiente colaborativo, os alunos desenvolvem projetos práticos, aplicando estratégias e técnicas de marketing digital ao longo dos módulos.
No Módulo Estratégico e Conceitual, o aluno entende os conceitos essenciais do marketing digital e desenvolve habilidades analíticas e estratégicas para transformar digitalmente projetos empresariais. O Módulo de Aplicação Digital ensina a diagnosticar e solucionar desafios de marketing digital, abordando práticas do mercado e as ferramentas mais usadas por grandes empresas e agências. O Módulo de Habilidades Empresariais desenvolve competências em liderança, apresentação de resultados e negociação, fundamentais para uma carreira de sucesso e para promover uma cultura organizacional inovadora. No Módulo de Integração, o Projeto Integrativo Multidisciplinar consolida o aprendizado, permitindo que o aluno aplique conceitos em um projeto de marketing digital voltado para a inovação.
1x Matrícula
Taxa de inscrição para o processo seletivo
Este curso apresenta um modelo híbrido diferenciado, no qual cada disciplina conta com seis aulas noturnas, no formato online ao vivo, ministradas por professores e participantes da ESPM de São Paulo, e uma aula ao sábado, presencial, na ESPM Porto Alegre, para estudos de caso e atividades interativas.
Ideal para quem deseja entender o marketing digital e explorar suas principais ferramentas, o conteúdo do curso abrange fundamentos de comunicação e marketing, estratégias modernas de interação e conversão, além de produção de campanhas e produtos digitais de alta qualidade.
O curso de Pós-Graduação em Comunicação e Marketing Digital está classificado na área de Gestão de Marketing Digital e Data Science. Mas você também terá a oportunidade de adquirir conhecimento em outras áreas. Veja como as disciplinas do curso se dividem:
O curso é voltado para profissionais em início de carreira, de diversas áreas, que buscam adquirir ou aprofundar conhecimentos em marketing digital. É ideal para quem precisa de uma especialização para explorar as novas possibilidades e demandas do mercado digital.
Proporcionar a compreensão dos fundamentos e conceitos de marketing. Aborda os tópicos relevantes de um plano de marketing. Possibilita ao estudante identificar quais fatores do ambiente de marketing podem afetar os negócios de uma organização e conhecer as estratégias e o composto de marketing necessários para a obtenção dos resultados esperados.
Compreender o branding na era digital e a rápida mudança dos mercados. Esta disciplina aborda práticas essenciais, a evolução da construção e a manutenção de marcas, conectando o tema ao ambiente digital para transformá-las em uma vantagem competitiva. Além disso, integra os conceitos de comunicação integrada com a agilidade do digital, considerando tanto as tecnologias atuais quanto as que ainda estão por vir.
A disciplina tem como objetivo familiarizar o aluno com metodologias ágeis de desenvolvimento de software, gestão de produtos e projetos digitais, enfatizando a importância de adotar um mindset ágil. Os alunos vivenciarão na prática o Scrum e o Kanban, desenvolvendo um projeto desde a concepção até o planejamento por meio de técnicas ágeis. O curso também ensina comunicação de forma mais assertiva com as áreas de tecnologia relacionadas ao marketing digital.
A disciplina analisa a transformação dos negócios por meio da tecnologia, com ênfase em TI aplicada e Inteligência Artificial. Os tópicos incluem digitalização, IoT, APIs e sistemas legados, assim como o impacto da IA nas decisões de consumo e no relacionamento entre marcas e consumidores. As aulas oferecem uma visão abrangente da transformação digital e suas implicações nas relações humanas e comerciais.
Compreender a amplitude e as aplicações da inteligência digital, capacitando o profissional a tomar decisões baseadas em dados que aumentem a competitividade das empresas. Discutir as ferramentas de análise digital mais avançadas e os principais recursos para captura e análise de dados, além de desenvolver a habilidade de apresentar essas informações de maneira impactante, influenciando a audiência a pensar, sentir e agir durante relatórios e apresentações.
Explorar conceitos e estratégias de mídias sociais, apresentando diferentes modelos e estruturas para avaliar sua importância em campanhas digitais. Integração de estratégias de marketing com influenciadores para estabelecer um canal direto com o público, aumentando a relevância das marcas e criadores de conteúdo no competitivo cenário das redes sociais.
Oferecer uma visão estratégica e integrada da busca paga e orgânica. Compreender táticas para otimizar resultados na busca orgânica, aplicando boas práticas técnicas, produção de conteúdo e relacionamento com o meio digital. Desenvolve o conhecimento sobre Google Ads, estratégias de estruturação, segmentação e implementação de campanhas, além de te capacitar para a aplicação de estratégias visando otimização de resultados.
Conhecer os conceitos de marketing de conteúdo, inbound marketing e branded content. Os modelos de produção e as etapas de planejamento de conteúdo: definição de pautas, calendário, profundidade, abrangência, frequência e equipe. Compreender a utilização dos recursos multimídias de forma integrada, com foco na jornada do usuário, abrangendo estratégia, planejamento, operação, mensuração de resultados e distribuição de conteúdo.
Compreender o ecossistema de AdTech e Martech, a mentalidade e processo de Growth Hacking. Promover o conhecimento estratégico e uso aplicado de tecnologias em todas as etapas do marketing. Conhecer o processo de otimização e mensuração de anúncios digitais em campanhas integradas com o retorno de investimento da empresa.
Apresentar uma abordagem moderna para a gestão do relacionamento com clientes em ambientes digitais, enfatizando a integração com e-commerce e canais tradicionais. Compreender estratégias de captação, retenção, recuperação e fidelização de clientes, incluindo o uso de réguas de relacionamento no e-commerce. Conhecer as principais plataformas e ferramentas de gestão de relacionamento e sua integração com sistemas de vendas online, visando maximizar resultados em jornadas de compra digitais e omnichannel.
Estudar o uso de dispositivos digitais portáteis como ferramenta mercadológica, considerando as características e aplicações nas estratégias de marketing, entendendo o cenário móvel no Brasil e os ecossistemas que permeiam os distintos canais de comunicação móvel no mundo. Englobando tendências futuras de marketing nesses ambientes com foco na experiência dos usuários (UX) nos diversos formatos digitais.
O objetivo da disciplina é permitir ao aluno compreender a importância das pessoas na implementação das estratégias das organizações e o poder da comunicação eficaz na condução de uma carreira de alto desempenho. Traz ferramentas e discussões com ênfase no Ranking de habilidades do World Economic Fórum (The Future of Jobs Report), inteligência emocional e empatia. Além de trabalhar a comunicação eficaz, comunicação não-violenta, safe zone, como fazer conversas difíceis, feedback e relacionamentos interpessoais.
Consiste na elaboração supervisionada de um projeto aplicado de planejamento de marketing digital, considerando-se a aplicação prática de referenciais teóricos, conceitos e metodologias abordados ao longo do curso. O projeto conta com o monitoramento de um orientador, o que atuará como facilitador para seu desenvolvimento e, quando finalizado, será submetido a uma banca de avaliação.
As aulas são realizadas no campus da pós-graduação da ESPM, podendo ser ministradas em outros locais, pré-agendados pelo professor. As disciplinas em EAD, indicadas no programa do curso, ocorrerão concomitantemente com as disciplinas presenciais e no período inicial do curso.
de conteúdo
Conclusão do curso
Modalidade do curso
26/04/2025, 12/04/2025, 07/06/2025, 24/05/2025, 12/07/2025, 26/07/2025
Local: ESPM Porto Alegre
*datas sujeitas a alteração